Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da qualidade do transporte inter-hospitalar neonatal feito pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)

OBJETIVO:

Verificar a qualidade do transporte neonatal feito pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

MÉTODOS:

Estudo observacional transversal de antes e depois, de março a agosto de 2013. Usou-se instrumento validado de avaliação do transporte, o Transport Risk Index of Phisiologic Stabilit (Trips). Foram analisadas características dos recém-nascidos, intercorrências de aspecto médico e mecânico (das máquinas e da ambulância) e a estabilidade, antes e depois do transporte. Os testes foram aplicados com 95% de confiança. As variáveis numéricas estão representadas pelas medidas de tendência central e de dispersão. As variáveis categóricas foram avaliadas pelo teste exato de Fisher. Na comparação das variáveis entre os grupos usou-se o teste t de Student para as distribuições normais, o teste exato de Fisher, quando indicado, e o de Mann-Whitney para as não normais.

RESULTADOS:

Foram transportados de unidades de baixo risco para unidade de terapia intensiva neonatal 33 recém-nascidos. Prevaleceram o gênero masculino (57,6%) e a idade gestacional a termo (63,6%). Peso de nascimento abaixo de 2.500 g foi encontrado em 39,4% dos recém-nascidos. Insuficiência respiratória foi responsável por 42,4% das solicitações. A duração média do transporte foi de 58 minutos, sem intercorrências médicas ou mecânicas. O escore Trips piorou em 15% dos pacientes e nesse grupo de RN a média da temperatura inicial de 36,46 ± 0,19 diminuiu de forma significativa para 36,08 ± 0,22 (p = 0,041).

CONCLUSÃO:

O transporte feito pelo Samu foi adequado para a maioria dos recém-nascidos. A oscilação da temperatura corporal foi a única variável importante para alteração do escore no transporte.

Serviços de Transporte; Recém-nascido; Serviços Médicos de Emergência


Sociedade Brasileira de Pediatria Av. Carlos Gomes, 328 cj. 304, 90480-000 Porto Alegre RS Brazil, Tel.: +55 51 3328-9520 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: jped@jped.com.br