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As potencialidades do mercado da aviação chinesa para o aeroporto internacional de Lisboa: análise de modelagem empírica

The potentialities of Chinese airline market for Lisbon international airport: empirical modeling analysis

Resumos

A elaboração do presente artigo tem como principal objectivo analisar as potencialidades do mercado da aviação chinesa que se encontra em franca expansão no âmbito do desenvolvimento do aeroporto internacional de Lisboa através de uma análise empírica baseada em modelos com dados de painel aplicados ao contexto dos transportes, nomeadamente o sector do transporte aéreo. Para além do objectivo apresentado anteriormente foi analisado o conceito de nível de circuito e, pela primeira vez, aplicado ao contexto português de forma a verificar o seu carácter benéfico para o desenvolvimento e adequado aproveitamento das condições geográficas da principal infra-estrutura aeronáutica portuguesa. Utilizou-se dois modelos gravitacionais com dados em painel. Estes modelos econométricos permitem o estudo da atractividade entre a origem e o destino no transporte aéreo. Neste trabalho encontra-se uma breve reflexão e introdução de um conceito ainda pouco explorado na bibliografia mundial e nomeadamente no sector do transporte aéreo, o nível de circuito. A aplicabilidade deste conceito no presente trabalho de investigação permitiu aferir a qualidade geográfica de um conjunto de infra-estruturas aeroportuárias que servem de hub em determinadas rotas, concluindo-se que quanto menor for este parâmetro melhor a qualidade de serviço deste hub, sendo como tal possível afirmar que nenhum outro desvio de rota permite transportar os passageiros num período de tempo mais reduzido.

Lisboa; modelo gravitacional; modelo de dados em painel; nível de circuito; transporte aéreo


The development of this paper aims to analyze the potential of the Chinese aviation market that is booming in the development of the Lisbon International Airport through empirical analysis based on panel data models applied to the transport context, in particular in the air transport sector. In addition to the previously stated objective was analyzed the concept of circuit level and, for the first time, applied to the national context in order to verify its beneficial nature for the development and appropriate use of geographical conditions of the main Portuguese aviation infrastructure. Two gravity models with panel data were used. These econometric models allow the study of attractiveness between origin and destination in air transport. In this paper there is a brief reflection and introducing of a new concept that is still little explored in the world literature and particularly in the aviation sector, the circuit level. The applicability of this concept in this research work allowed the assessment of the geographical quality of a set of airport infrastructure serving hub on certain routes, concluding that the lower this parameter the best is the quality of service at this hub, and as such possible to say that no other route diversion let them to carry passengers in a shorter period of time.

Lisbon; gravity model; panel data modeling; circuit level; air transport


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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    18 Jun 2014
  • Data do Fascículo
    Out 2014

Histórico

  • Recebido
    27 Jul 2013
  • Aceito
    07 Jun 2014
  • Revisado
    15 Mar 2014
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