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Vogais sustentadas e fala encadeada na avaliação perceptivo-auditiva da intensidade da disfonia

OBJETIVO: A avaliação perceptivo-auditiva da disfonia pode ser influenciada pelo tipo de tarefa utilizada para eliciar o julgamento clínico, como vogais sustentadas versus fala. Este estudo explorou a classificação da intensidade de disfonia, analisando (a) as diferenças encontradas entre os resultados das tarefas de voz e fala, (b) a influência da tarefa usando estímulos combinados de vogais sustentadas e fala, e (c) as diferenças na confiabilidade interavaliadores de acordo com as tarefas analisadas. MÉTODOS: Cinco avaliadores experientes classificaram a intensidade da disfonia em amostras de vogais sustentadas e fala encadeada de 39 sujeitos com vários distúrbios vocais e diferentes graus de alteração. RESULTADOS: Os dados confirmaram que as vogais sustentadas foram avaliadas como mais desviadas em relação às tarefas de fala. Além disso, a intensidade da disfonia em amostras de fala concatenada é menos influenciada pela vogal sustentada. Finalmente, não houve diferenças na confiabilidade interavaliadores entre as classificações da intensidade da disfonia quando comparados os resultados da análise de vogais sustentadas e fala. CONCLUSÃO: Com base nos resultados, os dois tipos de tarefas (vogal sustentada e fala) devem ser utilizados para o julgamento clínico na avaliação perceptivo-auditiva da intensidade da disfonia.

Percepção auditiva; Qualidade vocal; Avaliação; Disfonia; Fonética


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