Acessibilidade / Reportar erro

Papel da adiponectina em pacientes com doença intestinal inflamatória não classificada

RESUMO

Fundamento:

A doença intestinal inflamatória é um distúrbio intestinal idiopático, crônico e inflamatório devido ao estilo de vida que requer medicamentos de longo prazo e cuidados.

Objetivo do estudo:

Avaliar o nível de adiponectina na doença intestinal inflamatória não classificada e sua relação com diferentes parâmetros, como o perfil lipídico e o índice de massa corporal.

Tipo de estudo:

Estudo de caso controle.

Pacientes e métodos:

O número total de grupos de estudos foi de 60 indivíduos, quarenta deles eram pacientes com doença intestinal inflamatória não classificada e o restante era de indivíduos saudáveis controle. Os soros foram examinados para detecção de perfil lipídico (colesterol, triglicerídeos, HDLP, LDLP (Humano-Alemanha), adiponectina (Humano-Alemanha).

Resultados:

Adiponectina, colesterol, triglicerídeos, LDL e LDL/HDL foram significativamente maiores no grupo de pacientes. Os resultados mostraram que havia uma correlação negativa entre adiponectina e altura (r = -0.071), relação cintura-quadril (r =-0.174), colesterol (r = -0.417), HDL (r = -0.039), LDL (r = -0.451) enquanto que para outros parâmetros há uma correlação positiva.

Conclusões:

Doença intestinal inflamatória não classificada apresenta um nível aumentado de adiponectina que está positivamente associado a índice de massa corporal e triglicerídeos. Está negativamente correlacionada com altura, relação cintura-quadril, colesterol, HDL e LDL.

Palavras-chave:
Adiponectina; Colite; IMC

Sociedade Brasileira de Coloproctologia Av. Marechal Câmara, 160/916, 20020-080 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2240-8927, Fax: (55 21) 2220-5803 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: sbcp@sbcp.org.br