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Brinquedo terapêutico no preparo de crianças para procedimentos invasivos: revisão sistemática Como citar este artigo: Silva RD, Austregésilo SC, Ithamar L, Lima LS. Therapeutic play to prepare children for invasive procedures: a systematic review. J Pediatr (Rio J). 2017;93:6-16. ,☆☆ ☆☆ Estudo vinculado à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil.

Resumo:

Objetivo:

Revisar, de forma sistemática, as evidências em relação à eficácia do uso do brinquedo terapêutico sobre o comportamento e a ansiedade de crianças submetidas a procedimentos invasivos.

Fontes dos dados:

A busca da revisão sistemática foi efetuada nas bases MedLine, Lilacs, Central e Cinahl. Não houve limitação quanto ao ano ou idioma.

Síntese dos dados:

Na busca de literatura foram encontrados 1.892 artigos e selecionados 22 para leitura integral. Foram excluídos 8 que não respondiam aos objetivos avaliados nesta revisão. Foram incluídos 12 estudos, correspondentes a 14 artigos. Os estudos foram conduzidos entre 1983 e 2015, cinco no Brasil, um nos Estados Unidos, cinco na China, um no Líbano, um em Taiwan e um no Irã. A maioria dos estudos mostrou que a intervenção com brinquedo terapêutico promove redução no nível de ansiedade e favorece um comportamento de colaboração e aceitação do procedimento invasivo.

Conclusões:

As evidências relacionadas ao uso do brinquedo terapêutico sobre a ansiedade e comportamento de crianças submetidas a procedimentos invasivos ainda são questionáveis. A ausência, na maioria dos estudos, de uma geração de sequência aleatória para direcionamento dos sujeitos para os grupos controle ou experimental e do sigilo de alocação são fatores que contribuem para esse questionamento. Uma outra questão que caracteriza importante fonte de viés é o não cegamento dos avaliadores. Se fazem necessárias novas pesquisas que levem em consideração um maior rigor metodológico.

PALAVRAS-CHAVE
Criança; Jogos e brinquedos; Ansiedade; Comportamento; Assistência hospitalar

Abstract:

Objective:

To analyze the available evidence regarding the efficacy of using therapeutic play on behavior and anxiety in children undergoing invasive procedures.

Data source:

The systematic review search was performed in the MEDLINE, LILACS, CENTRAL and CINAHL databases. There was no limitation on the year or language.

Synthesis of data:

The literature search found 1892 articles and selected 22 for full reading. Eight articles were excluded, as they did not address the objectives assessed in this review. Twelve studies, representing 14 articles, were included. The studies were conducted between 1983 and 2015, five in Brazil, one in the United States, five in China, one in Lebanon, one in Taiwan, and one in Iran. Most studies showed that intervention with therapeutic play promotes reduction in the level of anxiety and promotes collaborative behavior and acceptance of the invasive procedure.

Conclusions:

Evidence related to the use of therapeutic play on anxiety and behavior of children undergoing invasive procedures is still questionable. The absence, in most studies, of the creation of a random sequence to assign the subjects to either the control or the experimental group, as well as allocation concealment, are factors that contribute to these questions. Another issue that characterizes an important source of bias is the absence of blinded evaluators. It is necessary to perform further studies that will take into account greater methodological stringency.

KEYWORDS
Children; Play and playthings; Anxiety; Behavior; Hospital care

Introdução

O grau de compreensão da criança sobre o procedimento ao qual ela será submetida pode estar relacionado com período de estresse e insegurança que ela venha apresentar. O comportamento pode variar conforme a faixa etária, o ambiente, pessoas estranhas e procedimentos invasivos vivenciados pelas próprias crianças ou observados em outras. Esses fatores contribuem para o desenvolvimento de reações desagradáveis, como o medo, a ansiedade e a resistência aos procedimentos. A hospitalização significa agressão a seu mundo lúdico e mágico e, por isso, requer do profissional que a assiste a compreensão do mundo infantil.11 Soares VV, Vieira LJ. Percepção de crianças hospitalizadas sobre realização de exames. Rev Esc Enferm USP. 2004;38:298-306.,22 Melo LR, Petengill AM. Dor na infância: atualização quanto à avaliação e tratamento. Rev Soc Bras Enferm Ped. 2010;10:97-102.

O estresse excessivo e a ansiedade vividos por crianças pode comprometer a sua saúde física e fisiológica, dificultar a sua capacidade de lidar com procedimentos médicos, causar mudanças em seu comportamento e prejudicar a sua recuperação da doença. Portanto, há uma necessidade imperiosa para investigadores clínicos de desenvolver, implantar e avaliar intervenções que possam minimizar a ansiedade infantil e melhorar a sua capacidade de lidar com o estresse da hospitalização e os procedimentos invasivos.33 Li WH, Chung OK. Enhancing the efficacy of psychoeducational interventions for pediatric patients in a randomised controlled trial: methodological considerations. J Clin Nurs. 2009;18:3013-3021.

Ao longo das últimas décadas, numerosos estudos que abordam cuidados de saúde com as crianças abordaram diferentes métodos de intervenções educativas antes ou durante a hospitalização, quando feitos procedimentos médicos cirúrgicos e invasivos.44 Ellerton ML, Merriam C. Preparing children and families psychologically for day surgery: an evaluation. J Adv Nurs. 1994;19:1057-1062.

5 Carpenter KH. Developing a pediatric patient/parent hospital preparation program. AORN J. 1998;67:1042-1046.

6 Brennan A. Caring for children during procedures: a review of the literature. Pediatr Nurs. 1994;20:451-458.

7 Zahr LK. Therapeutic play for hospitalized preschoolers in Lebanon. Pediatr Nurs. 1998;24:449-454.

8 O'Conner-Von S. Preparing children for surgery - an integrative research review. AORN J. 2000;71:334-343.
-99 William Li HC, Lopez V, Lee TL. Effects of preoperative therapeutic play on outcomes of school-age children undergoing day surgery. Res Nurs Health. 2007;30:320-332.

A necessidade de brincar não é eliminada quando as crianças adoecem ou são hospitalizadas, pelo contrário, a criança que pode brincar poderá sentir-se mais segura durante o transoperatório mesmo em um ambiente estranho.1010 Maia EB, Ribeiro CA, Borba RI. Brinquedo terapêutico: benefícios vivenciados por enfermeiras na prática assistencial à criança e família. Rev Gaucha Enferm. 2008;29:39-46. Uma vertente das atividades do brincar é o brinquedo terapêutico, que confere uma brincadeira estruturada, a qual segue os princípios da ludoterapia e apresenta objetivos específicos a serem alcançados. O seu uso possibilita o alívio da ansiedade causada por experiências atípicas para a idade, que costumam se configurar como ameaçadoras, o que requer uma intervenção que favoreça o enfrentamento pela criança/família que será submetida a um procedimento invasivo de alta complexidade.1111 Steele S. Concept of communication. In: Steele S, editor. Child health and the family. New York: Massom; 1981. p. 710-38.

