Acessibilidade / Reportar erro

Adipose tissue-derived stem cells: a new approach to the treatment of Crohn's disease-associated perianal fistulae

RESUMO

A incidência e a prevalência da doença de Crohn têm aumentado e, ao longo do decurso da doença, cerca de 20% dos doentes irão desenvolver fístulas perianais com impacto significativo na sua qualidade de vida.

Apesar dos tratamentos médicos e cirúrgicos utilizados atualmente, o tratamento destas fístulas continua a constituir um desafio com baixas taxas de eficácia e com elevadas taxas de recorrência.

Ensaios clínicos recentes têm demonstrado resultados promissores em termos de segurança e eficácia de tratamentos locais destas fístulas com o recurso a células estaminais mesenquimatosas derivadas do tecido adiposo que, além de pluripotentes e pouco imunogênicas, têm capacidades imunomoduladoras e anti-inflamatórias capazes de promover o processo de cicatrização.

O objetivo desta revisão sistemática é sumarizar os ensaios clínicos encontrados, realçando as taxas de eficácia desta terapêutica e as principais limitações na análise dos resultados.

Concluímos que, nas fístulas perianais refratárias ás terapias convencionais, o tratamento com com celulas estaminais mesenquimatosas derivadas do tecido adiposo é seguro e com resultados promissores que podem mudar o paradigma atual do tratamento das fistulas complexas associadas à Doença de Crohn.

Palavras-chave
Doença de Crohn; Fístula; Tecido adiposo; Células estaminais

Sociedade Brasileira de Coloproctologia Av. Marechal Câmara, 160/916, 20020-080 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2240-8927, Fax: (55 21) 2220-5803 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: sbcp@sbcp.org.br