Acessibilidade / Reportar erro

Otimização do teste de tetrazólio para avaliação da qualidade de sementes de Platymiscium floribundum, Lonchocarpus muehlbergianus e Acacia polyphylla DC.

Resumo:

O teste de tetrazólio (TZ) é uma alternativa aos testes de germinação que, geralmente, demandam de maior tempo de execução. Para sua utilização é necessário o desenvolvimento de metodologias especificas de aplicação, determinando a concentração e o tempo de exposição das sementes ao sal. Assim, com este trabalho busca-se (i) otimizar a aplicação do TZ em sementes florestais de Platymiscium floribundum Vog., Lonchocarpus muehlbergianus Hassl. e Acacia polyphylla DC., reduzindo a subjetividade da interpretação dos resultados e (ii) adequar metodologias para avaliar a qualidade de sementes por meio do TZ. Para a realização dos testes, as sementes foram submetidas a tempos de imersão e concentrações (0,1; 0,5 e 1,0%) em solução de 2, 3, 5 trifenil cloreto de tetrazólio. Cada semente foi avaliada por cor, tamanho e localização das manchas em três zonas de baixo, médio e alto impacto para a capacidade de germinação e, classificada em três classes de vigor. As concentrações e tempo de imersão ideais para cada espécie foram: P. floribundum - 0,5 e 1,0% por 60 minutos; L. muehlbergianus - 0,1% por 6 horas e A. polyphylla - 0,5% por 4 horas. O protocolo e a metodologia apresentaram alta eficiência de acordo com os parâmetros estabelecidos.

Termos para indexação:
viabilidade; análise de sementes; vigor

ABRATES - Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes Av. Juscelino Kubitschek, 1400 - 3° Andar, sala 31 - Centro,, CEP 86020-000 Londrina/PR - Londrina - PR - Brazil
E-mail: jss@abrates.org.br