Acessibilidade / Reportar erro

Candidúria em adultos e crianças: prevalência e suscetibilidade a antifúngicos em pacientes ambulatoriais de Jataí-GO

Introdução:

O termo candidúria designa a presença de leveduras na urina e Candida albicans é o agente mais comum. Em geral, os laboratórios de rotina não realizam o cultivo e a identificação da levedura.

Objetivos:

Determinar a prevalência de espécies de Candida e avaliar o perfil de sensibilidade aos antifúngicos das espécies isoladas em urina de pacientes ambulatoriais do município de Jataí-GO, entre janeiro e outubro de 2013.

Material e método:

Amostras de urina que continham estruturas fúngicas foram semeadas em ágar Sabouraud com cloranfenicol. A diferenciação foi feita com provas da urease, assimilação de fontes de nitrogênio e carbono, tubo germinativo, morfologia em ágar fubá e cultivo em ágar cromogênico. Foi avaliada a sensibilidade aos antifúngicos itraconazol, fluconazol, anfotericina B e cetoconazol.

Resultados:

Foram realizados 1.215 exames de urina, sendo que 64 apresentaram estruturas fúngicas (5,3%). Houve perda de duas amostras, assim, considerou-se 62 isolados. Desse total, 43 foram identificadas como C. albicans (67,2%); oito, C. glabrata (12,5%); cinco, C. krusei (7,8%); três, C. tropicalis (4,7%); e em três não foi possível determinar a espécie (4,7%). Anfotericina B e cetoconazol inibiram 94,9% dos isolados. Por outro lado, 55,9% e 54,2%, respectivamente, apresentaram resistência a itraconazol e fluconazol. As taxas de resistência a itraconazol e fluconazol de C. glabrata e C. albicans e também do fluconazol entre C. albicans e C. krusei apresentaram diferenças significativas (p < 0,05).

Conclusão:

Os dados demonstram a importância de se realizar a identificação completa e também o antifungigrama para amostras que apresentam infecção por leveduras.

antifungigrama; anfotericina B; Candida ; candidúria; cetoconazol; fluconazol; itraconazol


Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Rua Dois de Dezembro,78/909 - Catete, CEP: 22220-040v - Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 - 3077-1400 / 3077-1408, Fax.: +55 21 - 2205-3386 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: jbpml@sbpc.org.br