Acessibilidade / Reportar erro

O treinamento físico combinado associado à intervenção multiprofissional no tratamento do transtorno por uso de álcool: um estudo com n de 1

RESUMO

Objetivo:

O uso de substâncias psicoativas pode levar a diversas consequências à saúde física e mental. O exercício físico é um importante aliado ao tratamento farmacológico e psicoterápico para o uso de substâncias. No entanto, a literatura ainda é escassa em relação às intervenções de longa duração. Dessa forma, este estudo objetiva descrever a aceitabilidade e os efeitos de uma intervenção de treinamento físico combinado (aeróbico e força).

Métodos:

Este estudo compreende um n-of-1 clinical trial que foi realizado com um indivíduo do sexo masculino, de 64 anos de idade, com transtorno por uso de álcool. O tratamento teve a duração de 12 semanas e avaliou a associação de intervenções multiprofissionais sobre a qualidade de vida, sintomas depressivos, comprometimento cognitivo e ansiedade.

Resultados:

O participante melhorou a qualidade de vida geral (12,5%), não foram encontradas alterações para sintomas depressivos, houve melhora na cognição (20%), bem como redução nos sintomas de ansiedade traço (16,2%) e estado (14,7%) do participante.

Conclusões:

Esses achados aludem à importância de recursos terapêuticos não medicamentosos como o exercício físico estruturado, associados às demais ofertas no tratamento para o transtorno por uso de álcool.

PALAVRAS-CHAVE:
Transtornos relacionados ao uso de álcool; alcoolismo; exercício físico; qualidade de vida; saúde mental

Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro Av. Venceslau Brás, 71 Fundos, 22295-140 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel./Fax: (55 21) 3873-5510 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editora@ipub.ufrj.br