Acessibilidade / Reportar erro

Biomarcadores oxidativos, inflamatórios e cardiometabólicos de relevância clínica em pacientes com síndrome metabólica

RESUMO

Introdução:

A obesidade caracteriza-se pela deposição excessiva de gordura no tecido adiposo e está associada ao desenvolvimento de danos patológicos em vários processos metabólicos que estão relacionados com o estresse oxidativo e a inflamação.

Objetivo:

Avaliar os níveis de adiponectina, marcadores inflamatórios e marcadores oxidativos, com o objetivo de determinar um perfil de biomarcadores em adultos que influencie o risco metabólico de desenvolver síndrome metabólica (SMet).

Métodos:

Os grupos estudados incluíram 84 adultos (48 sem SMet e 36 com SMet). Parâmetros gerais e bioquímicos foram determinados. Níveis de adiponectina, marcadores inflamatórios [proteína C reativa ultrassensível (PCR-us), interleucina 6 (IL-6), adenosina deaminase (ADA), dipeptidil peptidase-IV (DPP-IV)] e marcadores oxidativos [thiobarbituric acid reactive species (TBARS), sulfhydryl (SH) grupos, total antioxidante capacity ferric (FRAP) e vitamina C] também foram medidos.

Resultados:

O grupo com SMet apresentou aumento significativo de insulina, triglicerídeos, colesterol, colesterol da llipoproteína de baixa densidade (LDL-C), transaminase glutâmica pirúvica (TGP) e ácido úrico, bem como gamaglutamiltransferase (GGT), transaminase glutâmica oxalacética (TGO), hemoglobina glicada (HbA1C), homeostasis model assessment of insulin resistance (HOMA-IR), glicose, SH e TBARS, e redução significativa de sensibilidade insulínica (SI), lipoproteína de alta densidade (HDL-C) e vitamina C.

Conclusão:

A combinação de IL-6, PCR-us, ADA, DPP-IV e o aumento de TBARS, com a redução de vitamina C, grupos SH e adiponectina promovem inflamação e comprometem a sensibilidade à insulina, apresentando assim um papel ativo na patogênese da SMet. Esses achados são significativos porque podem auxiliar no monitoramento de alterações clínicas, na prevenção de futuros eventos cardiometabólicos em indivíduos com SMet e na identificação de marcadores inflamatórios e oxidativos que auxiliam no monitoramento e na prevenção da SMet.

Unitermos:
resistência à insulina; obesidade; diabetes mellitus

Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Rua Dois de Dezembro,78/909 - Catete, CEP: 22220-040v - Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 - 3077-1400 / 3077-1408, Fax.: +55 21 - 2205-3386 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: jbpml@sbpc.org.br