Acessibilidade / Reportar erro
Jornal Brasileiro de Psiquiatria, Volume: 56, Número: 4, Publicado: 2007
  • Transtornos mentais auto-referidos em estudantes universitários Artigos Originais

    Neves, Marly Coelho Carvalho; Dalgalarrondo, Paulo

    Resumo em Português:

    OBJETIVOS: Verificar a prevalência de transtornos mentais auto-referidos entre estudantes de graduação, identificando os fatores demográficos e psicossociais associados. MÉTODOS: Foi realizado um estudo de corte transversal entre 2005 e 2006, com aplicação de um questionário anônimo e de autopreenchimento dentro de sala de aula, utilizando-se um tipo de amostra proporcional por áreas dos cursos. Foi analisado um total de 1.290 estudantes, de ambos os sexos, regularmente matriculados (períodos diurno e noturno) nos cursos das áreas de humanas, artes, profissões da saúde, ciências básicas, exatas e tecnológicas, nos campi de Campinas/SP e de Limeira/SP da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O questionário utilizado abordou questões sobre o perfil sociodemográfico e saúde mental (por meio do instrumento padronizado M.I.N.I. - Mini International Neuropsychiatric Interview). Os dados foram submetidos à análise estatística e o nível de significância adotado foi de 5%. RESULTADOS: A prevalência de pelo menos um tipo de transtorno mental foi de 58%, sendo 69% em mulheres e 45% em homens. CONCLUSÕES: Este estudo revelou que estudantes do gênero feminino apresentam mais queixas de sofrimento mental e maiores dificuldades psicossociais.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVE: To study the prevalence of self-reported mental disorders among undergraduate students, and to identify associations between mental disorders and students’ demographics. METHODS: A cross-sectional study was performed in 2005 and 2006. A self-report questionnaire was anonymously filled out by students in the classroom. A sample proportional to study fields was obtained involving 1.290 students, from both genders, regularly enrolled in courses from the following study fields: Humanities, Arts, Health Sciences, Natural Sciences, Exact Sciences and Technology, at the campi of the State University of Campinas (Unicamp) in Campinas and Limeira, Sao Paulo State, Brazil. The questionnaire adopted comprised demographic questions and the Mini International Neuropsychiatric Interview (M.I.N.I.) was used for mental health assessment. For the sake of statistical analysis, a significance level of 5%. RESULTS: 58% of overall undergraduate students reported at least one mental disorder (69% of female students and 45% of male ones). CONCLUSION: The present study indicates that female students report mental suffering more frequently than male students and they present more feelings of inadequacy.
  • Transtornos mentais comuns entre estudantes de medicina Original Articles

    Almeida, Alessandro de Moura; Godinho, Tiana Mascarenhas; Bitencourt, Almir Galvão Vieira; Teles, Marcelo Santos; Silva, André Sampaio; Fonseca, Dayanne Costa; Barbosa, Daniel Batista Valente; Oliveira, Patrícia Santos; Costa-Matos, Eduardo; Rocha, Cíntia Rocha e; Soares, Alan Miranda; Abade, Bárbara; Oliveira, Irismar Reis de

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Transtornos mentais comuns (TMC) possuem alto impacto nos relacionamentos interpessoais e na qualidade de vida, sendo potenciais substratos para o desenvolvimento de transtornos mais graves. Estudantes de medicina vêm sendo apresentados como população de risco para o desenvolvimento de TMC. O objetivo deste estudo é estimar a freqüência de TMC em acadêmicos de medicina da Universidade Federal da Bahia e identificar fatores relacionados. MÉTODOS: Realizou-se estudo transversal entre uma amostra de estudantes de medicina. A identificação dos TMC foi feita por meio do 20-item Self-Report Questionnaire. RESULTADOS: Foram avaliados 223 estudantes. A prevalência de TMC foi de 29,6%, sendo independentemente associada a alterações do padrão do sono, não possuir transporte próprio, não trabalhar e não realizar exercício físico. CONCLUSÕES: Estes dados demonstram uma elevada prevalência de TMC na amostra pesquisada e são importantes para subsidiar ações de prevenção de transtornos mentais entre futuros médicos e reflexões sobre o modelo curricular vigente nas escolas médicas.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVE: Common mental disorders (CMD) have a high impact on interpersonal relationships and quality of life and are potential underlying causes for the development of more serious disorders. Medical students have been indicated as a risk population for the development of CMD. The aim of this study was to determine the frequency of CMD in undergraduate medical students and to identify related factors. METHODS: A cross-sectional study was performed in a sample population of medical students. CMD was identified according to the 20-item Self-Report Questionnaire. RESULTS: Two hundred and twenty-three students completed the questionnaire. The overall prevalence of CMD was 29.6% and its presence was independently associated with sleep disorders, not owning a car, not working and sedentary lifestyle. CONCLUSIONS: These findings indicate a high prevalence of CMD in the sample studied and are important for supporting actions to prevent mental disorders in future doctors and for reflecting on the curricula currently in use in medical schools.
  • Uso de tabaco iniciado na infância: relatos de adultos em tratamento Artigos Originais

