Acessibilidade / Reportar erro

Aplicação de novo modelo simulação de fusões ao transporte aéreo

Applying a new merger simulation model to the airline industry

Resumos

Este artigo apresenta o Antitrust Mixed Logit Model (AMLM), uma metodologia nova que demonstra como calibrar os parâmetros de um modelo de demanda mixed-logit e simular os efeitos unilaterais decorrentes de uma fusão horizontal. A principal vantagem sobre a versão mais simples que utiliza o modelo logit (Antitrust Logit Model, ALM, desenvolvido por Werden e1994) é a flexibilidade da demanda, o que resulta em elasticidades mais plausíveis e, conseqüentemente, previsões mais plausíveis sobre o efeito de fusões. Ao contrário de abordagens econométricas, o AMLM compartilha com o ALM atributos interessantes para autoridades de defesa da concorrência: requer poucos dados e é rápido de processar. Utilizam-se dados fictícios para ilustrar a operação, principais inputs e outputs do AMLM e comparar os resultados com outros modelos como ALM e o PCAIDS (Proportionally Calibrated Almost Ideal Demand System). Adicionalmente, aplica-se o modelo AMLM às simulações entre várias empresas que compõem o mercado de transporte aéreo de passageiros, incluindo a recente fusão real entre GOL e WEBJET.

transporte aéreo; mixed logit; simulação de fusão; defesa da concorrência


This paper presents the Antitrust Mixed Logit Model (AMLM), a novel methodology that shows how to calibrate the parameters of a mixed-logit demand model and simulate the competitive effects of horizontal mergers. The major advantage over the simpler Logit version (the Antitrust Logit Model, ALM, developed by Werden and Froeb,1994) is flexibility, resulting in more reasonable elasticities and consequently more plausible predictions of merger effects. Moreover, unlike the econometric approaches, the AMLM shares with the ALM the attributes that are particularly appealing to antitrust agencies, given time and data constraints they usually face: low data requirement and high computational speed. The methodology is illustrated with fictitious data to compare the results with other competing models, such as ALM and PCAIDS. Additionally, the model is applied to simulate several mergers in the Brazilian airline industry, including the recent actual merger between GOL and WEBJET merger.

airline industry; mixed logit; merger simulation; competiiton policy


  • Berry, S. (1994) Estimating Discrete-Choice Models of Product Differentiation. Rand Journal of Economics, vol. 25, n. 2, pp. 242-262.
  • Berry, S., Levinsohn, J. e Pakes, A. (1995) Automobile Prices in Market Equilibrium.Econometrica, vol. 63, n. 4, pp. 841-890.
  • Budzinski, O. e Ruhmer, I. (2009) Merger simulation in competition policy: a survey. Journal of Competition Law & Economics, vol. 6, n. 2, pp. 277-319.
  • Epstein, R. J. e Rubinfeld, D. L. (2002) Merger Simulation: A Simplified Approach with New Applications. Antitrust Law Journal, vol. 69, pp. 883-919.
  • Epstein, R. J. e Rubinfeld, D. L. (2004) Merger Simulation with Brand-Level Margin Data: Extending PCAIDS with Nests. Advances in Economic Analysis & Policy, vol. 4, n. 1, p.1.
  • Ferreira, N. S. (2011) Estudo empírico de práticas predatórias de companhias aéreas. Journal of Transport Literature, vol. 5, n. 3, pp. 89-122.
  • McFadden, D. (1974) Conditional Logit Analysis of Qualitative Choice Behavior. In: Zarembka, P., (ed.) Frontiers in Econometrics New York: Academic Press.
  • Nevo, A. (2000) Mergers with Differentiated Products: The Case of the Ready-to-Eat Cereal Industry, Rand Journal of Economics, vol. 31, pp. 395-421.
  • Nevo, A. (2001) Measuring Market Power in the Ready-to-Eat Cereal Industry, Econometrica, vol. 69, n. 2, pp.307-342.
  • Petrin, A. (2002) Quantifying the benefits of New Products: The Case of the Minivan. Journal of Political Economy, vol. 110, n. 4, pp. 705-729.
  • Vassallo, M. D. (2010) Simulação de Fusão com Variações de Qualidade no Produto das Firmas: Aplicação para o Caso do Code-Share Varig-TAM. Journal of Transport Literature, vol. 4, n. 2, pp. 50-100.
  • Werden, G. J. e Froeb L. M. (1994) The Effects of Mergers in Differentiated Products Industries: Logit Demand and Merger Policy. Journal of Law, Economics, & Organization, vol. 10, pp. 407-426.
  • Werden, G. J. e Froeb L. M. (2008) Unilateral Competitive Effects of Horizontal Mergers. In: Buccirossi, P. (ed.) Handbook of Antitrust Economics Cambridge: MIT Press.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    18 Jun 2014
  • Data do Fascículo
    Out 2014

Histórico

  • Recebido
    18 Jun 2013
  • Aceito
    18 Out 2013
  • Revisado
    05 Jul 2013
Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes Universidade Federal do Amazonas, Faculdade de Tecnologia - Pavilhão Rio Japurá - Setor Norte, Av. Gal Rodrigo Otávio, n. 3000, Coroado, CEP 69077-000, Tel.: (55 92) 3305-4613 | 3305-4607 - Manaus - AM - Brazil
E-mail: editor.jtl@gmail.com