O bom planejamento dos fluxos de mercadorias no meio urbano requer o conhecimento da matriz Origem Destino de cargas. Esse estudo tem como objetivo geral propor uma metodologia para estimar fluxos de cargas a partir de dados secundários, empregando princípios de modelos baseados em atividades e avaliar sua aplicabilidade. Os métodos tradicionalmente utilizados para obtenção de uma matriz OD têm um custo elevado e dificuldades metodológicas de coleta de dados, inviabilizando, muitas vezes, sua atualização. A metodologia proposta se baseia nas variáveis localização, tipo de atividade, e variável explicativa do modelo de geração de viagens e compreende as etapas de definição da área de estudo, zoneamento, escolha dos segmentos econômicos, coleta e tratamento de dados secundários, geração de viagens, modelagem da distribuição e calibração. A metodologia foi aplicada em Belo Horizonte (MG), tendo como base de dados o Cadastro Municipal de Contribuintes de 2011. O modelo foi construído a partir dos princípios de Integração de Uso do Solo e Transportes, com aplicação do modelo TRANUS. Para calibração, foram utilizados dados oficiais do município e pesquisas de campo anteriores. A metodologia se mostrou aplicável, sendo obtida uma matriz OD estimada compatível com os dados de referência.
logística urbana; fluxo de mercadorias; matriz OD; dados secundários; modelo de atividades