Acessibilidade / Reportar erro

Autoagressão e tentativa de suicídio entre a população idosa da cidade de São Paulo

RESUMO

Objetivo

Nesta perspectiva, a presente pesquisa tem como objetivo descrever os casos de autoagressão e tentativa de suicídio entre a população idosa residente na cidade de São Paulo.

Métodos

Esta é uma abordagem descritiva e quantitativa baseada no Sistema de Informação para Vigilância de Violências e Acidentes (SIVVA) da cidade de São Paulo. Na seleção das notificações, foram incluídos os relacionados à autoagressão e à tentativa de suicídio contra homens e mulheres, com faixa etária entre 60 e mais, de janeiro a dezembro de 2014 na cidade de São Paulo, Região Sudeste do Brasil.

Resultados

Durante o ano de 2014, 93 casos de autolesão e tentativa de suicídio foram notificados em pessoas idosas residentes na cidade de São Paulo. Os principais instrumentos utilizados pela população idosa no período analisado foram envenenamentos (41,9%), outros meios (34,4%), arma branca (15,1%), locais de alta precipitação (4,3%), suspensão ou sufocação (3,2%) e arma de fogo (1,1%).

Conclusão

Com os resultados deste estudo, foi possível caracterizar alguns aspectos específicos relacionados a autoagressão e tentativa de suicídio entre os idosos na população estudada. Portanto, faz-se necessário desenvolver uma estratégia para promover ações de prevenção eficazes e oferecer serviços especializados para a maioria dos grupos de risco (raça parda, pessoas com níveis mais baixos de educação e homens).

Idosos; tentativa de suicídio; saúde mental; prevenção e controle.

Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro Av. Venceslau Brás, 71 Fundos, 22295-140 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel./Fax: (55 21) 3873-5510 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editora@ipub.ufrj.br