Acessibilidade / Reportar erro

Prevalência de exames laboratoriais desnecessários e custos evitáveis associados em unidade de terapia intensiva

Introdução:

Com o aumento dos recursos diagnósticos, os exames laboratoriais têm se tornado ferramenta indispensável nas elucidações diagnósticas. Observa-se, portanto, um crescimento nas solicitações desses exames.

Objetivos:

Determinar a prevalência das solicitações de exames laboratoriais da unidade de terapia intensiva (UTI) de um hospital geral e estimar os valores gastos com exames desnecessários, apontando custos evitáveis e visando à racionalização do uso deles.

Métodos:

Trata-se de um estudo de corte transversal, no qual foi realizado levantamento de dados de prontuário e resultados de exames laboratoriais de internados em UTI, no período de agosto a setembro de 2013.

Resultados:

A amostra foi composta por 105 pacientes, sendo 58,1% do sexo masculino e 47,6% com faixa etária entre 18-59 anos. Durante o período, foram solicitados 12.217 exames laboratoriais, sendo 49,4% dentro da faixa de normalidade. Os exames mais solicitados foram hemograma, sódio e potássio. Puderam ser avaliados 1.750 exames laboratoriais, segundo critérios já estabelecidos na literatura, sendo 719 (41%) considerados desnecessários. Foi observado um maior número de solicitação (29%) nas segundas-feiras, em relação à média dos demais dias da semana.

Conclusão:

Constatou-se importante montante de exames desnecessários, com padrão de ocorrência na segunda-feira e não dependente de faixa etária ou tempo de internação. Os dados sinalizam para a necessidade de implementação de diretrizes ou protocolos para solicitação de exames laboratoriais em UTI, que têm se mostrado eficientes em auxiliar o profissional prescritor em sua prática clínica, além de contribuir para otimização de gastos com a saúde.

exames laboratoriais; unidade de terapia intensiva; testes desnecessários; redução de custo


Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Rua Dois de Dezembro,78/909 - Catete, CEP: 22220-040v - Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 - 3077-1400 / 3077-1408, Fax.: +55 21 - 2205-3386 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: jbpml@sbpc.org.br