Estudos têm mostrado os benefícios do brinquedo terapêutico na redução da ansiedade e da dor pós-operatória em crianças hospitalizadas.1212 Armstrong TS, Aitken HL. The developing role of play preparation in paediatric anaesthesia. Paediatr Anesth. 2000;10:1-4. Ensaios clínicos têm demonstrado os efeitos positivos da intervenção brinquedo terapêutico sobre a ansiedade perioperatória, a dor pós-operatória e o comportamento negativo em crianças que se submetem a procedimentos cirúrgicos.77 Zahr LK. Therapeutic play for hospitalized preschoolers in Lebanon. Pediatr Nurs. 1998;24:449-454.,99 William Li HC, Lopez V, Lee TL. Effects of preoperative therapeutic play on outcomes of school-age children undergoing day surgery. Res Nurs Health. 2007;30:320-332.

Assim, para contribuir para o conhecimento em relação ao uso do brinquedo terapêutico, que é uma importante estratégia a ser usada na assistência à criança, essa revisão teve como objetivo revisar, de forma sistemática, as evidências em relação a eficácia do uso do brinquedo terapêutico sobre o comportamento e a ansiedade de crianças submetidas a procedimentos invasivos.

Método

O protocolo desta revisão encontra-se registrado na base de dados internacional para registro de revisões sistemáticas Prospero sob o número nº CRD42016035878 e pode ser acessado por meio do link (http://www.crd.york.ac.uk/PROSPERO/display_record.asp?ID=CRD42016035878). Este artigo foi escrito conforme recomendações do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (Prisma) para redigir revisões sistemáticas.1313 Mother D, Liberati A, Tetzlaff J, Altman DG, The PRISMA Group. Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses: the PRISMA statement [cited 19 April 2016]. Available from: www.prisma-statement.org
www.prisma-statement.org...

Entre novembro de 2015 e fevereiro de 2016, fez-se a revisão sistemática da literatura a partir da busca nas bases de dados MedLine, Lilacs, Central e Cinahl.

Para cada portal de pesquisa, foi elaborada uma estratégia específica de cruzamento dos descritores ou das palavras-chave para recuperação de assuntos da literatura científica.

Na MedLine, via portal de busca Pubmed, foi aplicada a estratégia de busca com a sintaxe: (("Child, Preschool"[Mesh] OR "Child, Hospitalized"[Mesh] OR "Child"[Mesh] OR "Children"[Mesh]) AND ("Play and Playthings"[Mesh] OR "Play Therapy"[Mesh] OR "Therapeutic Play"[Mesh]) AND ("Nurses"[Mesh] OR "Speech"[Mesh] OR "Pediatric Nurse Practitioners"[Mesh] OR "Pain Management"[Mesh] OR "Child Behavior"[Mesh] OR "Psychology, Child"[Mesh] OR "Surgery"[Mesh] OR "Pediatric surgery procedure"[Mesh] OR "Preoperative Care"[Mesh])).

Na Lilacs foi usada a estratégia: "CRIANÇA" OR "PRE-ESCOLAR" AND (jogos e brinquedos) OR (Terapia através do brinquedo) OR (Brinquedo terapêutico) AND (Enfermagem perioperatória) OR (Humanização da assistência) OR Comunicação OR (Enfermagem Pediátrica) OR (Mediação da dor) OR (Comportamento Infantil) OR (Psicologia da Criança) OR (Cuidados Pré-Operatórios) OR (Procedimentos Clínicos) OR (Cirurgia) OR (Cirurgia pediátrica) OR (Ludoterapia).

Na Central e Cinahl: (("Child, Preschool" OR "Child, Hospitalized" OR "Child" OR "Children") AND ("Play and Playthings" OR "Play Therapy" OR "Therapeutic Play") AND ("Nurses" OR "Speech" OR "Pediatric Nurse Practitioners" OR "Pain Management" OR "Child Behavior" OR "Psychology, Child" OR "Surgery" OR "Pediatric surgery procedure" OR "Preoperative Care")).

Localizados os artigos, aplicaram-se os critérios de elegibilidade, seleção e exclusão. Foram considerados elegíveis artigos originais (ensaios clínicos e estudos quase experimentais) que tivessem crianças pré-escolares e escolares como população de estudo e que usassem o brinquedo terapêutico como intervenção para o preparo da criança submetida a procedimentos invasivos. Foram excluídos resumos de congresso, teses, dissertações, carta ao editor e aqueles não condizentes com o questionamento do estudo. Não houve limitação quanto ao ano ou idioma de publicação.

Inicialmente foi feita a leitura dos títulos dos artigos e, após a exclusão daqueles que não atendiam aos critérios de elegibilidade, procedeu-se à análise dos resumos de acordo com os mesmos critérios. Essas etapas foram feitas de forma independente por duas autoras desta revisão sistemática. Em caso de discordância na exclusão dos resumos, optou-se pela leitura integral dos artigos.

Após a leitura na íntegra, foi feita nova exclusão de acordo com os mesmos critérios de seleção do estudo. As discordâncias foram resolvidas por consenso ou por consulta a um terceiro revisor. Foi usado para a extração de dados um formulário padronizado elaborado pelas autoras.

O julgamento quanto ao risco de viés foi feito em duas partes. A primeira referiu-se à descrição do que foi relatado em cada estudo, em detalhes suficientes para que o julgamento fosse feito com base nessas informações. A segunda parte consistiu no julgamento quanto ao risco de viés para cada um dos parâmetros analisados, foram classificados em três categorias: baixo risco de viés, alto risco de viés e viés incerto, seguindo orientações da ferramenta desenvolvida pela Colaboração Cochrane para avaliação de risco de viés de ensaios clínicos randomizados.1414 Carvalho AP, Silva V, Grande AT. Avaliação do risco de viés de ensaios clínicos randomizados pela ferramenta da colaboração Cochrane. Diagn Tratamento. 2013;18:38-44.,1515 Higgins JPT, Altman DG. Chapter 8: Assessing risk of bias in included studies. In: Higgins JPT, Green S, editors. Cochrane handbook for systematic reviews of interventions. Version 5.1.0 [updated March 2011]. The Cochrane Collaboration [cited 19 Feb 2016]. Available from: http://hiv.cochrane.org/sites/hiv.cochrane.org/files/uploads/Ch08_Bias.pdf
http://hiv.cochrane.org/sites/hiv.cochra...

Resultados

Foram encontrados 1.892 artigos, 1.052 na base de dados Medline, 95 na Central, 722 na Cinahl e 23 na Lilacs. Desses, 1.861 foram excluídos por não atender aos critérios de elegibilidade e 10 foram descartados por estar duplicados. Após leitura na íntegra de 21 artigos, restaram como amostra final desta revisão 12 estudos, correspondentes a 14 artigos, tendo em vista que um mesmo estudo gerou três publicações. A figura 1 mostra o processo de seleção dos artigos.

Figura 1
Fluxograma representativo das etapas de seleção dos artigos incluídos na revisão sistemática.

Dos 14 artigos, 10 foram ensaios clínicos randomizados e quatro quase experimentais. Os estudos foram conduzidos entre 1983 e 2015 nos seguintes países: cinco no Brasil, um nos Estados Unidos, cinco na China, um no Líbano, um em Taiwan e um no Irã. Os estudos foram feitos em hospitais de grande e pequeno porte. A idade dos participantes compreendeu entre 3 e 15 anos (938 participantes). Informações detalhadas dos artigos incluídos nesta revisão estão apresentadas na tabela 1.