    Calsavara, Telma Verônica Silva; Fontanella, Bruno José Barcellos

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Coletar e analisar relatos de adultos dependentes de tabaco que começaram a fumar na infância e sobre os fatores que consideram relacionados ao início de uso. MÉTODO: Pesquisa qualitativa com entrevistas semidirigidas gravadas com 11 pacientes em tratamento ambulatorial especializado para dependência de tabaco e que mencionaram início de uso antes dos 12 anos de idade; fechamento amostral por saturação teórica, transcrição do áudio e análise de conteúdo das entrevistas com triangulação de analistas. RESULTADOS: Quatro categorias agrupam os fatores mencionados pelos entrevistados ou inferidos pelos autores: normalidade sociocultural e familiar do ato de fumar tabaco; identificação e aprendizado com figuras parentais fumantes; condições adversas de vida, incluindo trabalho infantil e poucas atividades lúdicas; e escassez de informações, incluindo uso cultural de tabaco para finalidades diversas. CONCLUSÕES: Resultados permitem maior compreensão sobre os pontos de vista e vivências de pacientes com histórias semelhantes sobre a questão, o que pode colaborar para a efetividade das abordagens motivacionais e terapêuticas e da aliança terapêutica, ao minimizar dificuldades de interação clínico-paciente. Estudos etnográficos sobre uso de tabaco na infância são indicados para a atual população rural brasileira, visando o aperfeiçoamento de abordagens preventivas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT OBJECTIVE: To collect and analyze narratives of adult tobacco dependents who began to smoke during childhood on the factors they consider related to the beginning of such habit. METHODS: Qualtitative research using semidirected interviews with eleven outpatients of a specialized tobacco dependence treatment center who had mentioned have began to smoke tobacco before twelve years old; sample definition by theoretical saturation, transcription of audio and content analysis of the interviews with triangulation of analysts. RESULTS: Four analytical categories had been formulated grouping the factors that were mentioned by the participants or were inferred by the authors: sociocultural and familiar normality of tobacco smoking; identification and learning with smoking parental figures; adverse conditions of life, including infantile work a few playful activities; scarcity of information, including cultural tobacco use for diverse purposes. CONCLUSIONS: Results allow a best understanding on the points of view and feelings of the patients with similar personal histories on the researched questions, maybe collaborating for the effectiveness of the motivational and therapeutical approaches and for therapeutical alliance while minimizing physician-patient interaction difficulties. Ethnografic studies on tobacco use in the childhood are indicated for the current Brazilian rural population, aiming at improvement of preventive approaches.
  • Uso de substâncias psicoativas entre estudantes de enfermagem Artigos Originais

    Mardegan, Paula Silva; Souza, Renata Santos de; Buaiz, Vitor; Siqueira, Marluce Miguel de

