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NOÇÕES DE IDENTIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA CONSTRUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DE EDUCAÇÃO OLÍMPICA

RESUMO

O presente artigo debruça seu olhar, a partir de um novo enfoque teórico, sobre os dados apresentados por Basso11. Basso F. Valores em jogos: possibilidades de uma Educação Olímpica na Educação Física escolar. [Dissertaçãode Mestradoem Educação Física]. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo.Programa de Pós-Graduação em Educação Física; 2012. em pesquisa cujo principal objetivo foi validar qualitativamente um material didático em Educação Olímpica. Analisa-se neste artigo especificamente os apontamentos realizados pelos professores colaboradores da validação quando estes sinalizam para a necessidade de uma presença maior de atividades práticas no material didático. Utiliza-se para essa análise os conceitos de Santos22. Santos BS. Modernidade, identidade e a cultura de fronteira. Tempo Soc1993;5(1-2):31-52. e de Hall33. Hall S. A identidade cultura na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A; 2006. quando estes autores tratam da questão da identidade pela diferença. A partir destes autores procurou-se analisar qual a noção de identidade atribuída para a disciplina Educação Física a partir dos apontamentos dos docentes e qual a consequência desta identidade para a construção de materiais didáticos de Educação Olímpica voltados para esse componente curricular.

Palavras-chave:
Educação física; Identidade; Educação olímpica

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