Nesta revisão, todos os estudos usaram o brinquedo terapêutico para preparar crianças que seriam submetidas a procedimentos invasivos. Os materiais e as estratégias usados nas sessões foram diversos, tais como: bonecos representativos com tamanho semelhante ao da criança,99 William Li HC, Lopez V, Lee TL. Effects of preoperative therapeutic play on outcomes of school-age children undergoing day surgery. Res Nurs Health. 2007;30:320-332.,1616 Li HC, Lopez V, Lee TL. Psychoeducational preparation of children for surgery: the importance of parental involvement. Patient Edu Couns. 2007;65:34-41.

17 Vaezzadeh N, Douki ZE, Hadipour A, Osia S, Shahmohammadi S, Sadeghi R. The effect of performing preoperative preparation program on school age children's anxiety. Iran J Pediatr. 2011;21:461-466.

18 Li WH, Chan SS, Wong EM, Kwok MC, Lee IT. Effect of therapeutic play on pre- and post-operative anxiety and emotional responses in Hong Kong Chinese children: a randomised controlled trial. Hong Kong Med J. 2014;20:36-39.
-1919 Li HC, Lopez V. Effectiveness and appropriateness of therapeutic play intervention in preparing children for surgery: a randomized controlled trial study. JSPN. 2008;13:63-73. boneca(o),2020 Kiche MT, Almeida FA. Brinquedo terapêutico: estratégia de alívio da dor e tensão durante o curativo cirúrgico em crianças. Acta Paul Enferm. 2009;22:125-130.

21 Ribeiro PJ, Sabatés AL, Ribeiro CA. Utilização do brinquedo terapêutico, como um instrumento de intervenção de enfermagem, no preparo de crianças submetidas à coleta de sangue. Rev Esc Enferm USP. 2001;35:420-428.
-2222 Pontes JE, Tabet E, Folkmann MA, Cunha ML, Almeida FA. Brinquedo terapêutico: preparando a criança para a vacina. Einstein. 2015;13:238-242. objetos hospitalares,2020 Kiche MT, Almeida FA. Brinquedo terapêutico: estratégia de alívio da dor e tensão durante o curativo cirúrgico em crianças. Acta Paul Enferm. 2009;22:125-130.

21 Ribeiro PJ, Sabatés AL, Ribeiro CA. Utilização do brinquedo terapêutico, como um instrumento de intervenção de enfermagem, no preparo de crianças submetidas à coleta de sangue. Rev Esc Enferm USP. 2001;35:420-428.

22 Pontes JE, Tabet E, Folkmann MA, Cunha ML, Almeida FA. Brinquedo terapêutico: preparando a criança para a vacina. Einstein. 2015;13:238-242.

23 Schwartz BH, Albino JE, Tedesco LA. Effects of psychological preparation on children hospitalized for dental operations. J Pediatr. 1983;102:634-638.

24 Rushel PP, Cidade DP, Daudt NS, Rossi RI. É válido psicoprofilaxia para cirurgia cardíaca em crianças. Arq Bras de Cardiol. 1995;65:317-320.
-2525 He HG, Zhu L, Chan SW, Liam JL, Li HC, Ko SS, et al. Therapeutic play intervention on children's perioperative anxiety, negative emotional manifestation and postoperative pain: a randomized controlled trial. J Adv Nurs. 2015;71:1032-1043. contação de histórias, jogo de interpretação, livro de colorir com cada etapa do processo de tratamento, moldagem de barro, pintura, jogo de vídeo game e desenho animado projetado no teto da sala de tratamento durante o procedimento,2626 Tsai YL, Tsai SC, Yen SH, Huang KL, Mu PF, Liou HC, et al. Efficacy of therapeutic play for pediatric brain tumor patients during external beam radiotherapy. Childs Nerv Syst. 2013;29:1123-1129. vídeo sobre a cirurgia com fotos do ambiente da sala de operação, atividades lúdicas com o uso de brinquedos, jogos, livros, gibis, filmes, televisão e materiais para desenho77 Zahr LK. Therapeutic play for hospitalized preschoolers in Lebanon. Pediatr Nurs. 1998;24:449-454.,2727 Weber FS. The influence of playful activities on children's anxiety during the preoperative period at the outpatient surgical center. J Pediatr (Rio J). 2010;86:209-214. e demonstração com o uso de fantoches.77 Zahr LK. Therapeutic play for hospitalized preschoolers in Lebanon. Pediatr Nurs. 1998;24:449-454. Um estudo também solicitou que a criança levasse seu/sua boneco(a) favorito(a).2626 Tsai YL, Tsai SC, Yen SH, Huang KL, Mu PF, Liou HC, et al. Efficacy of therapeutic play for pediatric brain tumor patients during external beam radiotherapy. Childs Nerv Syst. 2013;29:1123-1129. A duração de cada sessão com o brinquedo terapêutico variou entre 15 minutos a uma hora.

Além disso, alguns estudos incluíram também a visita às salas de recepção, indução anestésica, operação e de recuperação, mimetizaram todo o processo de tratamento, desde a entrada da criança no hospital até a sala de cirurgia.99 William Li HC, Lopez V, Lee TL. Effects of preoperative therapeutic play on outcomes of school-age children undergoing day surgery. Res Nurs Health. 2007;30:320-332.,1616 Li HC, Lopez V, Lee TL. Psychoeducational preparation of children for surgery: the importance of parental involvement. Patient Edu Couns. 2007;65:34-41.

17 Vaezzadeh N, Douki ZE, Hadipour A, Osia S, Shahmohammadi S, Sadeghi R. The effect of performing preoperative preparation program on school age children's anxiety. Iran J Pediatr. 2011;21:461-466.

18 Li WH, Chan SS, Wong EM, Kwok MC, Lee IT. Effect of therapeutic play on pre- and post-operative anxiety and emotional responses in Hong Kong Chinese children: a randomised controlled trial. Hong Kong Med J. 2014;20:36-39.
-1919 Li HC, Lopez V. Effectiveness and appropriateness of therapeutic play intervention in preparing children for surgery: a randomized controlled trial study. JSPN. 2008;13:63-73. Em 10 artigos as crianças foram submetidas a cirurgia eletiva.77 Zahr LK. Therapeutic play for hospitalized preschoolers in Lebanon. Pediatr Nurs. 1998;24:449-454.,99 William Li HC, Lopez V, Lee TL. Effects of preoperative therapeutic play on outcomes of school-age children undergoing day surgery. Res Nurs Health. 2007;30:320-332.,1616 Li HC, Lopez V, Lee TL. Psychoeducational preparation of children for surgery: the importance of parental involvement. Patient Edu Couns. 2007;65:34-41.

17 Vaezzadeh N, Douki ZE, Hadipour A, Osia S, Shahmohammadi S, Sadeghi R. The effect of performing preoperative preparation program on school age children's anxiety. Iran J Pediatr. 2011;21:461-466.

18 Li WH, Chan SS, Wong EM, Kwok MC, Lee IT. Effect of therapeutic play on pre- and post-operative anxiety and emotional responses in Hong Kong Chinese children: a randomised controlled trial. Hong Kong Med J. 2014;20:36-39.

