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Programa educacional em saúde bucal baseado em escolas: a experiência de Maringá- PR, Brasil

O principal propósito deste estudo foi avaliar os resultados preliminares de uma estratégia educacional baseada em escolas sobre saúde bucal adotada em escolas públicas de ensino fundamental da cidade de Maringá, estado do Paraná, Brasil. A amostra de estudo foi composta por 556 crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos de idade, 124 professoras e um grupo de 55 mães. A abordagem educacional foi implementada por um período de 18 meses e consistiu de reforços das intervenções educativas dirigidas aos estudantes e professores a nível escolar e de poucas atividades tendo como alvo as mães, desenvolvidas através de visitas domiciliares. Entrevistas iniciais e de acompanhamento focando cuidados em saúde bucal foram realizadas com toda a população de estudo. Como um estímulo aos estudantes para assumirem hábitos apropriados de higiene bucal, o índice de higiene oral simplificado foi avaliado em três diferentes momentos. Uma melhora estatisticamente significante em seus índices de higiene oral (p< 0,001) foi registrada. Os resultados alcançados sugerem uma encorajadora tendência de melhoria nos níveis de cuidados em saúde bucal entre os jovens em idade escolar estudados. Eles, também, apontam para a necessidade de se intensificar o preparo das professoras em tópicos relacionados à saúde bucal, bem como a instrução das mães para os cuidados apropriados com a saúde bucal. Além disso, eles evidenciam a importância da contínua implementação de programas baseados em escolas para a promoção da saúde bucal.

Educação em Odontologia; Promoção da saúde; Cuidados bucais; Escolares; Adolescentes; Mães; Professores


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