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Traçar o perfil do uso de substâncias psicoativas entre os universitários do curso de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo. MÉTODOS: Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, transversal e quantitativo, desenvolvido com universitários de Enfermagem do primeiro ao último ano do curso. O instrumento utilizado na coleta de dados foi o "Questionário sobre o Uso de Droga", uma adaptação do proposto pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e desenvolvido pela WHO - Research and Reporting Project on the Epidemiology of Drug Dependence. Os dados foram tabulados e analisados por meio do programa Statistical Packcage for the Social Science (SPSS, 2005). RESULTADOS: Dos universitários, 82% são do sexo feminino, 46,6% se encontram na faixa etária de 20 a 22 anos e 41% pertencem à classe social B. Quanto ao uso de substâncias psicoativas, 43,9% fizeram uso na vida de alguma substância, exceto álcool e tabaco, 82,1% relataram uso na vida de álcool, 11,7% informaram uso freqüente e 6,2% uso pesado dessa substância, e 22,4% mencionaram uso na vida de tabaco. CONCLUSÃO: Faz-se necessária a prevenção do uso indevido de substâncias psicoativas entre universitários, por meio de disciplinas curriculares que abordem a temática ou de programas específicos destinados a essa população.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVE: To trace the profile of the psychoactive substance use between the university students of the course of Nursing Sciences Health Center of the Federal University of Espirito Santo. METHODS: One is about explorer, descriptive, transversal and quantitative study, developed with Nursing university students of the first to the last year of the course. The instrument used in the collection of data is the Questionnaire on the Use of Drug, an adaptation of the considered one for the OMS and developing for the WHO - Research and Reporting Project on the Epidemiology of Drug Dependence. The data had been tabulated and analyzed through the Statistical Packcage Program for the Social Science (SPSS, 2005). RESULTS: 82% of the university students are female, 46.6% it had between 20 and 22 years and 41% belong to the social class B. Regarding the use of psychoactive substances, 43,9% made use in the life of some substance, except alcohol and tobacco, 82,1% reported use of alcohol in the life, 11,7% reported frequently used and 6,2% heavy use of this substance; and 22,4% mentioned in the life of tobacco use. CONCLUSION: It is necessary to prevent the misuse of psychoactive substances among university students through curriculum subjects that address the theme or specific programs for this population.
  • Caracterização e análise do estado mental e funcional de idosos institucionalizados em instituições públicas de longa permanência Artigos Originais

    Converso, Maria Estelita Rojas; Iartelli, Isabele

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: O estudo objetivou caracterizar os idosos institucionalizados residentes em três instituições de longa permanência para idosos, quanto a sua capacidade funcional e seu estado mental, e verificar se existe correlação entre ambas. MÉTODOS: Para isso foram utilizados três instrumentos: um formulário de identificação, o Mini-Exame do Estado Mental (MEEM) e o Índice de Barthel. Foram utilizados como tratamento estatístico a Correlação de Person e o Teste da ANOVA. RESULTADOS: A população avaliada consistiu de 115 idosos com idades entre 62 e 104 anos, sendo 40,66% do sexo feminino e 59,13% do sexo masculino. São alfabetizados 49,56% e analfabetos 50,43%, quanto ao estado civil predominaram os solteiros (46,65%) e viúvos (21,8%). Quanto ao estado mental e funcional, houve alta taxa de idosos apresentando déficit cognitivo (76,72%) e de idosos independentes funcionalmente (75,65%). CONCLUSÕES: De acordo com os resultados observa-se que existe correlação significativa entre o Índice de Barthel e o MEEM (r = 0,441; p < 0,000), e também que as variáveis sexo e idade não influenciam nos resultados destes instrumentos. Existe relação estatística significativa (p < 0,0001) entre escolaridade e estado mental e/ou funcional do indivíduo.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: This study had as objective to characterize the institutionalized elderly residents in three long-term care facilities, about their functional capacity and mental state, and to evaluate if there is a correlation between both. METHODS: To do so, three instruments were used: an identification form, the Mini-Mental State Examination (MMSE) and Barthel’s Index. For statistical analysis the Person’s Correlation and ANOVA Test were used. RESULTS: The population studied consisted of 115 elders with ages between 62 and 104 years old, 40.66% females and 59.13% males. 49.56% are literate and 50.43% illiterate. Regarding the marital status, singles (46.65%) and widows (21.8%) were predominant. About the mental and functional state, there was a high rate of elders showing cognitive decline (76.72%) and functionally independent (75.65%). CONCLUSIONS: According to the results, one can notice that there is a mild degree of correlation between the Barthel’s Index and MMSE (r = 0.441; p < 0.000), and the variables of gender and age are not influenced in the results of these instruments. There is a significant statistical relation (p < 0.0001) between education and mental and/or functional state of the individual.
  • Rastreamento cognitivo e sintomas depressivos em idosos iniciantes em programa de exercício físico Artigos Originais