19 Li HC, Lopez V. Effectiveness and appropriateness of therapeutic play intervention in preparing children for surgery: a randomized controlled trial study. JSPN. 2008;13:63-73.
-2020 Kiche MT, Almeida FA. Brinquedo terapêutico: estratégia de alívio da dor e tensão durante o curativo cirúrgico em crianças. Acta Paul Enferm. 2009;22:125-130.,2424 Rushel PP, Cidade DP, Daudt NS, Rossi RI. É válido psicoprofilaxia para cirurgia cardíaca em crianças. Arq Bras de Cardiol. 1995;65:317-320.,2525 He HG, Zhu L, Chan SW, Liam JL, Li HC, Ko SS, et al. Therapeutic play intervention on children's perioperative anxiety, negative emotional manifestation and postoperative pain: a randomized controlled trial. J Adv Nurs. 2015;71:1032-1043.,2727 Weber FS. The influence of playful activities on children's anxiety during the preoperative period at the outpatient surgical center. J Pediatr (Rio J). 2010;86:209-214. Outros procedimentos foram radioterapia,2626 Tsai YL, Tsai SC, Yen SH, Huang KL, Mu PF, Liou HC, et al. Efficacy of therapeutic play for pediatric brain tumor patients during external beam radiotherapy. Childs Nerv Syst. 2013;29:1123-1129. vacina,2222 Pontes JE, Tabet E, Folkmann MA, Cunha ML, Almeida FA. Brinquedo terapêutico: preparando a criança para a vacina. Einstein. 2015;13:238-242. coleta de sangue2121 Ribeiro PJ, Sabatés AL, Ribeiro CA. Utilização do brinquedo terapêutico, como um instrumento de intervenção de enfermagem, no preparo de crianças submetidas à coleta de sangue. Rev Esc Enferm USP. 2001;35:420-428. e tratamento odontológico.2323 Schwartz BH, Albino JE, Tedesco LA. Effects of psychological preparation on children hospitalized for dental operations. J Pediatr. 1983;102:634-638.

Nesta revisão, os desfechos de interesse foram ansiedade e comportamento da criança submetida a procedimento invasivo e dos 14 artigos encontrados, quatro analisaram apenas ansiedade,1717 Vaezzadeh N, Douki ZE, Hadipour A, Osia S, Shahmohammadi S, Sadeghi R. The effect of performing preoperative preparation program on school age children's anxiety. Iran J Pediatr. 2011;21:461-466.,1919 Li HC, Lopez V. Effectiveness and appropriateness of therapeutic play intervention in preparing children for surgery: a randomized controlled trial study. JSPN. 2008;13:63-73.,2626 Tsai YL, Tsai SC, Yen SH, Huang KL, Mu PF, Liou HC, et al. Efficacy of therapeutic play for pediatric brain tumor patients during external beam radiotherapy. Childs Nerv Syst. 2013;29:1123-1129.,2727 Weber FS. The influence of playful activities on children's anxiety during the preoperative period at the outpatient surgical center. J Pediatr (Rio J). 2010;86:209-214. enquanto outros seis analisaram comportamento44 Ellerton ML, Merriam C. Preparing children and families psychologically for day surgery: an evaluation. J Adv Nurs. 1994;19:1057-1062.,77 Zahr LK. Therapeutic play for hospitalized preschoolers in Lebanon. Pediatr Nurs. 1998;24:449-454.,2020 Kiche MT, Almeida FA. Brinquedo terapêutico: estratégia de alívio da dor e tensão durante o curativo cirúrgico em crianças. Acta Paul Enferm. 2009;22:125-130.

21 Ribeiro PJ, Sabatés AL, Ribeiro CA. Utilização do brinquedo terapêutico, como um instrumento de intervenção de enfermagem, no preparo de crianças submetidas à coleta de sangue. Rev Esc Enferm USP. 2001;35:420-428.
-2222 Pontes JE, Tabet E, Folkmann MA, Cunha ML, Almeida FA. Brinquedo terapêutico: preparando a criança para a vacina. Einstein. 2015;13:238-242.,2424 Rushel PP, Cidade DP, Daudt NS, Rossi RI. É válido psicoprofilaxia para cirurgia cardíaca em crianças. Arq Bras de Cardiol. 1995;65:317-320. e quatro analisaram ambos os desfechos.99 William Li HC, Lopez V, Lee TL. Effects of preoperative therapeutic play on outcomes of school-age children undergoing day surgery. Res Nurs Health. 2007;30:320-332.,1616 Li HC, Lopez V, Lee TL. Psychoeducational preparation of children for surgery: the importance of parental involvement. Patient Edu Couns. 2007;65:34-41.,1818 Li WH, Chan SS, Wong EM, Kwok MC, Lee IT. Effect of therapeutic play on pre- and post-operative anxiety and emotional responses in Hong Kong Chinese children: a randomised controlled trial. Hong Kong Med J. 2014;20:36-39.,2525 He HG, Zhu L, Chan SW, Liam JL, Li HC, Ko SS, et al. Therapeutic play intervention on children's perioperative anxiety, negative emotional manifestation and postoperative pain: a randomized controlled trial. J Adv Nurs. 2015;71:1032-1043.

Outros desfechos analisados diziam respeito ao efeito do brinquedo terapêutico por meio de análise de indicadores fisiológicos, como frequência cardíaca,2323 Schwartz BH, Albino JE, Tedesco LA. Effects of psychological preparation on children hospitalized for dental operations. J Pediatr. 1983;102:634-638.,2626 Tsai YL, Tsai SC, Yen SH, Huang KL, Mu PF, Liou HC, et al. Efficacy of therapeutic play for pediatric brain tumor patients during external beam radiotherapy. Childs Nerv Syst. 2013;29:1123-1129. pressão arterial e pulso77 Zahr LK. Therapeutic play for hospitalized preschoolers in Lebanon. Pediatr Nurs. 1998;24:449-454. e nível de cortisol salivar.2626 Tsai YL, Tsai SC, Yen SH, Huang KL, Mu PF, Liou HC, et al. Efficacy of therapeutic play for pediatric brain tumor patients during external beam radiotherapy. Childs Nerv Syst. 2013;29:1123-1129. Ademais, o nível de dor pós-operatória foi avaliado em três artigos,99 William Li HC, Lopez V, Lee TL. Effects of preoperative therapeutic play on outcomes of school-age children undergoing day surgery. Res Nurs Health. 2007;30:320-332.,1818 Li WH, Chan SS, Wong EM, Kwok MC, Lee IT. Effect of therapeutic play on pre- and post-operative anxiety and emotional responses in Hong Kong Chinese children: a randomised controlled trial. Hong Kong Med J. 2014;20:36-39.,2525 He HG, Zhu L, Chan SW, Liam JL, Li HC, Ko SS, et al. Therapeutic play intervention on children's perioperative anxiety, negative emotional manifestation and postoperative pain: a randomized controlled trial. J Adv Nurs. 2015;71:1032-1043. a satisfação e ansiedade dos pais também foram verificadas.99 William Li HC, Lopez V, Lee TL. Effects of preoperative therapeutic play on outcomes of school-age children undergoing day surgery. Res Nurs Health. 2007;30:320-332.,1616 Li HC, Lopez V, Lee TL. Psychoeducational preparation of children for surgery: the importance of parental involvement. Patient Edu Couns. 2007;65:34-41.,1919 Li HC, Lopez V. Effectiveness and appropriateness of therapeutic play intervention in preparing children for surgery: a randomized controlled trial study. JSPN. 2008;13:63-73.

