Acessibilidade / Reportar erro

Intervenções para redução de acidentes na infância: revisão sistemática Como citar este artigo: Barcelos RS, Del-Ponte B, Santos IS. Interventions to reduce accidents in childhood: a systematic review. J Pediatr (Rio J). 2018;94:351-67.

Resumo

Objetivo:

Revisar a literatura sobre intervenções voltadas à prevenção de acidentes na infância.

Fonte dos dados:

As bases PubMed, Web of Science e Bireme foram rastreadas por dois revisores independentes, com os termos accidents, accident, injuries, injury, clinical trial, intervention, educational intervention e multiple interventions, e suas combinações, presentes no título ou resumo do artigo, sem limites, exceto o período de publicação (2006-2016), e estudos realizados em humanos.

Síntese dos dados:

Foram localizados inicialmente 11.097 títulos. Foram selecionados 15 artigos para esta revisão, dos quais 11 eram ensaios randomizados (quatro feitos em domicílios, cinco em serviços de saúde e dois em escolas) e quatro, ensaios não randomizados realizados em domicílios. Quatro dos estudos randomizados foram analisados por intenção de tratar e mostraram efeito favorável da intervenção: redução de fatores de risco para acidentes, diminuição do número de atendimentos médicos por acidentes, menor frequência de comportamentos de risco e maior conhecimento dos pais sobre prevenção de acidentes na infância.

Conclusão:

As lesões traumáticas na infância são passíveis de prevenção primária por meio de estratégias que levem em conta a idade e o nível de desenvolvimento da criança, bem como aspectos estruturais do ambiente.

PALAVRAS-CHAVE
Acidentes; Lesões acidentais; Infância; Estudos experimentais

Sociedade Brasileira de Pediatria Av. Carlos Gomes, 328 cj. 304, 90480-000 Porto Alegre RS Brazil, Tel.: +55 51 3328-9520 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: jped@jped.com.br