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Percepção de estudantes do ensino fundamental quanto ao aleitamento materno e a influência da realização de palestras de educação em saúde

OBJETIVO: Avaliar a percepção de estudantes do ensino fundamental em relação ao aleitamento materno e a influência de palestra educativa sobre seus conhecimentos. MÉTODOS: Realizou-se um estudo transversal em cinco escolas, envolvendo 503 estudantes da quarta à oitava série, de ambos os sexos, divididos em dois grupos, controle (n = 215) e de intervenção (n = 288), para avaliar a influência de palestra educativa. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário contendo 30 questões sobre diferentes aspectos da amamentação. A intervenção consistiu em uma palestra com duração de 30 minutos realizada nas escolas. RESULTADOS: A palestra aumentou o número de alunos que responderam que o leite materno é o mais adequado para a criança (p < 0,05) e que o ato de amamentar é a forma mais prática de alimentação (p < 0,05). Houve redução na intenção de realizar a suplementação alimentar no primeiro mês de vida (p < 0,05) e na oferta de chupeta ao bebê (p < 0,05). Após a intervenção, menos da metade das meninas optaria por um tempo de aleitamento igual a 1 ano ou mais (39,1% no grupo controle versus 43,2% no de intervenção); verificou-se o oposto para o sexo masculino (54,7% no controle versus 51,7% no de intervenção). Os meninos souberam citar vantagens específicas da amamentação para as mães com maior freqüência (37,1%), quando comparados ao sexo feminino (19,9%). CONCLUSÃO: Os resultados indicam que palestras de educação em saúde, realizadas em escolas, exercem influência benéfica sobre o conhecimento, percepção e atitudes em relação ao aleitamento materno.

Aleitamento materno; educação em saúde; estudantes


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