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ESCALA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS POR ACADEMIAS DE GINÁSTICA (QUASPA)

RESUMO

Com o intuito de identificar fatores que interferem na escolha, permanência e desistência dos clientes de academias de ginástica, o objetivo do estudo foi de construir e validar um instrumento de avaliação da qualidade dos serviços prestados por academias de ginástica. O estudo apresentou quatro etapas (identificação das questões, avaliação da clareza, importância e relevância da matriz de análise, análise da fidedignidade das questões do instrumento e analise das questões frente ao constructo do instrumento). 51 critérios foram identificados e considerados importantes para a qualidade dos serviços. A criação da Matriz Analítica apresentou as dimensões: estrutura, gestão, marketing e acessibilidade. Na avaliação das questões e da matriz foram eliminadas 19 questões. A avaliação da fidedignidade eliminou uma questão e a dimensão acessibilidade. O modelo da Análise Fatorial Confirmatória evidenciou ajustamento adequado após a exclusão de oito questões e a realização de seis correlações. A Fiabilidade Compósita, a Variância Extraída Média, a Validade Discriminante e o alfa de Cronbach apresentaram valores aceitáveis. Assim, conclui-se que o instrumento denominado “Escala de avaliação da qualidade dos serviços prestados por academias de ginástica (QUASPA)” possui propriedades psicométricas satisfatórias, sendo composto por 21 questões distribuídas em três dimensões, as quais são: Ambiente, Gestão e Marketing.

Palavras-chave:
Academias de ginástica; Gestão administrativa; Desempenho

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