Acessibilidade / Reportar erro

Fatores associados à tuberculose e à tuberculose multirresistente em pacientes atendidos em um hospital de referência terciária em Minas Gerais, Brasil

RESUMO

Objetivo:

Avaliar os fatores de risco de pacientes atendidos em um hospital de referência terciária para o desenvolvimento de tuberculose e tuberculose multirresistente (TBMR).

Métodos:

Estudo transversal baseado em dados obtidos de pacientes atendidos no Hospital Júlia Kubitschek, na cidade de Belo Horizonte (MG), entre outubro de 2012 e outubro de 2014. As variáveis utilizadas foram agrupadas em características sociodemográficas, comportamentais, clínicas e radiológicas. O desfecho considerado para verificar associações entre tuberculose e variáveis explicativas foi o tratamento prescrito para tuberculose. Para avaliar a associação entre a tuberculose resistente e as mesmas variáveis explicativas considerou-se a mudança de tratamento para TBMR.

Resultados:

Alcoolismo, padrão radiológico sugestivo de tuberculose, presença de comorbidades e presença de cavitações pulmonares foram fatores associados à tuberculose. A TBMR foi associada a tratamento prévio para tuberculose e presença de cavitações.

Conclusões:

Apesar dos importantes progressos na luta contra a tuberculose, é necessário um conjunto de ações articuladas que incluam medidas de proteção social e suporte aos pacientes.

Descritores:
Tuberculose; Fatores de risco; Tuberculose resistente a múltiplos medicamentos

Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia SCS Quadra 1, Bl. K salas 203/204, 70398-900 - Brasília - DF - Brasil, Fone/Fax: 0800 61 6218 ramal 211, (55 61)3245-1030/6218 ramal 211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: jbp@sbpt.org.br