Acessibilidade / Reportar erro

Papel do enema pré-operatório em parâmetro de inflamação e cicatrização em anastomose cólica: estudo experimental em cães

Objetivo:

O objetivo deste estudo experimental foi comparar a resposta inflamatória e cicatrização de feridas em cães submetidos a anastomose cólica com e sem enema retrógrada pré-operatório.

Métodos:

O estudo incluiu dois grupos de 31 cães fêmeas (Canis familiaris). G-I (controle): sem preparo intestinal pré-operatório; G-II (estudo): Enema retrógrada pré-operatória com uma solução de glicerina a 10%. Todos os animais foram submetidos à laparotomia e colotomia a 20 cm da borda anal, seguido de fechamento em sutura extramucosa contínua (Prolene ® 000). Os animais foram anestesiados e, em seguida, submetidos à eutanásia no 7° (n = 10) ou 21 (n = 20) pós-operatório (DPO) para remover o segmento de cólon anastomosado para análise histológica e imunohistoquímica avaliando os parâmetros: edema da anastomose, vasoproliferação, aderências abdominais, colagénio tipo I e III, o óxido nítrico e a mieloperoxidase. As diferenças observadas foram analisadas com o teste de Mann–Whitney para os dados não paramétricos e teste t de Student para amostras não pareadas e dados paramétricos.

Resultados:

Um animal do GI e um do G-II morreu no dia 7 e 10° DPO devido a complições de anastomose e sepse, respectivamente. Os grupos não diferiram significativamente em relação aos parâmetros inflamatórios e de cura, embora os níveis de colágeno maduro foram significativamente menores nos animais submetidos ao preparo intestinal pré-operatório.

Conclusão:

Demonstrou-se que ambos os procedimentos são seguros para serem usados, no entanto, o grupo com a preparação do intestino mostrou uma menor quantidade de colágeno maduro no período pós-operatório imediato, podendo ser constituído um fator preventivo para compliçães cirúrgicas para este tipo de procedimento cirúrgico, embora nenhuma evidência neste estudo.

Enema; Cicatrização de feridas; Inflamação; Colágeno


Sociedade Brasileira de Coloproctologia Av. Marechal Câmara, 160/916, 20020-080 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2240-8927, Fax: (55 21) 2220-5803 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: sbcp@sbcp.org.br