Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da estabilidade de parâmetros citológicos e bioquímicos do liquor

RESUMO

Objetivo:

O objetivo deste estudo foi avaliar a estabilidade, em 12 horas, de parâmetros citológicos e bioquímicos do liquor.

Métodos:

Amostras de líquido cefalorraquidiano (LCR) foram aliquotadas em cinco diferentes tubos e armazenadas em temperatura ambiente. A primeira alíquota foi imediatamente analisada e as demais, analisadas após 2, 4, 6 e 12 horas. Para avaliação citológica, foram incluídas amostras com pelo menos 20 leucócitos/mm3. Foi realizada análise de variância dos resultados e a comparação da interpretação clínica dos resultados nos diferentes tempos.

Resultados:

Não houve redução significativa no número de leucócitos e hemácias por análise de variância (ANOVA). A interpretação clínica da citologia não resultou em resultados diferentes em nenhum dos tempos avaliados. Não houve variação significativa dos parâmetros bioquímicos.

Conclusão:

Os resultados sugerem que o armazenamento de amostras de LCR por 12 horas em temperatura ambiente não compromete significativamente a interpretação clínica. Estudos futuros deverão avaliar o comportamento desses parâmetros em amostras com contagens de células mais próximas aos valores limítrofes.

Unitermos:
líquido cefalorraquidiano; leucócitos; bioquímica; neutrófilos; linfócitos

Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Rua Dois de Dezembro,78/909 - Catete, CEP: 22220-040v - Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 - 3077-1400 / 3077-1408, Fax.: +55 21 - 2205-3386 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: jbpml@sbpc.org.br