Acessibilidade / Reportar erro

Nossa capa

NOSSA CAPA OUR JOURNAL COVER

Arcos da Carioca: um aqueduto na história da Cidade Maravilhosa

Os traços da aquarela de James Storer retratam um símbolo do Rio Antigo e um verdadeiro exemplo de engenharia e arquitetura do século XVIII. São os Arcos da Carioca – ainda hoje expostos ao cotidiano da Cidade Maravilhosa e conhecidos como Arcos da Lapa –, que foram construídos em pedra e argamassa, em estilo romano, com dupla arcada e 42 arcos e óculos na parte superior. Eles faziam parte do Aqueduto da Carioca, que canalizava águas das nascentes do Rio Carioca, vindas de Santa Teresa – naquela época distante do núcleo urbano –, para o Largo da Carioca.

Em 1718, quando do governo de Antônio de Brito e Menezes, começaram as obras de instalação de canos de água através da Rua dos Barbeiros. O novo governador, Ayres de Saldanha, decidiu alterar o projeto original, trocando-o por um aqueduto entre os morros de Santa Teresa e de Santo Antônio, inspirado no Aqueduto das Águas Livres de Lisboa.

Desde 1896, os Arcos da Carioca servem de viaduto para o bondinho que vai do Largo da Carioca a Santa Teresa, sendo o principal meio de transporte coletivo desse bairro – chamado bondinho de Santa Teresa – e o único sistema de bondes ainda existente no Rio.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    10 Fev 2006
  • Data do Fascículo
    Out 2005
Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Rua Dois de Dezembro,78/909 - Catete, CEP: 22220-040v - Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 - 3077-1400 / 3077-1408, Fax.: +55 21 - 2205-3386 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: jbpml@sbpc.org.br