Acessibilidade / Reportar erro

Preditor de resposta ao tratamento e discriminação de pacientes com depressão maior e transtorno bipolar pela Escala Hamilton de Depressão

RESUMO

Objetivo

O presente estudo tem por objetivo investigar a habilidade diagnóstica da HAMD 17 comparada a versões breves de 7 e 6 itens.

Métodos

Foram selecionados 133 participantes recrutados de um ensaio clínico (60,2% com Depressão Maior e 39,8% com Transtorno Bipolar tipo I).

Resultados

A versão de 17 itens da HAMD mostrou resultados similares quando comparada às versões breves. Ademais, quase todos os pacientes diagnosticados com Depressão Maior apresentaram maiores pontuações, contudo, essa diferença não foi estatisticamente significativa.

Conclusão

Este estudo demonstra que o uso de uma versão breve da HAMD pode ser uma possibilidade adequada e que os sintomas depressivos se mostraram similares entre os grupos de bipolares e depressivos.

Depressão; escalas de graduação psiquiátrica; psicometria; estudos de seguimento

Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro Av. Venceslau Brás, 71 Fundos, 22295-140 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel./Fax: (55 21) 3873-5510 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editora@ipub.ufrj.br