Acessibilidade / Reportar erro

Desafios da Enterobacteriaceae produtora de New Delhi Metalo-beta-Lactamase (NDM-1) multirresistente em pacientes com transplante renal

Resumo

Histórico:

O surgimento de cepas multirresistentes de enterobacteriaceae produtoras de NDM-1 tornou-se uma ameaça para pacientes hospitalizados, especialmente para os imunossuprimidos, como os receptores de transplante renal. NDM-1 é uma carbapenemase que torna as bactérias gram-negativas resistentes a muitos tipos de antibióticos. A incidência de infecção por enterobactérias produtoras de carbapenemas em receptores de transplante de órgãos sólidos é de cerca de 3 a 10%, com uma taxa de mortalidade de até 30%.

Métodos:

Apresentamos uma série de casos de 4 pacientes com enterobactérias produtoras de NDM-1 isoladas em culturas de urina ou esfregaços retais. Também realizamos um estudo transversal 30 dias após a identificação do paciente, coletando culturas de vigilância (esfregaço retal) de todos os pacientes internados para avaliar a extensão de disseminação deste mecanismo de resistência; foram incluídos um total de 101 pacientes.

Resultados:

Dois pacientes foram tratados adequadamente com culturas de controle negativo. Os outros dois pacientes não foram tratados porque eram assintomáticos e tiveram culturas de urina negativas subsequentes. Não foi identificada nenhuma nova colonização na triagem transversal, e não foram registrados novos casos de infecção urinária por NDM-1 após um acompanhamento de 4 anos.

Conclusão:

A vigilância de infecções causadas por cepas multirresistentes em hospitais que tratam pacientes imunossuprimidos deve ser continuada e devem ser tomadas medidas imediatas em casos de surtos desses tipos de infecções.

Descritores:
Resistência a Medicamentos; Infecções Bacterianas; Farmacorresistência Bacteriana; Transplante de Rim

Sociedade Brasileira de Nefrologia Rua Machado Bittencourt, 205 - 5ºandar - conj. 53 - Vila Clementino - CEP:04044-000 - São Paulo SP, Telefones: (11) 5579-1242/5579-6937, Fax (11) 5573-6000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: bjnephrology@gmail.com