Para analisar o nível de ansiedade diversos instrumentos foram usados, em sua maioria escalas que incluíram a Chinese version of the state anxiety scale for children (CSAS-C),99 William Li HC, Lopez V, Lee TL. Effects of preoperative therapeutic play on outcomes of school-age children undergoing day surgery. Res Nurs Health. 2007;30:320-332.,1616 Li HC, Lopez V, Lee TL. Psychoeducational preparation of children for surgery: the importance of parental involvement. Patient Edu Couns. 2007;65:34-41.,1818 Li WH, Chan SS, Wong EM, Kwok MC, Lee IT. Effect of therapeutic play on pre- and post-operative anxiety and emotional responses in Hong Kong Chinese children: a randomised controlled trial. Hong Kong Med J. 2014;20:36-39.,1919 Li HC, Lopez V. Effectiveness and appropriateness of therapeutic play intervention in preparing children for surgery: a randomized controlled trial study. JSPN. 2008;13:63-73.Spielperger State Anxiety Scale for children (SSAS-c),1717 Vaezzadeh N, Douki ZE, Hadipour A, Osia S, Shahmohammadi S, Sadeghi R. The effect of performing preoperative preparation program on school age children's anxiety. Iran J Pediatr. 2011;21:461-466.Face Anxiety Scale (FAS), Beck Youth Anxiety Inventory (BAI-Y),2626 Tsai YL, Tsai SC, Yen SH, Huang KL, Mu PF, Liou HC, et al. Efficacy of therapeutic play for pediatric brain tumor patients during external beam radiotherapy. Childs Nerv Syst. 2013;29:1123-1129.State Anxiety Scale for children (SAS-c)2525 He HG, Zhu L, Chan SW, Liam JL, Li HC, Ko SS, et al. Therapeutic play intervention on children's perioperative anxiety, negative emotional manifestation and postoperative pain: a randomized controlled trial. J Adv Nurs. 2015;71:1032-1043. e Escala de Ansiedade Pré-Operatória de Yale modificada (YPAS).2727 Weber FS. The influence of playful activities on children's anxiety during the preoperative period at the outpatient surgical center. J Pediatr (Rio J). 2010;86:209-214.

O momento de verificação dos desfechos variou nos 12 estudos. A maioria verificou antes e após o procedimento cirúrgico. Outros estudos verificaram na admissão e durante a injeção anestésica pré-operatória. Um estudo avaliou duas semanas depois.77 Zahr LK. Therapeutic play for hospitalized preschoolers in Lebanon. Pediatr Nurs. 1998;24:449-454. Outros momentos foram durante a punção venosa, feitura de curativo, indução anestésica, retirada de fios de marcapasso, exame físico, dentre outros.

Para análise do comportamento foram usados os seguintes instrumentos de medidas: Cooperation scale e Manifest upset scale,77 Zahr LK. Therapeutic play for hospitalized preschoolers in Lebanon. Pediatr Nurs. 1998;24:449-454.,2323 Schwartz BH, Albino JE, Tedesco LA. Effects of psychological preparation on children hospitalized for dental operations. J Pediatr. 1983;102:634-638.Children's Emotional Manifestation Scale,99 William Li HC, Lopez V, Lee TL. Effects of preoperative therapeutic play on outcomes of school-age children undergoing day surgery. Res Nurs Health. 2007;30:320-332.,1616 Li HC, Lopez V, Lee TL. Psychoeducational preparation of children for surgery: the importance of parental involvement. Patient Edu Couns. 2007;65:34-41.,1818 Li WH, Chan SS, Wong EM, Kwok MC, Lee IT. Effect of therapeutic play on pre- and post-operative anxiety and emotional responses in Hong Kong Chinese children: a randomised controlled trial. Hong Kong Med J. 2014;20:36-39.,2525 He HG, Zhu L, Chan SW, Liam JL, Li HC, Ko SS, et al. Therapeutic play intervention on children's perioperative anxiety, negative emotional manifestation and postoperative pain: a randomized controlled trial. J Adv Nurs. 2015;71:1032-1043. formulário elaborado pelo pesquisador,2020 Kiche MT, Almeida FA. Brinquedo terapêutico: estratégia de alívio da dor e tensão durante o curativo cirúrgico em crianças. Acta Paul Enferm. 2009;22:125-130.,2121 Ribeiro PJ, Sabatés AL, Ribeiro CA. Utilização do brinquedo terapêutico, como um instrumento de intervenção de enfermagem, no preparo de crianças submetidas à coleta de sangue. Rev Esc Enferm USP. 2001;35:420-428.,2424 Rushel PP, Cidade DP, Daudt NS, Rossi RI. É válido psicoprofilaxia para cirurgia cardíaca em crianças. Arq Bras de Cardiol. 1995;65:317-320. Escala Wong e Baker2020 Kiche MT, Almeida FA. Brinquedo terapêutico: estratégia de alívio da dor e tensão durante o curativo cirúrgico em crianças. Acta Paul Enferm. 2009;22:125-130. e entrevista com o responsável.2222 Pontes JE, Tabet E, Folkmann MA, Cunha ML, Almeida FA. Brinquedo terapêutico: preparando a criança para a vacina. Einstein. 2015;13:238-242.

Quanto à qualidade metodológica dos artigos, apenas um estudo gerou a sequência de alocação nos grupos de maneira verdadeiramente aleatória com o uso do software Research Randomizer (Urbaniak. G.C.,& Plous. S. (2013). Research Randomizer (versão 4.0) from http://www.randomizer.org/) e garantiu o sigilo por meio do uso de envelopes opacos, de mesmo tamanho dentro de uma caixa, e os participantes foram avisados por telefone.2525 He HG, Zhu L, Chan SW, Liam JL, Li HC, Ko SS, et al. Therapeutic play intervention on children's perioperative anxiety, negative emotional manifestation and postoperative pain: a randomized controlled trial. J Adv Nurs. 2015;71:1032-1043. Quatro artigos fizeram uso de método de randomização simples, com o sorteio de bolas identificadas com grupo experimental e outra com grupo controle - tirava-se uma para cada criança e se colocava de volta no saco.99 William Li HC, Lopez V, Lee TL. Effects of preoperative therapeutic play on outcomes of school-age children undergoing day surgery. Res Nurs Health. 2007;30:320-332.,1616 Li HC, Lopez V, Lee TL. Psychoeducational preparation of children for surgery: the importance of parental involvement. Patient Edu Couns. 2007;65:34-41.,1717 Vaezzadeh N, Douki ZE, Hadipour A, Osia S, Shahmohammadi S, Sadeghi R. The effect of performing preoperative preparation program on school age children's anxiety. Iran J Pediatr. 2011;21:461-466.,1919 Li HC, Lopez V. Effectiveness and appropriateness of therapeutic play intervention in preparing children for surgery: a randomized controlled trial study. JSPN. 2008;13:63-73. Os demais que fizeram ensaio clínico não informaram o método usado para a randomização.

