Acessibilidade / Reportar erro

Segurança de pacientes pela análise de informações não preenchidas nas requisições dos exames citopatológicos

RESUMO

Introdução:

O câncer do colo do útero é um sério problema de saúde pública devido a sua alta incidência e mortalidade em países subdesenvolvidos, sendo, desta forma, uma prioridade na saúde mundial. Programas organizados de rastreamento podem reduzir a incidência e a mortalidade do câncer do colo do útero em virtude da detecção precoce de lesões pré-malignas.

Objetivo:

Avaliar as informações não preenchidas das requisições dos exames citopatológicos do colo do útero do Programa Nacional de Controle desse câncer do Ministério da Saúde (MS), verificando o percentual de não preenchimento em um município do oeste do Paraná, Brasil.

Métodos:

Foi realizado um estudo retrospectivo e quantitativo, com base nos dados das requisições de exames citopatológicos do colo do útero, das mulheres atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no referido município, no período de maio de 2014 a maio de 2015.

Resultados:

Não houve preenchimento das informações em 9.010 (40,9%) requisições. As informações não fornecidas são de preenchimento obrigatório pela equipe de saúde responsável pela coleta deste exame conforme as diretrizes do MS.

Conclusão:

Há uma necessidade de treinamento profissional acerca do preenchimento das informações, pois elas colaboram com o aumento da sensibilidade e da especificidade do exame citopatológico, permitindo assim resultados mais confiáveis e que auxiliem na segurança da paciente.

Unitermos:
colo do útero; segurança da paciente; teste de Papanicolaou

Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Rua Dois de Dezembro,78/909 - Catete, CEP: 22220-040v - Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 - 3077-1400 / 3077-1408, Fax.: +55 21 - 2205-3386 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: jbpml@sbpc.org.br