Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

Editorial

EDITORIAL EDITORIAL

Testes laboratoriais remotos: a nova fronteira do laboratório clínico

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial vem acompanhando com atenção o notável crescimento, no mercado norte-americano, dos testes laboratoriais realizados fora do laboratório clínico convencional, testes estes chamados genericamente de point-of-care testing (POCT). Tornou-se inescapável que a SBPC/ML se posicionasse a respeito desses testes, uma vez que ainda não há no país legislação específica, e os equipamentos com essa finalidade já vêm sendo oferecidos aos profissionais de saúde e até mesmo a pacientes.

A Diretoria Científica da SBPC/ML constituiu no primeiro semestre de 2004 uma comissão para o estabelecimento de diretrizes para os exames tipo POCT, formada pelos Drs. Rogério Rabelo, Mara Dreger e Paula Távora e coordenada pelo Dr. Carlos Alberto Ballarati. Uma das primeiras missões do grupo foi a criação da terminologia em português, o que se fez com a adoção do termo testes laboratoriais remotos (TLR).

Não obstante a unanimidade entre os especialistas sobre a melhor forma de gestão de TLR, em nosso país há ainda questões específicas que continuarão a ser mais bem avaliadas, tais como os aspectos econômicos (principalmente custo/efetividade) e de remuneração dos prestadores do serviço.

Breve, a comunidade laboratorial receberá o documento intitulado Diretrizes para Testes Laboratoriais Remotos (POCT) da SBPC/ML, que conterá as recomendações da comissão para a implantação e a gestão de TLR em nosso país.

Luisane Maria Falci Vieira

Diretora Científica da SBPC/ML

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    18 Ago 2004
  • Data do Fascículo
    Ago 2004
Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Rua Dois de Dezembro,78/909 - Catete, CEP: 22220-040v - Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 - 3077-1400 / 3077-1408, Fax.: +55 21 - 2205-3386 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: jbpml@sbpc.org.br