Acessibilidade / Reportar erro

Factorial Design Evaluation of Some Experimental Factors for Phenols Oxidation using Crude Extracts from Jackfruit (Artocarpus integrifolia)

Este estudo apresenta algumas informações adicionais sobre a utilização alternativa do extrato bruto da jaca, em reações de oxidação seletivas de fenóis. Foram avaliados os substratos catecol, o-, m- e p- cresóis e pirogalol. Estudaram-se também os efeitos do pH, da concentração do tampão fosfato, bem como a utilização de alguns tipos de agentes extratores de biofenóis. Utilizando-se o procedimento convencional univariado, a atividade enzimática foi maior com o substrato catecol, em tampão fosfato pH 5,0, de concentração 0,10 mol L-1 e agente comercial extrator de fenóis Polyclar SB-100<FONT FACE=Symbol>â</FONT>. Usando-se um planejamento fatorial, do tipo 2³, constatou-se que os melhores desempenhos catalíticos foram em pH 5,0 e concentração de tampão 0,050 mol L-1, para o substrato catecol. A variação no tipo de extrator não mostrou importância estatística. Pelo método multivariado, obtiveram-se os melhores resultados para a oxidação seletiva do catecol. Assim, conclui-se que para aumentar o desempenho catalítico do extrato, deve-se utilizar preferencialmente a metodologia multivariada.


Sociedade Brasileira de Química Instituto de Química - UNICAMP, Caixa Postal 6154, 13083-970 Campinas SP - Brazil, Tel./FAX.: +55 19 3521-3151 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: office@jbcs.sbq.org.br