Acessibilidade / Reportar erro

Transtorno de estresse pós-traumático: prevalências, comorbidades e qualidade de vida em uma amostra comunitária de adultos jovens

Objetivos

Verificar a prevalência de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) atual em adultos jovens, a ocorrência de comorbidades e sua associação com a qualidade de vida.

Métodos

Estudo transversal de base populacional, tendo como população-alvo indivíduos de 18 a 24 anos de idade, residentes na zona urbana do município de Pelotas-RS, Brasil. A seleção amostral foi realizada por conglomerados, com um pulo de três domicílios entre os selecionados. O TEPT e as comorbidades foram avaliados pela Mini International Neuropsychiatric Interview (MINI 5.0), enquanto a qualidade de vida foi mensurada por oito domínios da SF-36.

Resultados

No total, 1.762 jovens foram selecionados. A prevalência de TEPT foi de 2,1%; entre esses, a depressão foi o transtorno mais ocorrente (71,9%). Em todos os domínios da qualidade de vida, os jovens com TEPT obtiveram escores mais baixos.

Conclusão

Os achados indicam que o TEPT se encontra associado a outras psicopatologias, principalmente a depressão, e apresenta substancial impacto na qualidade de vida em uma amostra de jovens.

Transtorno de estresse pós-traumático; depressão; qualidade de vida; adultos jovens


Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro Av. Venceslau Brás, 71 Fundos, 22295-140 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel./Fax: (55 21) 3873-5510 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editora@ipub.ufrj.br