Acessibilidade / Reportar erro

Adiposidade, inflamação e vitaminas lipossolúveis em adolescentes Como citar este artigo: Paes-Silva RP, Gadelha PC, Lemos MC, Castro CM, Arruda IK, Diniz AS. Adiposity, inflammation and fat-soluble vitamins in adolescents. J Pediatr (Rio J). 2019;95:575-83.

Resumo:

Objetivo:

Avaliar a associação entre processo inflamatório, adiposidade e as vitaminas A, D e E em adolescentes, segundo o sexo.

Métodos:

Estudo transversal com adolescentes de 12 a 19 anos de ambos os sexos de escolas públicas de Recife. Foi utilizado um questionário para coleta de dados socioeconômicos, de estilo de vida e de consumo alimentar dos adolescentes. Em seguida, realizou-se a avalição antropométrica e coleta de sangue para análise das concentrações séricas de α-1-glicoproteína ácida, retinol, β-caroteno, α-tocoferol e 25-hidroxivitamina D.

Resultados:

Os níveis de α-1-glicoproteína ácida foram maiores na obesidade abdominal de ambos os sexos. Os meninos com níveis séricos insuficientes de α-tocoferol expressaram níveis reduzidos de α-1-glicoproteína ácida (p = 0,03) e apresentaram um maior risco de deficiência de 25-hidroxivitamina D e β-caroteno na adiposidade total e abdominal, enquanto as meninas mostraram maior risco de insuficiência de β-caroteno com a obesidade abdominal (RP 1,33; IC 95% 1,2-1,5).

Conclusão:

A adiposidade abdominal reflete maior risco de inflamação e causa alterações distintas nas concentrações das vitaminas lipossolúveis, de acordo com o sexo.

Palavras-chave
Obesidade; Inflamação; Adolescentes; Vitaminas

Sociedade Brasileira de Pediatria Av. Carlos Gomes, 328 cj. 304, 90480-000 Porto Alegre RS Brazil, Tel.: +55 51 3328-9520 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: jped@jped.com.br