Acessibilidade / Reportar erro

Preditores de dismorfia muscular em homens brasileiros de minoria sexual e de gênero

Muscle dysmorphia predictors among sexual and gender minority Brazilian men

RESUMO

Objetivos

Avaliar preditores de dismorfia muscular em homens brasileiros de minoria sexual e de gênero e descrever normas comunitárias para o Muscle Dysmorphic Disorder Inventory (MDDI), instrumento de avaliação de sinais e sintomas de dismorfia muscular.

Métodos

Trata-se de estudo transversal realizado com 1.444 homens brasileiros de minoria sexual e de gênero, com idade entre 18 e 50 anos. Por meio de uma pesquisa on-line , os participantes responderam a um questionário sociodemográfico, assim como medidas para avaliação dos sintomas de dismorfia muscular, busca pela muscularidade, internalização da aparência ideal e auto-objetificação. Foram realizadas análises descritivas e de correlação ( rho de Spearman) entre as variáveis do estudo, bem como uma análise de regressão linear múltipla ( stepwise forward ) para avaliar preditores de dismorfia muscular.

Resultados

Associação positiva e significante, de grande magnitude, foi observada entre os sintomas de dismorfia muscular, busca pela muscularidade, internalização da aparência ideal e auto-objetificação. Regressão linear múltipla demonstrou que todas essas variáveis são preditoras dos sintomas de dismorfia muscular em homens brasileiros de minoria sexual e de gênero.

Conclusões

Homens brasileiros de minoria sexual e de gênero apresentaram elevado risco para dismorfia muscular. Sintomas de dismorfia muscular estiveram associados com a busca pela muscularidade, internalização da aparência ideal e auto-objetificação, demonstrando que elas são preditoras de dismorfia muscular. Intervenções devem ser direcionadas a essa população, considerando a necessidade de criar estratégias de redução de sintomas de dismorfia muscular, da busca pela muscularidade, da internalização da aparência ideal e da auto-objetificação.

Transtornos dismórficos corporais; homens; minorias sexuais e de gênero; imagem corporal

Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro Av. Venceslau Brás, 71 Fundos, 22295-140 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel./Fax: (55 21) 3873-5510 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editora@ipub.ufrj.br