Acessibilidade / Reportar erro

TRAJETÓRIA DE ESTUDANTES NA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM FOCO

TRAJECTORY OF STUDENTS IN THE INITIAL FORMATION IN PHYSICAL EDUCATION: THE SUPERVISED CURRICULAR INTERNSHIP IN FOCUS

RESUMO

O estudo apresenta como objetivo analisar a trajetória de estudantes estagiários, durante as ações formativas, no estágio curricular supervisionado de um curso de Licenciatura em Educação Física. Fizeram parte 22 estudantes devidamente matriculados nas disciplinas de estágio curricular supervisionado III, IV e V. Para a recolha das informações foi utilizado um questionário composto por perguntas abertas. Os dados foram analisados pela técnica da análise de conteúdo. Os resultados consideram três eixos de análise: 1) as experiências anteriores ao estágio; 2) a integração no contexto da escola; 3) as experiências da formação inicial. Concluiu-se que, a inserção dos alunos no campo de atuação docente, durante a formação inicial, faz com que eles possam vivenciar experiências e criem expectativas em relação à sua futura profissão, constituindo saberes e diferentes olhares para o ambiente escolar, os quais se consolidam durante a formação da identidade profissional docente.

Palavras-chave:
Estágios; Universidades; Educação física

Universidade Estadual de Maringá Avenida Colombo, 5790 - cep: 87020-900 - tel: 44 3011 4315 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: revdef@uem.br