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Avaliação audiológica de crianças com HIV/AIDS: uma metanálise Como citar este artigo: Bentivi JO, Azevedo CM, Lopes MK, Rocha SC, Silva PC, Costa VM, et al. Audiological assessment of children with HIV/AIDS: a meta-analysis. J Pediatr (Rio J). 2020;96:537-45. , ☆☆ ☆☆ Estudo vinculado à Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA, Brasil.

Resumo

Objetivo:

Analisar os resultados da avaliação audiológica de crianças com HIV e AIDS.

Coleta dos dados:

Revisão sistemática realizada em maio de 2019 nas bases Web of Science, Pubmed, SciELO e Scopus. Relatos de caso e artigos originais foram incluídos, sem limitação quanto ao país ou ano de publicação.

Síntese dos dados:

Foram identificados 278 artigos, sendo que 26 foram incluídos, nos quais o HIV/AIDS foi mostrado como fator de risco para perda auditiva (OR = 5.364; p = 0.00). Os estudos utilizaram diferentes exames audiológicos, com diferentes metodologias. Não houve diferença com relação ao tipo de perda auditiva (p = 0.119).

Conclusão:

Sugere-se estudos longitudinais usando o mesmo tipo de exame em todas as fases para possibilitar melhor acompanhamento dos efeitos do HIV na audição da criança e estudos que tragam mais detalhes metodológicos. O conhecimento da influência do HIV no sistema auditivo infantil pode levar à promoção de medidas que minimizem a prevalência da perda auditiva, possibilitem diagnóstico precoce e permita reabilitação em tempo hábil para não comprometer o desenvolvimento infantil.

PALAVRAS-CHAVE
Vírus da imunodeficiência humana; AIDS; Audiologia; Perda auditiva

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