Não houve cegamento dos participantes em nenhum dos estudos, visto que não seria necessário considerando a natureza da intervenção (brinquedo terapêutico). Já o cegamento do avaliador foi feito em cinco estudos.77 Zahr LK. Therapeutic play for hospitalized preschoolers in Lebanon. Pediatr Nurs. 1998;24:449-454.,1616 Li HC, Lopez V, Lee TL. Psychoeducational preparation of children for surgery: the importance of parental involvement. Patient Edu Couns. 2007;65:34-41.,1717 Vaezzadeh N, Douki ZE, Hadipour A, Osia S, Shahmohammadi S, Sadeghi R. The effect of performing preoperative preparation program on school age children's anxiety. Iran J Pediatr. 2011;21:461-466.,2323 Schwartz BH, Albino JE, Tedesco LA. Effects of psychological preparation on children hospitalized for dental operations. J Pediatr. 1983;102:634-638.,2525 He HG, Zhu L, Chan SW, Liam JL, Li HC, Ko SS, et al. Therapeutic play intervention on children's perioperative anxiety, negative emotional manifestation and postoperative pain: a randomized controlled trial. J Adv Nurs. 2015;71:1032-1043. Em relação à perda amostral, somente um estudo apontou para isso1818 Li WH, Chan SS, Wong EM, Kwok MC, Lee IT. Effect of therapeutic play on pre- and post-operative anxiety and emotional responses in Hong Kong Chinese children: a randomised controlled trial. Hong Kong Med J. 2014;20:36-39. e usou a análise estatística apropriada de forma clara. Da mesma forma, apenas um apresentou publicação de protocolo referente à pesquisa, disponível online.2525 He HG, Zhu L, Chan SW, Liam JL, Li HC, Ko SS, et al. Therapeutic play intervention on children's perioperative anxiety, negative emotional manifestation and postoperative pain: a randomized controlled trial. J Adv Nurs. 2015;71:1032-1043.

Ansiedade

Nesta revisão os artigos que analisaram a efetividade do brinquedo terapêutico na ansiedade perioperatória de crianças submetidas a procedimentos médicos invasivos fizeram uso de diferentes instrumentos de medida. Dos quatro artigos que se propuseram a verificar apenas o efeito sobre a ansiedade, fizeram tal verificação por meio da medida de ansiedade da criança antes e após o procedimento cirúrgico.99 William Li HC, Lopez V, Lee TL. Effects of preoperative therapeutic play on outcomes of school-age children undergoing day surgery. Res Nurs Health. 2007;30:320-332.,1616 Li HC, Lopez V, Lee TL. Psychoeducational preparation of children for surgery: the importance of parental involvement. Patient Edu Couns. 2007;65:34-41.,1717 Vaezzadeh N, Douki ZE, Hadipour A, Osia S, Shahmohammadi S, Sadeghi R. The effect of performing preoperative preparation program on school age children's anxiety. Iran J Pediatr. 2011;21:461-466.,1919 Li HC, Lopez V. Effectiveness and appropriateness of therapeutic play intervention in preparing children for surgery: a randomized controlled trial study. JSPN. 2008;13:63-73. Já outro estudo verificou na admissão e durante a injeção anestésica pré-operatória.77 Zahr LK. Therapeutic play for hospitalized preschoolers in Lebanon. Pediatr Nurs. 1998;24:449-454.

Os estudos mostram que após a intervenção com o uso de brinquedo terapêutico as crianças do grupo experimental apresentavam níveis inferiores de ansiedade quando comparadas com as dos grupos controle (p < 0,05).1919 Li HC, Lopez V. Effectiveness and appropriateness of therapeutic play intervention in preparing children for surgery: a randomized controlled trial study. JSPN. 2008;13:63-73.,2626 Tsai YL, Tsai SC, Yen SH, Huang KL, Mu PF, Liou HC, et al. Efficacy of therapeutic play for pediatric brain tumor patients during external beam radiotherapy. Childs Nerv Syst. 2013;29:1123-1129.,2727 Weber FS. The influence of playful activities on children's anxiety during the preoperative period at the outpatient surgical center. J Pediatr (Rio J). 2010;86:209-214. Mesmo em estudo no qual foram usadas atividades lúdicas no momento que antecede a cirurgia, numa sala de recreação, num curto período de 15 minutos, é constatado que 92% das crianças no grupo experimental passaram a não apresentar ansiedade.2727 Weber FS. The influence of playful activities on children's anxiety during the preoperative period at the outpatient surgical center. J Pediatr (Rio J). 2010;86:209-214.

Ao analisar o efeito do tempo sobre os níveis de ansiedade observou-se uma variação percentual estatisticamente significativa (F = 3,260, p < 0,05) em ambos os grupos, enquanto não houve efeito de grupo estatisticamente significativo (F = 0,637, p > 0,05) e efeito de interação (F = 0,368, p > 0,05), o que pôde ser confirmado por repetidas medidas, após o ajuste para fatores de confusão possíveis, tais como sexo, idade, tipo de cirurgia, peso corporal, duração da operação e consumo de medicação para a dor.

Comportamento

Todos os artigos que avaliaram comportamento mostraram que crianças do grupo experimental foram mais colaborativas e apresentaram mais reações de aceitação ao procedimento quando comparadas com as do grupo controle. Sete estudos expressam esses resultados com uma diferença estatisticamente significativa (p < 0,05).

Um estudo indicou que a intervenção brinquedo terapêutico reduziu significativamente o comportamento emocional negativo das crianças antes da indução anestésica.99 William Li HC, Lopez V, Lee TL. Effects of preoperative therapeutic play on outcomes of school-age children undergoing day surgery. Res Nurs Health. 2007;30:320-332. No estudo de Zahr (1998),77 Zahr LK. Therapeutic play for hospitalized preschoolers in Lebanon. Pediatr Nurs. 1998;24:449-454. as crianças do grupo experimental indicaram menos comportamentos negativos dentro de duas semanas após a cirurgia, com a mudança de comportamento medido pelo Post Hospitalization Behavior Questionnaire (PHBQ).

As crianças do grupo experimental foram mais colaborativas, gritaram, exigiram, negaram, choraram e movimentaram-se menos do que as do grupo controle.2121 Ribeiro PJ, Sabatés AL, Ribeiro CA. Utilização do brinquedo terapêutico, como um instrumento de intervenção de enfermagem, no preparo de crianças submetidas à coleta de sangue. Rev Esc Enferm USP. 2001;35:420-428. No que tange à avaliação do comportamento emocional negativo, por meio da escala Children's Emotional Manifestation Scale (CEMS), outro estudo apontou que crianças do grupo experimental tiveram escores médios de CEMS significativamente mais baixos antes da indução anestésica do que aquelas no grupo controle (F = 13,452, p < 0,01).2525 He HG, Zhu L, Chan SW, Liam JL, Li HC, Ko SS, et al. Therapeutic play intervention on children's perioperative anxiety, negative emotional manifestation and postoperative pain: a randomized controlled trial. J Adv Nurs. 2015;71:1032-1043.

Crianças que receberam a intervenção brinquedo terapêutico exibiram menos emoções na indução da anestésica com tamanho do efeito grande para a intervenção.1818 Li WH, Chan SS, Wong EM, Kwok MC, Lee IT. Effect of therapeutic play on pre- and post-operative anxiety and emotional responses in Hong Kong Chinese children: a randomised controlled trial. Hong Kong Med J. 2014;20:36-39. Crianças que receberam a intervenção exibiram comportamento emocional negativo significativamente menor antes da indução anestésica (t [201] ¼ -5,4, p < 0,001).99 William Li HC, Lopez V, Lee TL. Effects of preoperative therapeutic play on outcomes of school-age children undergoing day surgery. Res Nurs Health. 2007;30:320-332.