    Borges, Lucélia Justino; Benedetti, Tânia R. Bertoldo; Mazo, Giovana Zarpellon

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Identificar o estado de saúde mental de idosos iniciantes em um programa de exercício físico e analisar a associação entre os indicadores sociodemográficos com a pontuação das escalas geriátricas. MÉTODOS: Participaram do estudo 121 idosos, com idade média de 68,69 ± 6,46 anos, cadastrados nos Centros de Saúde de Florianópolis/SC. Aplicou-se o Mini-Exame do Estado Mental (MEEM) e a escala de depressão geriátrica (GDS). RESULTADOS: a prevalência de transtornos cognitivos foi de 9,1% e de depressão de 17,4%. Tanto a escolaridade quanto a renda apresentaram associação estatística significativas com a pontuação do MEEM (p < 0,001 e p < 0,001, respectivamente). Nenhuma das variáveis estudadas (estado civil, idade e renda) associou-se com a pontuação da GDS (p = 0,986, p = 0,226, p = 0,302), respectivamente. Observou-se relação inversa e significativa entre MEEM e GDS (r = -0,201; p = 0,02). CONCLUSÕES: Evidenciaram-se prevalências significativas para depressão e transtornos cognitivos em idosos iniciantes em um programa de exercício físico. Para esta população, quanto maior a escolaridade e a renda, melhor é o desempenho no MEEM. Detectou-se, ainda, que os indivíduos que apresentaram sintomas depressivos obtiveram pontuação abaixo do normal no MEEM.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVE: To identify the mental health status of elderly people starting out on an exercise program and to analyze the relationship between socio-demographic and economic indicators and scores on geriatric assessment scales. METHODS: The study enrolled 121 elderly people, with a mean age of 68.69±6.46 years, registered at Health Centers in Florianopolis. The Mini-Mental State Examination (MMSE) and the Geriatric Depression Scale (GDS) were applied to these subjects. RESULTS: The prevalence of cognition disorders was 9.1% and the prevalence of depression was 17.4%. Both educational level and income exhibited statistically significant associations with MMSE scores (p < 0.001 and p < 0.001, respectively). None of the variables studied (marital status, age and income) were associated with GDS scores (p = 0.986, p = 0.226, p = 0.302), respectively. A significant inverse relationship was observed between MMSE and GDS scores (r = -0.201; p = 0.02). CONCLUSIONS: There were significant prevalence rates of both depression and cognitive disorders among elderly people beginning a physical exercise program. In this population, the higher the educational level and income, the better the performance on the MMSE scale. It was also detected that individuals who exhibited depressive symptoms scored lower than normal on the MMSE.
  • Satisfação e sobrecarga de profissionais de saúde mental: validade de construto das escalas SATIS-BR e IMPACTO-BR Artigos Originais

    Bandeira, Marina; Ishara, Sergio; Zuardi, Antonio Waldo

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Os níveis de satisfação e sobrecarga de profissionais em serviços de saúde mental afetam tanto a sua saúde e o bem-estar quanto a qualidade do cuidado prestado aos pacientes. Para avaliar estas dimensões, é necessário ter acesso a escalas de medida válidas e fidedignas. Este artigo visou descrever um estudo da validade de construto de duas escalas de avaliação da satisfação (SATIS-BR) e da sobrecarga (IMPACTO-BR) de profissionais em serviços de saúde mental. MÉTODOS: As escalas foram aplicadas a uma amostra de 172 profissionais, que trabalhavam em seis serviços de psiquiatria de uma cidade de porte médio de São Paulo. A validade de construto foi avaliada a partir do teste da hipótese de que deve haver uma correlação significativa entre dois construtos teoricamente relacionados. Para isso, foram feitas análises estatísticas correlacionais de Spearman entre as escalas de satisfação e sobrecarga, assim como uma comparação de dois subgrupos de sujeitos, com e sem indicativo de estresse, com relação aos seus graus de satisfação e sobrecarga no trabalho. RESULTADOS: Obteve-se correlação significativa negativa esperada entre os escores de satisfação e sobrecarga (r = -0,38). Obteve-se ainda a diferença significativa entre dois grupos de sujeitos, com e sem estresse, com relação ao grau de satisfação e sobrecarga no trabalho, sujeitos com estresse apresentando níveis mais baixos de satisfação no trabalho e grau mais elevado de sobrecarga. CONCLUSÕES: Conclui-se que as escalas analisadas apresentam validade de construto e são adequadas para monitorar a qualidade de serviços de saúde mental. A escala de sobrecarga constituiu um preditor do estresse apresentado pelos trabalhadores em saúde mental.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVE: Satisfaction and burden of professionals in mental health services can affect their well being and also the quality of the care they provide to the patients. In order to evaluate those dimensions, it is necessary to have access to valid and reliable measure scales. This study describes the evaluation of the construct validity of two scales measuring satisfaction (SATIS-BR) and burden (IMPACTO-BR) of professionals in mental health services. METHODS: The scales were applied to a sample of 172 professionals who worked in six mental health services in a medium city of the state of São Paulo. Construct validity was evaluated by testing the hypotheses that theoretically related constructs should present statistical significant correlation. A Spearman correlation analysis was performed between those two scales and a comparison was made between two groups of subjects, with and without indicative of stress, regarding their levels of satisfaction and burden. RESULTS: A significant negative correlation was observed between the satisfaction and burden scores (r= -0,38). It was also observed a significant difference in satisfaction and burden degree between the two groups of subjects, with and without indicative of stress, subjects with stress presenting lower degree of job satisfaction and higher level of burden in work. CONCLUSIONS: It was concluded that the satisfaction and burden scales analyzed present construct validity and are adequate to evaluate the quality of mental health services. Burden scores were predictive of stress in mental health professionals.
  • Síndrome de Asperger e TOC: comorbidade ou unidade? Caso Clínico

