Acessibilidade / Reportar erro

Preditores da maturação de fístula arteriovenosa de pacientes em hemodiálise: coorte prospectiva de um centro cirúrgico ambulatorial, Joinville, Brasil

Resumo

Introdução:

A alta taxa de falha na maturação da fístula arteriovenosa é motivo de preocupação para o crescente número de pacientes em hemodiálise. Os fatores não vasculares não foram totalmente estudados em relação ao sucesso da maturação.

Métodos:

Estudo de coorte prospectivo, observacional de pacientes com DRC diálise ou pré-diálise encaminhados para a primeira criação de fístula arteriovenosa em um centro cirúrgico ambulatorial de Joinville, Brasil, de janeiro de 2021 a julho de 2021. Aspectos antropométricos, características sociodemográficas, comorbidades, além de fatores vasculares verificados pelo ultrassom Doppler. As variáveis associadas à maturação foram analisadas em modelos multivariados por regressão logística.

Resultados:

Dos 145 pacientes participantes, 88 (60,1%) eram homens, com idade mediana de 59 anos. Houve sucesso na maturação da fístula arteriovenosa em 113 (77,9%) pacientes. Fatores como aumento do IMC, hematócrito, circunferência do braço e valor das dobras cutâneas foram associados a menor chance de maturação da fístula arteriovenosa na análise univariada. Por outro lado, o maior diâmetro da veia e da artéria e fístulas na porção mais proximal do membro superior foram associados a maior sucesso de maturação. Na análise multivariada, tabagismo, maior dobra cutânea e circunferência do braço foram associados a menor chance de sucesso da maturação. O aumento da pressão arterial sistólica e o do diâmetro da veia foram associados a maior chance de sucesso.

Conclusão:

Além dos aspectos vasculares avaliados pela ultrassonografia Doppler, fatores relacionados à obesidade e/ou a aspectos nutricionais podem influenciar a maturação da fístula arteriovenosa.

Descritores:
Insuficiência Renal Crônica; Diálise Renal; Fístula Arteriovenosa; Ultrassonografia

Sociedade Brasileira de Nefrologia Rua Machado Bittencourt, 205 - 5ºandar - conj. 53 - Vila Clementino - CEP:04044-000 - São Paulo SP, Telefones: (11) 5579-1242/5579-6937, Fax (11) 5573-6000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: bjnephrology@gmail.com