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Comportamento e análise do ruído ferroviário na cidade de Santa Maria

Resumo

O trabalho teve por objetivo analisar o comportamento do ruído ferroviário na cidade de Santa Maria/RS, por meio da elaboração de uma expressão que demonstra a contribuição individual das variáveis estudadas (velocidade e distância). Foram utilizadas medições de campo e dados retirados de pesquisas semelhantes, objetivando maior confiabilidade nos resultados apresentados e possibilitando a ampliação da utilização do modelo proposto. Como no Brasil ainda não existem normas especificas para o estudo realizado, as regulamentações NBR 10151 e o Código de Posturas de Santa Maria foram utilizadas para o procedimento de coleta de dados e analise dos resultados. Os dados foram coletados na estação da GARE e na passagem de nível da Rua Sete de Setembro. Verificou-se que os valores obtidos estavam acima dos limites especificados pelas normativas existentes, sendo 72,88 dB e 83,42 dB o menor e o maior encontrados, respectivamente. Os resultados encontrados a partir dos estudos foram analisados em conjunto com os dados de Spechtet al. (2012)Specht, L. P. ; Kohler, R. ; Bronzatti, G.(2012) . Ruído causado pelo transporte ferroviário em um segmento urbano: estudo do caso da cidade de Ijuí-RS. Teoria e Prática na Engenharia Civil (Online), v. 19, p. 13-23., montando-se curvas de ruídos que se mostraram relevantes e confiáveis para velocidades de 0 a 25 km/h e distâncias do receptor de 0 a 20m.

Palavras-chave:
ferrovias; ruído; modeloestatístico

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