Acessibilidade / Reportar erro

Pressões respiratórias máximas são preditores de sarcopenia em idosos?

RESUMO

Objetivo:

Comparar as pressões respiratórias máximas e parâmetros espirométricos entre idosos classificados como sem sarcopenia, sarcopenia provável e sarcopenia confirmada e testar a capacidade dessas variáveis de discriminar sarcopenia em idosos residentes em comunidade.

Métodos:

Estudo transversal envolvendo 221 idosos (≥ 60 anos) de ambos os sexos. Sarcopenia foi diagnosticada de acordo com o novo consenso do Grupo de Trabalho Europeu sobre Sarcopenia em Pessoas Idosas. As pressões respiratórias máximas e parâmetros espirométricos foram avaliados.

Resultados:

As prevalências de sarcopenia provável e sarcopenia confirmada foram de 20,4% e 4,1%, respectivamente. Independentemente do sexo, aqueles com sarcopenia confirmada apresentaram PEmáx significativamente menor do que aqueles sem sarcopenia e provável sarcopenia, enquanto apenas os homens com sarcopenia confirmada apresentaram PImáx significativamente menor do que os outros indivíduos. Houve uma associação inversa de PImáx e PEmáx com sarcopenia, indicando que a diminuição de 1 cmH2O nesses parâmetros aumenta a chance de sarcopenia em 8% e 7%, respectivamente. Os parâmetros espirométricos não foram associados à sarcopenia. Os pontos de corte para PImáx e PEmáx, respectivamente, foram ≤ 46 cmH2O e ≤ 50 cmH2O para mulheres idosas, enquanto foram ≤ 63 cmH2O e ≤ 92 cmH2O para homens idosos, e ambas foram identificadas como preditores de sarcopenia (ASC ROC > 0,70).

Conclusões:

A sarcopenia associou-se a pressões respiratórias máximas mais baixas, mas não a parâmetros espirométricos. As pressões respiratórias máximas podem ser usadas como marcadores de sarcopenia em idosos residentes em comunidade, independentemente do sexo.

Descritores:
Envelhecimento; Sarcopenia; Pressões respiratórias máximas; Espirometria

Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia SCS Quadra 1, Bl. K salas 203/204, 70398-900 - Brasília - DF - Brasil, Fone/Fax: 0800 61 6218 ramal 211, (55 61)3245-1030/6218 ramal 211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: jbp@sbpt.org.br