Discussão

Crianças submetidas a procedimentos médicos invasivos sofrem toda a sorte de estresse psicológico e físico, assim como sua família. Muitas vezes o ambiente hospitalar ao qual a criança é exposta costuma ser assustador, o ciclo de ansiedade e comportamento dessa criança é alterado.2828 Lago PM, Piva JP, Garcia PC, Sfoggia A, Knight G, Ramelet A-S, et al. Analgesia e sedação em situações de emergência e unidades de tratamento intensivo pediátrico. J pediatr (Rio J). 2003;79:S223-S230. Então, compreender as melhores formas de atenuar essas elevações negativas nesses fatores é imprescindível.

Esta é a primeira revisão sistemática sobre intervenção com brinquedo terapêutico com crianças submetidas a diversos procedimentos invasivos e sem limite temporal para publicação dos estudos, tendo em vista que a revisão publicada anteriormente sobre esse tema teve como população exclusivamente crianças submetidas a cirurgia eletiva e incluiu artigos publicados entre 1995 e 2012, além de restringir também o idioma de publicação.2929 He HG, Zhu L, Chan SW, Klainin-Yobas P, Wang W. Therapeutic play intervention in reducing perioperative anxiety, negative behaviors, and postoperative pain in children undergoing elective surgery: a systematic review. Pain Manag Nurs. 2015;16:425-439.

Os estudos incluídos nesta pesquisa foram feitos em países desenvolvidos e em desenvolvimento, em hospitais de grande e pequeno porte, com crianças compreendidas em uma ampla faixa etária, submetidas a diversos procedimentos invasivos, como cirurgia eletiva, vacina, coleta de sangue e tratamento odontológico. Isso mostra que o uso do brinquedo terapêutico em diversos cenários favorece uma comunicação efetiva com a criança, busca reduzir a probabilidade de desenvolvimento de traumas, bem como promover um comportamento colaborativo diante de um procedimento invasivo.

Percebe-se uma diversidade nos materiais e estratégias usados nas sessões de brinquedo terapêutico. No entanto, dos 14 artigos, 13 usaram o boneco e objetos hospitalares para a demonstração a criança do procedimento na qual ela seria submetida.

O uso dessas ferramentas está de acordo com a afirmação de que, a partir do estágio pré-operacional, a criança começa a desenvolver a capacidade de pensar sobre objetos e fatos que não estão presentes no ambiente imediato e passa a representá-los por meio de figuras mentais, sons, imagens, palavras ou outras formas. Essa nova capacidade permite que elas ultrapassem os limites do "aqui e agora" e comecem a entender que uma imagem mental ou ideia pode representar um símbolo para um objeto ou uma experiência vivida.3030 Bee H, Boyd D. A criança em desenvolvimento. Artmed: Porto Alegre; 2011.

Cinco artigos99 William Li HC, Lopez V, Lee TL. Effects of preoperative therapeutic play on outcomes of school-age children undergoing day surgery. Res Nurs Health. 2007;30:320-332.,1616 Li HC, Lopez V, Lee TL. Psychoeducational preparation of children for surgery: the importance of parental involvement. Patient Edu Couns. 2007;65:34-41.

17 Vaezzadeh N, Douki ZE, Hadipour A, Osia S, Shahmohammadi S, Sadeghi R. The effect of performing preoperative preparation program on school age children's anxiety. Iran J Pediatr. 2011;21:461-466.

18 Li WH, Chan SS, Wong EM, Kwok MC, Lee IT. Effect of therapeutic play on pre- and post-operative anxiety and emotional responses in Hong Kong Chinese children: a randomised controlled trial. Hong Kong Med J. 2014;20:36-39.
-1919 Li HC, Lopez V. Effectiveness and appropriateness of therapeutic play intervention in preparing children for surgery: a randomized controlled trial study. JSPN. 2008;13:63-73. usaram no grupo experimental, além do brinquedo terapêutico, a visita à sala de recepção, de cirurgia, indução anestésica e recuperação com o objetivo de promover a familiarização da criança com o ambiente. Nesses casos, isso pode ser considerado uma limitação do estudo, pois a associação de outra medida terapêutica pode ter superestimado o efeito do brinquedo terapêutico na ansiedade e no comportamento das crianças desses estudos.

Não existe uma padronização na escolha do instrumento para análise da ansiedade e comportamento de crianças. A maioria dos estudos optou pelo uso de escalas validadas, o que assegura que sua aplicação permite a fiel mensuração daquilo que se pretende mensurar.3131 Bellucci Júnior JA, Matsuda LM. Construção e validação de instrumento para avaliação do acolhimento com classificação de risco. Rev Bras Enferm. 2012;65:751-757. O uso de indicadores fisiológicos, como pressão arterial, frequência cardíaca e nível de cortisol, tem uma grande importância para agregar evidência quanto às repercussões do uso do brinquedo terapêutico no estado emocional da criança. Entretanto, essas medidas foram usadas em poucos estudos.

A maioria dos estudos constatou mudanças positivas no comportamento das crianças que participaram da sessão de brinquedo terapêutico, como também redução nos escores de ansiedade pós-intervenção quando comparadas com o grupo controle. No entanto, poucos estudos trouxeram a análise para mostrar se foi estatisticamente significativa essa diferença. Alguns estudos apresentaram os resultados apenas em frequências absolutas e relativas, o que dificulta a avaliação se de fato a intervenção fez diferença ou não na ansiedade e no comportamento da criança.

Dos nove artigos que avaliaram a ansiedade, três99 William Li HC, Lopez V, Lee TL. Effects of preoperative therapeutic play on outcomes of school-age children undergoing day surgery. Res Nurs Health. 2007;30:320-332.,1818 Li WH, Chan SS, Wong EM, Kwok MC, Lee IT. Effect of therapeutic play on pre- and post-operative anxiety and emotional responses in Hong Kong Chinese children: a randomised controlled trial. Hong Kong Med J. 2014;20:36-39.,2323 Schwartz BH, Albino JE, Tedesco LA. Effects of psychological preparation on children hospitalized for dental operations. J Pediatr. 1983;102:634-638. não trouxeram informações suficientes sobre a randomização e o sigilo de alocação, o que dificulta a análise do risco de viés em relação a esses pontos e dois2626 Tsai YL, Tsai SC, Yen SH, Huang KL, Mu PF, Liou HC, et al. Efficacy of therapeutic play for pediatric brain tumor patients during external beam radiotherapy. Childs Nerv Syst. 2013;29:1123-1129.,2727 Weber FS. The influence of playful activities on children's anxiety during the preoperative period at the outpatient surgical center. J Pediatr (Rio J). 2010;86:209-214. o fizeram de forma inadequada. Seja qual for a intervenção ou o desfecho estudado, um dos princípios fundamentais para ensaios clínicos é a randomização dos sujeitos para proporcionar o máximo possível de homogeneidade entre os grupos e possibilitar a inferência de que as diferenças avaliadas possam ser devido a intervenção.3232 Polit DF, Beck CT. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para as práticas da enfermagem. 7 ed. Porto Alegre: Artmed; 2011.

Quatro artigos apresentaram baixo risco de viés quanto à geração da sequência e alocação dos sujeitos. Nesse sentido, a ausência da geração da sequência de forma adequada, bem como o sigilo da alocação, comprometem as evidências trazidas por esses estudos para esse desfecho e indicam um certo grau de incerteza nos achados.

