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Avaliação da fase pré-analítica de um laboratório de análises clínicas

RESUMO

Introdução:

A fase pré-analítica abrange os procedimentos antes da execução dos testes laboratoriais, sendo eles a requisição, o cadastro de clientes e exames, a coleta e o transporte de amostras. Essa fase envolve diferentes profissionais e é responsável pela maioria dos erros de laboratório.

Objetivo:

Analisar a fase pré-analítica de um laboratório público por meio de indicadores da qualidade (IQ).

Método:

As não conformidades (NC) nas requisições e no cadastro dos clientes e dos exames foram avaliadas durante o processo de checagem. Foi aplicado um questionário para avaliar o atendimento e a satisfação dos clientes do laboratório. Os IQ foram calculados considerando o número de NC nos processos em relação ao total de oportunidades, comparando-os com as especificações encontradas na literatura e avaliando-os pela métrica Sigma.

Resultados:

A fase pré-analítica foi avaliada por 34 IQ. Desses, 18 apresentaram Sigma menor que 3,0; seis, entre 3,0 e 4,0; seis, acima de 4,0; e quatro, Sigma 6,0. O preenchimento das requisições apresentou pior desempenho do que o processo de cadastro dos exames. Em relação às três etapas da fase pré-analítica avaliadas, a que apresentou pior desempenho foi o agendamento, seguido do atendimento na recepção e da coleta.

Conclusão:

A avaliação dos IQ permitiu ordenar as melhorias que devem ser priorizadas no laboratório. A métrica Sigma foi útil para avaliar IQ, considerados importantes para o laboratório, para os quais não há especificações publicadas. O questionário de avaliação do atendimento e da satisfação do cliente não se mostrou uma ferramenta confiável para avaliar a qualidade da fase pré-analítica.

Unitermos:
gestão em saúde; gestão de qualidade; serviços laboratoriais de saúde pública; laboratórios; indicadores; qualidade total

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