Acessibilidade / Reportar erro

Micobactérias não tuberculosas em pacientes com suspeita de tuberculose e a diversidade genética de Mycobacterium avium no extremo sul do Brasil

RESUMO

Objetivo:

As micobactérias não tuberculosas (MNT) são um grupo heterogêneo de bactérias amplamente distribuídas na natureza e relacionadas com infecções oportunistas em seres humanos. Os objetivos deste estudo foram identificar MNT em pacientes com suspeita de tuberculose e culturas positivas e avaliar a diversidade genética de cepas identificadas como Mycobacterium avium.

Métodos:

Foram estudadas amostras pulmonares e extrapulmonares provenientes de 1.248 pacientes. As amostras que apresentaram resultado positivo em cultura e negativo para o complexo M. tuberculosis na identificação molecular foram avaliadas por meio da detecção dos genes hsp65 e rpoB e de sequenciamento de fragmentos conservados desses genes. Todas as cepas identificadas como M. avium foram genotipadas pelo método mycobacterial interspersed repetitive unit-variable-number tandem-repeat com oito loci.

Resultados:

Das 332 micobactérias isoladas, 25 (7,5%) eram MNT. Dessas 25, 18 (72%) eram M. avium, 5 (20%) eram M. abscessus, 1 (4%) era M. gastri e 1 (4%) era M. kansasii. As 18 cepas de M. avium apresentaram alta diversidade, e apenas duas eram geneticamente relacionadas.

Conclusões:

Esses resultados mostram a necessidade de considerar a investigação de MNT em pacientes com suspeita de tuberculose ativa e culturas positivas e de avaliar a diversidade genética de cepas de M. avium.

Descritores:
Mycobacterium avium; Micobactérias não tuberculosas; HIV; Técnicas de genotipagem

Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia SCS Quadra 1, Bl. K salas 203/204, 70398-900 - Brasília - DF - Brasil, Fone/Fax: 0800 61 6218 ramal 211, (55 61)3245-1030/6218 ramal 211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: jbp@sbpt.org.br