Acessibilidade / Reportar erro

Associação da insatisfação com a imagem corporal com a trajetória do índice de massa corporal: Estudo Longitudinal de Avaliação Nutricional de Adolescentes

RESUMO

Objetivo

Examinar a associação da insatisfação com a imagem corporal (IIC) com a trajetória do índice de massa corporal (IMC) entre estudantes de uma região metropolitana do Rio de Janeiro.

Métodos

Oitocentos e nove alunos do ensino fundamental foram acompanhados entre 2010 e 2013, e 1.131 alunos do ensino médio foram acompanhados de 2010 a 2012. A IIC foi avaliada por meio da escala de silhuetas corporais. O tipo de escola (pública e privada) foi utilizado como proxy do status socioeconômico.

Resultados

Na coorte do ensino fundamental, as meninas de escolas particulares que desejavam ter silhuetas menores e maiores ganharam menos IMC do que aquelas que estavam satisfeitas com a imagem corporal ( p < 0,05). No ensino médio, as meninas de escolas particulares que desejavam ter silhuetas menores e maiores experimentaram maior aumento do IMC do que as meninas que estavam satisfeitas ( p < 0,05). Além disso, na coorte do ensino médio, meninos de escolas públicas que desejavam ter silhuetas menores e maiores experimentaram menor aumento no IMC do que meninos que estavam satisfeitos ( p < 0,05).

Conclusão

A IIC pode estar relacionada à trajetória do IMC em meninas de escolas particulares e meninos de escolas públicas.

Insatisfação com a imagem corporal; índice de massa corporal; adolescentes; ensino fundamental; ensino médio

Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro Av. Venceslau Brás, 71 Fundos, 22295-140 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel./Fax: (55 21) 3873-5510 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editora@ipub.ufrj.br