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Journal of Transport Literature, Volume: 6, Número: 1, Publicado: 2012
  • Introducing the volume 6, number 1 of JTL

  • Avaliação de privatizações de aeroportos e portos: uma síntese dos efeitos dos tipos de propriedades no desempenho Research Directory

    Vasigh, Bijan; Howard, Clara Vydyanath

    Resumo em Português:

    A avaliação dos efeitos da estrutura de propriedade sobre a eficiência tem recebido considerável atenção na literatura de gestão do transporte aéreo. Concessões privadas têm sido amplamente utilizadas tanto em países desenvolvidos e em desenvolvimento, como meio de aumentar a eficiência operacional. Uma vez que os aeroportos e portos marítimos são operacionalmente similares, este trabalho examina a literatura e os métodos utilizados para avaliar os efeitos da privatização em ambos os tipos de infraestrutura. Observa-se que o impacto da privatização sobre o desempenho depende não só do grau da privatização, mas da competição no mercado. Usando uma especificação de 4-níveis comumente empregada na literatura de portos, e que controla os graus de privatização, estimamos um modelo de fronteira estocástica para a eficiência do aeroporto em função da propriedade. Concluímos que as autoridades aeroportuárias nos Estados Unidos são tão eficientes quanto os aeroportos totalmente privatizados em outros lugares, devido a um elevado grau de competição e independência fiscal de outras entidades governamentais. Além disso, embora a privatização possa ser um mecanismo eficaz de introduzir corporativização em infraestruturas que se caracterizam pela concorrência pobres e controle direto do governo, a autoridade aeroportuária parece alcançar os benefícios da privatização em operação sem a transferência real de propriedade.

    Resumo em Inglês:

    Assessing the effects of ownership structure on efficiency has received considerable attention in the aviation management literature. Commercialization has been widely employed both in developing and developed countries as a means of increasing operational efficiency. Since airports and seaports are operationally similar, this paper examines the literature and methods used to assess the effects of privatization in both types of infrastructure. We observe that the impact of privatization on performance depends not only on the degree of privatization but on the competition in the market. Following a 4-level specification commonly employed in the seaport literature that captures degrees of privatization, we estimate a stochastic frontier model for airport efficiency as a function of ownership. We conclude that airport authorities in the United States are equally as efficient as fully privatized airports elsewhere, due to a high degree of competition and fiscal independence from the other governmental entities. Additionally, while privatization may be an effective mechanism of introducing corporatization into infrastructures that are characterized by poor competition and direct government control, the airport authority appears to achieve the benefits of privatization in operation without actual transfer of ownership.
  • Uso de análise envoltória de dados para mensurar eficiência temporal de rodovias federais concessionadas Diretório De Pesquisa

    Azevedo, Guilherme Henrique Ismael de; Roboredo, Marcos Costa; Aizemberg, Luiz; Silveira, Juliana Quintanilha da; Mello, João Carlos Correia Baptista Soares de

    Resumo em Português:

    O presente trabalho faz uso de Análise Envoltória de Dados para avaliar a eficiência temporal de rodovias federais que fazem parte do Programa de Concessão de Rodovias com base nos relatórios anuais publicados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) nos anos 2005 até 2008. Dois modelos DEA são considerados: o primeiro visa medir a eficiência da concessionária que administra a rodovia com relação ao uso de bens de capital e a gestão de pessoal na operacionalização da rodovia enquanto o segundo avalia a eficiência da rodovia com relação ao uso das receitas e investimentos em segurança. É proposto ainda um índice de eficiência global que é produto dos índices de eficiência dos dois modelos utilizados.

    Resumo em Inglês:

    The present study uses Data Envelopment Analysis (DEA) to evaluate the temporal efficiency of Brazilian federal highways that take part on the Highways Grant Program. The study is based on the annual reports published by Brazilian National Land Transport from 2005 to 2008. We apply two DEA models: the first one aims to evaluate the concessionaire of the highway efficiency regarding the use of capital goods and human resources while the second one measures the efficiency regarding the use of incomes and investments for the highway security. We also propose a efficiency global index which is the product of efficiency indices of the two models applied.
  • Como as conexões de passageiros nos aeroportos de São Paulo afetam as tarifas oferecidas ao paulistano Diretório De Pesquisa

    Paiva, Iara

    Resumo em Português:

    Ao embarcar em um avião nos aeroportos de São Paulo (Congonhas e Guarulhos), muitas vezes parte da aeronave já está ocupada por passageiros de outros locais que estão fazendo conexão ou escala. O objetivo do presente trabalho é avaliar como isso afeta o preço para os paulistanos. Uma análise de dados baseada em modelos econométricos foi realizada para verificar os efeitos de preço nos aeroportos. Considerou-se a restrição do aeroporto de Congonhas para conexões após o acidente da companhia aérea TAM em julho de 2007.