Em relação ao desfecho comportamento, cinco estudos77 Zahr LK. Therapeutic play for hospitalized preschoolers in Lebanon. Pediatr Nurs. 1998;24:449-454.,2020 Kiche MT, Almeida FA. Brinquedo terapêutico: estratégia de alívio da dor e tensão durante o curativo cirúrgico em crianças. Acta Paul Enferm. 2009;22:125-130.

21 Ribeiro PJ, Sabatés AL, Ribeiro CA. Utilização do brinquedo terapêutico, como um instrumento de intervenção de enfermagem, no preparo de crianças submetidas à coleta de sangue. Rev Esc Enferm USP. 2001;35:420-428.
-2222 Pontes JE, Tabet E, Folkmann MA, Cunha ML, Almeida FA. Brinquedo terapêutico: preparando a criança para a vacina. Einstein. 2015;13:238-242.,2424 Rushel PP, Cidade DP, Daudt NS, Rossi RI. É válido psicoprofilaxia para cirurgia cardíaca em crianças. Arq Bras de Cardiol. 1995;65:317-320. não fizeram a alocação dos sujeitos de forma aleatória, o que impossibilitou que todos os participantes tivessem a mesma probabilidade de ser alocados em um dos grupos (controle ou intervenção). Também não relataram sigilo de alocação. Dois artigos1818 Li WH, Chan SS, Wong EM, Kwok MC, Lee IT. Effect of therapeutic play on pre- and post-operative anxiety and emotional responses in Hong Kong Chinese children: a randomised controlled trial. Hong Kong Med J. 2014;20:36-39.,2323 Schwartz BH, Albino JE, Tedesco LA. Effects of psychological preparation on children hospitalized for dental operations. J Pediatr. 1983;102:634-638. não trouxeram informações suficientes em relação à geração da sequência de randomização dos sujeitos e sigilo de alocação, o que torna inviável a análise do risco de viés para esses parâmetros. Assim, são questionáveis as evidências trazidas por esses estudos em relação aos efeitos do brinquedo terapêutico sobre o comportamento de crianças submetidas a procedimentos invasivos.

Em intervenções educacionais, como é o caso do brinquedo terapêutico, é difícil fazer o cegamento dos participantes,3333 Hulley SB, Cummings SR, Browner WS, Grady DG, Newman TB. Delineando a pesquisa clínica: uma abordagem epidemiológica. 3 ed. Porto Alegre: Artmed; 2008. pelo fato de os integrantes do grupo experimental terem a consciência de que a intervenção com brincadeira não faz parte do cuidado usual do hospital. Em estudos nos quais um grupo é submetido a uma intervenção e outro ao cuidado usual de rotina não é possível o cegamento do pesquisador ou do profissional que fará a intervenção. A ausência de cegamento dos participantes não configura importante fonte de viés, já que não se espera que, intencionalmente, uma criança mude o seu comportamento por saber que está sendo avaliada ou pelo fato de ter participado de determinada intervenção.

Em relação ao avaliador, é possível fazer o cegamento, mas isso só ocorreu na avaliação pós-intervenção em dois estudos que avaliaram apenas comportamento,77 Zahr LK. Therapeutic play for hospitalized preschoolers in Lebanon. Pediatr Nurs. 1998;24:449-454.,2323 Schwartz BH, Albino JE, Tedesco LA. Effects of psychological preparation on children hospitalized for dental operations. J Pediatr. 1983;102:634-638. um que avaliou apenas ansiedade1919 Li HC, Lopez V. Effectiveness and appropriateness of therapeutic play intervention in preparing children for surgery: a randomized controlled trial study. JSPN. 2008;13:63-73. e outro que analisou ansiedade e comportamento.2525 He HG, Zhu L, Chan SW, Liam JL, Li HC, Ko SS, et al. Therapeutic play intervention on children's perioperative anxiety, negative emotional manifestation and postoperative pain: a randomized controlled trial. J Adv Nurs. 2015;71:1032-1043. A ausência de cegamento dos avaliadores na maioria dos estudos configura um risco de viés alto, o que torna as evidências questionáveis.

Quanto aos desfechos incompletos, a maioria dos estudos apresentou informações insuficientes para avaliação desse risco, pois não deixaram claro se houve perda de dados, exceto1818 Li WH, Chan SS, Wong EM, Kwok MC, Lee IT. Effect of therapeutic play on pre- and post-operative anxiety and emotional responses in Hong Kong Chinese children: a randomised controlled trial. Hong Kong Med J. 2014;20:36-39. que avaliou ansiedade e comportamento e registrou a perda de cinco integrantes no grupo intervenção e quatro no seguimento. Contudo, o motivo não foi explicado e tampouco houve informação se algum ajuste foi feito na análise que considerasse essas perdas. He et al. (2015)2525 He HG, Zhu L, Chan SW, Liam JL, Li HC, Ko SS, et al. Therapeutic play intervention on children's perioperative anxiety, negative emotional manifestation and postoperative pain: a randomized controlled trial. J Adv Nurs. 2015;71:1032-1043. avaliaram ansiedade e comportamento e registraram não ter ocorrido perdas durante a pesquisa, o que conferiu baixo risco de viés. Nesse ponto, a análise de evidência fica incerta.

Possíveis riscos à validade em estudos de intervenção com crianças têm sido discutidos na literatura, dentre os quais destacam-se: insuficiente poder estatístico,3434 Beck CT. Achieving statistical power through research design sensitivity. J Adv Nurs. 1994;20:912-916. pouca preocupação com a confiabilidade e validade de instrumentos de medição,3535 Selby-Harrington ML, Mehta SM, Jutsum V, Riportella-Muller R, Quade D. Reporting of instrument validity and reliability in selected clinical nursing journals. J Prof Nurs. 1989;10:47-56. verificação insuficiente de uma intervenção,3636 Shuldham C. Pre-operative education - a review of the research design. Int J Nurs Stud. 1999;36:179-187. falta de minimizar o viés de atrito,3737 Fogg L, Gross D. Threats to validity in randomized clinical trials. Res Nurs Health. 2000;23:79-87. incapacidade de controlar viés do observador88 O'Conner-Von S. Preparing children for surgery - an integrative research review. AORN J. 2000;71:334-343. e incapacidade de garantir a integridade e a uniformidade de tratamento.3838 Lipsey M. Design sensitivity: statistical power for experimental research. Newbury Park, CA: Sage; 1990.

Conclusão

As evidências relacionadas ao uso do brinquedo terapêutico sobre a ansiedade e comportamento de crianças submetidas a procedimentos invasivos ainda são questionáveis. A ausência, na maioria dos estudos, de uma geração de sequência aleatória para direcionamento dos sujeitos para os grupos controle e experimental e do sigilo de alocação são fatores que contribuem para esse questionamento. Uma outra questão que caracteriza importante fonte de viés é o não cegamento dos avaliadores.

Dessa forma, se fazem necessárias novas pesquisas que levem em consideração um maior rigor metodológico, principalmente no que se refere à alocação dos sujeitos, ao uso de instrumentos validados e ao cegamento do avaliador, para que possam minimizar o risco de viés relacionado a esses domínios.

  • Como citar este artigo: Silva RD, Austregésilo SC, Ithamar L, Lima LS. Therapeutic play to prepare children for invasive procedures: a systematic review. J Pediatr (Rio J). 2017;93:6-16.
  • ☆☆
    Estudo vinculado à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jan/Feb 2017

Histórico

  • Recebido
    2 Maio 2016
  • Aceito
    11 Maio 2016
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