Acessibilidade / Reportar erro

Fatores de risco para o suicídio na esclerose múltipla: um estudo de caso-controle

RESUMO

Objetivo

Avaliar a prevalência e o risco de suicídio em uma amostra brasileira de pacientes com esclerose múltipla (MS) e identificar fatores potenciais associados ao risco de suicídio. Foi realizado um estudo com pacientes ambulatoriais com diagnóstico de esclerose múltipla. O risco de suicídio e a presença de transtornos psiquiátricos foram avaliados pela versão 5.0 do Mini-International Neuropsychiatric Interview (MINI). A amostra de pacientes em risco de suicídio foi pareada por sexo e idade a um grupo-controle de pacientes com MS.

Resultados

Dos pacientes, 8,3% tinham antecedentes de tentativa de suicídio e 8,3% tinham risco de suicídio atual, totalizando 16,6%. Os resultados encontrados neste estudo sugerem que os fatores de risco associados ao suicídio nessa população são: depressão, estado civil solteiro, viúvo ou divorciado e nível de escolaridade mais baixo.

Suicídio; esclerose múltipla; depressão

Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro Av. Venceslau Brás, 71 Fundos, 22295-140 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel./Fax: (55 21) 3873-5510 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editora@ipub.ufrj.br