    Resumo em Inglês:

    When boarding an aircraft at the airports of Sao Paulo (Congonhas and Guarulhos), often part of the aircraft is already occupied by other passengers who are making local connection or scale. The objective of this study is to assess how this affects the price for citizens from Sao Paulo. A data analysis based on econometric models was performed to verify the effects of price at airports. The restriction of the Congonhas airport for connections after the accident of the airplane of TAM airline in July 2007 was considered.
  • Valor de tempo de viagem e idiossincrasia dos usuários do transporte regular e clandestino no Ceará: um estudo empírico via estimativa bayesiana Diretório De Pesquisa

    Silva, Francisco Gildemir Ferreira da

    Resumo em Português:

    Neste trabalho foi estudado o valor de tempo de viagem para transporte clandestino e regular. A base teórica é a do modelo de alocação de tempo de Becker (1965) se estendendo para a estrutura empírica proposta por Tuong e Hensher (1985a), tentando incorporar a idiossincrasias dos indivíduos no processo de estimação por uma abordagem empírica com fatores aleatórios tal como proposto por Train (1998) e Revelt e Train (1999). Os resultados indicam que a forma estrutural de Tuong e Hensher não é a mais adequada para o estudo, mas sim as propostas estruturadas de Becker (1965), DeSerpa (1971) ou a não estruturada tipo McFadden. Conclui-se, simulando uma redução em tempo de viagens do transporte regular de um minuto e utilizando o valor de tempo de viagem obtido no modelo a la McFadden que pode haver uma redução na demanda do clandestino e um retorno para a sociedade cearense da ordem de 167 mil reais.

    Resumo em Inglês:

    We study in this paper the travel time value for clandestine and regular transport. The theoretical basis is the time allocation model from Becker (1965) extending to the empirical framework proposed by Tuong and Hensher (1985a), incorporating the individuals idiosyncrasies in the estimation by an empirical approach to random parameters such as proposed by Train (1998) and Revelt and Train (1999). In despite of the structured model like Becker (1965) and DeSerpa (1971) or unstructured model like McFadden has been a applicable result the structural functional form of Tuong and Hensher is not applicable for the study. Simulating a reduction in one minute the travel time of the regular transport and using the travel time value from McFadden model we conclude that there may be a reduction in clandestine demand transport and a monetary return to Ceará society on the order of a hundred thousand dollars.
  • Aplicação de simulação para obtenção de soluções ao tráfego em rotatória da cidade de Manaus Diretório De Pesquisa

    Moita, Márcia Helena Veleda; Almeida, Ely Sena de

    Resumo em Português:

    O presente trabalho apresenta o desenvolvimento e simulação de modelo computacional para avaliar a proposição de soluções no tráfego urbano em uma rotatória na cidade de Manaus. Utilizou-se um software de simulação para representar o movimento de veículos que circulam na referida rotatória. O trabalho possibilitou diagnosticar a operacionalização da rotatória, identificando pontos críticos responsáveis pela formação de filas nas vias de acesso. Assim, foi possível avaliar e elaborar proposições para eliminação ou redução do alto índice de congestionamento na área sem a necessidade de execução de grande intervenção local. O cenário simulado mostrou que ações de cumprimento de sinalização existente, bem como inclusão das marcações ausentes na área da rotatória, a retirada de semáforos localizados nas vias de saídas da rotatória, entre outros, aliviam o congestionamento na área nos horários de pico quando comparado ao cenário que representa a situação atual.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents the development and simulation of computer simulation model to evaluate the proposed solutions in urban traffic in a roundabout in the city of Manaus. Using a simulation software to represent the movement of vehicles circulating in the roundabout. The work enabled to diagnose the traffic operation, identifying critical points responsible for the formation of queues on access roads. It was possible to evaluate and prepare proposals for elimination or reduction of high congestion in the area without the need for local implementation of major intervention. The scenario simulated showed that compliance with existing signs and markings absent inclusion of the traffic in the area, removal of traffic lights located in the process of leaving the roundabout, among others, relieve congestion in the area in peak hours when compared to the scenario that represents the current situation.
  • A expansão das vendas de automóveis tem algum impacto na demanda por ônibus no Brasil?: estudo econométrico da demanda por viagens intermunicipais Diretório De Pesquisa

    Ramis, Jacqueline Elhage

    Resumo em Português:

    A venda de veículos novos triplicou nos últimos sete anos. A fim de se avaliar o impacto gerado por este crescimento na demanda por ônibus, foi analisado o movimento de passageiros de ônibus intermunicipais a partir de 1996. Neste período, o Brasil experimentou a retomada do crescimento da economia, após a implementação do Plano Real. Houve mudanças em muitos setores da economia, especialmente com a tendência de crescimento do PIB. Preços de passagens de ônibus, custos com veículos, incentivos à aquisição de veículos novos e a sazonalidade do setor foram analisados através de modelos econométricos. Estes modelos indicaram que a demanda possui um comportamento muito marcado, mas nitidamente crescente, afetado principalmente pela economia como um todo e pelas férias de fim de ano.