    Fonseca, José Maria Aranha; Campos, Ana Luiza Morais; Arras López, José Ramón Rodriguez

    Resumo em Português:

    Comportamentos repetitivos, estereotipias e interesses restritos são alguns dos principais sintomas que compõem o transtorno de Asperger. Todavia, até que ponto é possível diferenciá-los de sintomas obsessivo-compulsivos que preencham critérios para transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)? Muitas vezes, não é possível. Este trabalho relata o caso de um paciente com síndrome de Asperger e TOC. Abordamos até que ponto é realmente importante a distinção de um TOC como comorbidade distinta do Asperger, bem como nossa conduta terapêutica, na qual um inibidor seletivo da recaptura de serotonina (ISRS) em doses altas (fluoxetina) foi fundamental para melhor adaptação do paciente a suas funções socioocupacionais, melhorando significativamente sua qualidade de vida.

    Resumo em Inglês:

    Repetitive behavior, stereotypies and restricted interests are some of the main symptoms that compound the Asperger’s disorder. However, until what point is possible to differentiate them from obsessive-compulsive symptoms that meet criteria for obsessive-compulsive disorder (OCD)? Many times, that’s not possible. This work reports the case of a patient with Asperger syndrome and OCD. We bring up until what point is really important the distinction of OCD as a comorbidity different from Asperger, and also our therapeutic conduct, in which high doses of a selective serotonin reuptake inhibitor - SSRI - (fluoxetine) was fundamental to a better socio-occupational adjustment of the patient, significantly improving his quality of life.
  • Efeito dos antidepressivos ISRS sobre os hormônios tireoidianos Atualização

    Bahls, Saint-Clair; Carvalho, Gisah Amaral de; Boeving, Anke

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é realizar uma atualização sobre a ação de antidepressivos, com destaque aos inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRS) na função tireoidiana de pacientes com depressão. Sete ensaios clínicos investigaram o efeito dos ISRS sobre a função tireoidiana. Apesar das diferenças metodológicas, o principal achado foi a tendência à diminuição dos níveis plasmáticos de tiroxina, não necessariamente relacionada com a resposta clínica, e sem efeito sobre a tireotropina na maioria das pesquisas. Os estudos sugerem que os ISRS promovem efeitos na função tireoidiana em alguns pacientes com depressão, especificamente diminuição nos níveis plasmáticos de tiroxina. Porém, observou-se que a relação entre o uso de antidepressivos ISRS e a função tireoidiana não está suficientemente esclarecida. Mesmo nos casos de alteração nos níveis plasmáticos dos hormônios tireoidianos em resposta a ação dos ISRS, esta pode ser uma ação não específica sobre a função tireoidiana.

    Resumo em Inglês:

    This article aims at updating antidepressant action, especially using selective serotonin reuptake inhibitors, on thyroid function in depressed patients. Seven clinical trials investigated the status of thyroid hormones after treatment with SSRIs. Despite methodological differences, the main finding indicated a tendency towards decreased serum thyroxine levels, The majority of studies could not find a positive relationship between lower serum thyroxine level and a favorable treatment response. Also, an effect on thyrotropin could not be found. Those study results suggest SSRIs promote effects on thyroid function in some depressed patients, specifically decreased serum thyroxine levels. However, the relation between SSRIs antidepressant use and thyroid function is not clear. Even when there was a change in serum thyroid hormone levels due to SSRI therapy, this could be a non-specific effect on thyroid function.
  • Alucinações: a origem e o fim de um falso paradoxo Comentário

    Amaral, Márcio
Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro Av. Venceslau Brás, 71 Fundos, 22295-140 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel./Fax: (55 21) 3873-5510 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editora@ipub.ufrj.br