Acessibilidade / Reportar erro

Protectomia Endoscopica Transanal (TaETM): Uma nova abordagem para excisão total do mesoreto

RESUMO

Introdução:

O câncer colorretal é um serio problema de saúde publica. Em 1982, Heald conseguiu reduzir a mortalidade com a padronização da excisão total do mesoreto. O uso da Microcirurgia endoscópica transanal surgiu para proporcionar ressecções de tumores de reto como método minimamente invasivo. Com a associação do TEO a ETM foi possível desenvolver uma nova abordagem para ETM.

Técnica cirúrgica:

O procedimento é iniciado pelo tempo perineal com o aparelho de TEO. Em seguida o sistema TEO é introduzido, com exposição da lesão por meio de uma incisão circunferencial a cerca de 2 a 4 cm da margem distal do tumor após a confecção de sutura em bolsa com fechamento do coto retal. Em seguida, faz-se dissecção pela porção posterior até a fáscia avascular pré-sacral, completando a dissecção circunferencial do mesorreto até atingir a reflexão peritoneal. Após essa etapa, faz-se laparoscópica com utilização de três trocateres, com mobilização do ângulo esplênico e ligadura da artéria mesentérica inferior, e também a confecção de uma ileostomia protetora. O espécime cirúrgico é retirado pela via transanal, e o procedimento tem continuidade com uma anastomose coloanal.

Palavras-chave:
Cirurgia minimamente invasiva; Cancer de reto; Microcirurgia endoscópica transanal; Protectomia

Sociedade Brasileira de Coloproctologia Av. Marechal Câmara, 160/916, 20020-080 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2240-8927, Fax: (55 21) 2220-5803 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: sbcp@sbcp.org.br