Acessibilidade / Reportar erro

O significado da técnica de retroflexão no cólon direito nas taxas de detecção de adenomas durante a colonoscopia

RESUMO

Antecedentes e objetivo:

Os adenomas do cólon direito podem não ser diagnosticados, apresentando uma elevada taxa de não detecção de adenoma, especialmente quando estão localizados atrás das pregas haustrais e flexões anatômicas. O objetivo deste estudo foi comparar, no cólon direito, a técnica de visualização retroflexionada com a técnica de visualização frontal quanto à taxa de detecção de adenoma.

Métodos:

Um total de 200 pacientes agendados para colonoscopia eletiva foram recrutados para o presente estudo. Durante o exame de visualização frontal padrão, o colonoscópio foi retirado do ceco em direção à flexão hepática sob observação meticulosa. Posteriormente, o ceco foi reintubado e o lado direito do cólon foi avaliado na visualização retroflexionada em direção à flexão hepática. O objetivo primário deste estudo foi comparar a taxa de detecção de adenoma e a taxa de não detecção de adenoma do exame de visualização retroflexionada e visualização frontal do cólon direito.

Resultados:

Dos 200 pacientes inscritos, a retroflexão foi bem sucedida em 182 (91%). A visualização frontal do cólon direito detectou 88 pólipos, dos quais 66 eram adenomas, com uma taxa de detecção de pólipos e taxa de detecção de adenoma de 25,5% e 19%, respectivamente. Além disso, a visualização retroflexionada detectou mais 30 pólipos, dos quais 23 eram adenomas, aumentando a taxa de detecção de pólipos e adenoma para 29,5% e 25%, respectivamente. Além disso, a taxa não detecção de pólipos e a taxa de não detecção de adenoma no cólon direito foram de 24,1% e 25,8%, respectivamente.

Conclusão:

A colonoscopia com visualização retroflexionada direita após visualização frontal aumenta significativamente a detecção de adenomas em comparação com a visualização frontal padrão, com uma alta taxa de sucesso e baixo risco de eventos adversos.

Palavras-chave:
Colonoscopia; Visualização frontal; Visualização retroflexionada; Adenoma

Sociedade Brasileira de Coloproctologia Av. Marechal Câmara, 160/916, 20020-080 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2240-8927, Fax: (55 21) 2220-5803 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: sbcp@sbcp.org.br