Acessibilidade / Reportar erro

Confiabilidade e validade de construto da Online Cognition Scale da versão português (Brasil) (OCS-BR)

RESUMO

Objetivo

Avaliar a validade de construto e a confiabilidade da versão em português (Brasil) da Online Cognition Scale (OCS-BR).

Métodos

As versões em português (Brasil) da Online Cognition Scale (OCS), da Internet Addiction Test (IAT) e um questionário sociodemográfico foram aplicados em uma amostra (n = 359) de estudantes universitários de saúde. A evidência de validade de construto foi verificada por meio da validade fatorial e convergente pela Análise Fatorial Confirmatória e pela análise da consistência internal e estabilidade pelo alpha de Cronbach e coeficiente de correlação intraclasse (ICC), respectivamente. O poder discriminativo de itens foi analisado usando a correlação item-total e a correlação do ponto bisserial.

Resultados

A OCS-BR apresentou evidência satisfatória de validade de construto. O instrumento apresentou o alpha de Cronbach de 0,91 e ICC de 0,91.

Conclusão

A versão em Português (Brasil) de OCS mostra itens consistentemente reunidos para medir o construto Uso Problemático de Internet, sendo considerado um instrumento estável no tempo e com evidência suficiente de validade de construto.

Comparação transcultural; internet; escalas; estudos de validação

Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro Av. Venceslau Brás, 71 Fundos, 22295-140 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel./Fax: (55 21) 3873-5510 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editora@ipub.ufrj.br