Acessibilidade / Reportar erro

Spark ignition vehicle contributions to atmospheric fine elemental carbon concentrations in coastal, rural and urban communities using polycyclic aromatic hydrocarbon tracers in the CMB model modified for reactivity

Repartimos a parcela do componente de carbono elementar (CE) em PM2,5 atmosférico atribuível à emissões de veículos com ignição por faísca (SI) em amostras coletadas durante dois anos em doze comunidades no Sul da Califórnia, incluindo zonas costeiras, rurais e urbanas usando o Modelo de Balanço de Massa Química (CMB8) modificado para levar em conta a reatividade dos hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs). Foram avaliadas as razões HPA/CE em amostras coletadas no túnel Caldecott para utilização como assinaturas das fontes. A reatividade dos HPAs que ocorre durante o transporte de aerossóis atmosféricos que pode afetar as estimativas de contribuição das fontes (ECF) durante o verão/primavera/outono foi considerada com o uso de constantes de decaimento medidas experimentalmente. Nossos resultados mostram que o benzo[ghi]perylene e o indeno[1,2,3-cd]pireno podem ser utilizados com sucesso como marcadores específicos de CE nas emissões por veículos com SI. A estimativa média da porção de CE atribuído pelo modelo à emissões provenientes de SI nessas comunidades foi de 39, 58 e 62%, respectivamente, durante o verão, primavera/outono, e inverno. Para todas as comunidades costeiras, as atribuições a veículos por SI representam cerca do dobro das estimativas para as áreas rurais e urbanas, antes de dezembro 2003 quando MTBE ainda era usado na California.


Sociedade Brasileira de Química Instituto de Química - UNICAMP, Caixa Postal 6154, 13083-970 Campinas SP - Brazil, Tel./FAX.: +55 19 3521-3151 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: office@jbcs.sbq.org.br