Acessibilidade / Reportar erro

Estudo dos distúrbios da defecação em pacientes idosos

Resumo

Introdução:

Os distúrbios da evacuação, seja a incontinência anal ou a constipação intestinal crônica, representam alterações do assoalho pélvico bastante frequente na população em geral e mais comumente naqueles com fatores de risco, ou seja, em idosos, mulheres com passado obstétrico, comorbidades, antecedente de radioterapia pélvica, diabéticos, acamados, história de cirurgias orificiais, dentre outros.

Objetivo:

Analisar a incidência de distúrbios defecatórios em pacientes geriátricos atendidos no Ambulatório de Especialidades Médicas (AME) do Hospital Santa Marcelina.

Metodologia:

Estudo prospectivo e aleatório com a entrevista do mesmo paciente em dois momentos: 1) Anamnese subjetiva através da história espontânea e 2) Anamnese objetiva com questionários específicos para avaliação de incontinência anal e constipação intestinal crônica.

Resultados:

Foram analisados 149 pacientes entre Março de 2016 e Junho de 2017, sendo 114 (76,5%) do sexo feminino com média de idade semelhante entre os sexos; 51,67% apresentavam sintomas de incontinência anal e/ou constipação intestinal crônica. Apenas 35,5% dos pacientes com queixas de escape de fezes ou flatos relataram de forma espontânea e 87,1% dos pacientes constipados o fizeram. No presente estudo não se verificou correlação significativa entre via de parto p = 0,106, gestação p = 0,099 e número de partos p = 0,126 com incontinência anal. Por outro lado, não se verificou maior incidência de constipação intestinal crônica no sexo feminino p = 0,099 e a maioria dos pacientes com essa queixa apresentavam fezes ressecadas tipo Bristol 1 ou 2.

Conclusão:

Incidência de distúrbios da defecação na população geriátrica é elevada e, notadamente a IA não é referida de forma espontânea pela maioria dos pacientes.

Palavras-chave:
Distúrbios da evacuação; Assoalho pélvico; Idosos; Incontinência anal; Constipação intestinal

Sociedade Brasileira de Coloproctologia Av. Marechal Câmara, 160/916, 20020-080 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2240-8927, Fax: (55 21) 2220-5803 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: sbcp@sbcp.org.br