    Resumo em Inglês:

    New vehicles retail sales increased three times over the last seven years in Brazil. In order to assess the impact on bus demand caused by this increase, Brazilian intercity bus passengers` movement was analyzed from the year 1996, when the country went trough an important period of economical development, after the implementation of Plano Real. During this period, there were significant changes in all economy sectors, specially with the GDP`s ascending performance. Intercity buses` prices, vehicle maintenance costs, aid access in acquiring new vehicles and seasonality, were analyzed through econometric models. These models indicated a cyclic and ascending performance, mainly influenced by the whole economy and summer vacation.
  • Como as companhias aéreas decidem o tamanho das aeronaves no mercado brasileiro?: estudo dos determinantes e projeções para a próxima década Diretório De Pesquisa

    Hermeto, Thyago Silva

    Resumo em Português:

    As companhias aéreas que operam no mercado brasileiro detêm o seguinte questionamento de planejamento estratégico de malhas: (1) considerando apenas o crescimento orgânico a uma taxa de 11,8% ao ano no período 2003-2008 de movimentação de passageiros, (2) considerando a limitação física dos principais aeroportos (3) considerando que a velocidade de realização de obras em infraestrutura aeroportuária vem se demonstrado aquém de acompanhar a velocidade do crescimento da demanda - qual deve ser o perfil ideal para a frota de aeronaves das companhias: equipamentos menores com perfil similar ao jatos da Embraer (disponibilidade de assentos em torno de 100 passageiros) ou aeronaves do perfil Airbus ou Boeing (disponibilidade superior a 140 assentos)? Realizou-se um estudo econométrico, através de uma regressão do tamanho médio de aeronaves utilizadas no Brasil. A etapa média praticada pelas companhias aéreas é a variável que ocasiona a escolha por aeronaves maiores, com a maior elasticidade estimada (37,9%); em contrapartida o aumento do PIB ocasiona uma escolha por aeronaves menores, 17,6% de elasticidade. Conclui-se que o cenário neutro mostrou ser mais coerente com a realidade de mercado, e em relação ao perfil da aeronave, considerando o período analisado (janeiro de 2011 até julho de 2014) havendo uma diminuição inicial em 6,5% em relação ao tamanho médio da aeronave em julho de 2010, e em julho de 2020 apresentará um aumento em 9,8%.

    Resumo em Inglês:

    In Brazilian market, all airlines companies have a complex problem to solve, regarding the ideal profile for the aircraft fleet: Embraer`s aircraft profile (availability of seats 100 passengers) aircraft or Boeing or Airbus profile (available above 140 seats)? To answer this question is necessary to think about the following boundary conditions: (1) the organic growth of passangers at a rate of 11,8%/year (2003-2008), (2) physical limitations of the major airports - the ability of the passenger terminal, number of lanes, number of slots in the apron area, (3) the rate of completion of infrastructure works in this short of monitoring the speed of demand growth displayed until the present moment. To address this issue, this econometric study presents the evolution of the average size of aircraft used in Brazil. The middle step practiced by airlines is the variable that causes the choice for larger aircraft, with elasticity of 37,9%, in contrast, GDP growth leads to a choice of smaller aircraft, elasticity of -17,6%. The conclusion is that neutral scenario proved to be more consistent with market reality, there is an initial decrease of 6.5% over the average size of the aircraft in July 2010 and July 2020 shows an increase of 9.8%.
  • A programação matemática como ferramenta de auxilio na gestão das operações de uma empresa aérea Diretório De Pesquisa

    Guterres, Marcelo Xavier; Albano, Cláudio Sognálio; Ferreira, Vera Lúcia Duarte

    Resumo em Português:

    As medidas de flexibilização impostas pelas autoridades aeronáuticas brasileiras, desde 1992, e intensificadas a partir de dezembro de 1997, através da concessão de maiores graus de liberdade no estabelecimento de tarifas e frequências por parte das empresas operadoras do transporte aéreo do País, propiciaram uma competição entre as empresas existentes até então nunca vistas, forçando-as a um novo tipo de posicionamento no mercado. O mercado competitivo fez com as empresas mudassem de uma política puramente operacional para uma política de negócios, visando à sobrevivência neste novo ambiente competitivo. Essas atuais características da indústria do transporte aéreo indicam uma ampla possibilidade de aplicação das técnicas de Pesquisa Operacional (PO) na solução dos problemas enfrentados pelas empresas. Primeiramente, este artigo busca mostrar as características atuais do mercado de transporte aéreo e os fatos que levaram a esta estrutura. A seguir é apresentada uma revisão de literatura que mostra as técnicas de Pesquisa Operacional que são utilizadas no fleet planning e finalmente é feito um estudo de caso que mostra uma aplicação de fleet assignment para uma pequena rede de voos regionais.

    Resumo em Inglês:

    The easing measures imposed by the Brazilian aviation authorities, since 1992, and intensified from December 1997 through the award of higher degrees of freedom in setting rates and frequencies by the air transport business operators in the country, led a competition among existing hitherto unseen, forcing them to a new type of market positioning. The competitive market has caused companies to change their policy to a purely operational business policy in order to survive in this new competitive environment. These characteristics of the current air transport industry indicate a wide possibility of application of the techniques of Operations Research (OR) in the solution of problems faced by companies. First, this article seeks to show the current characteristics of the air transport market and the events that led to this structure. The following is a review of the literature shows that the Operations Research techniques that are used in fleet planninge and finally done a case study that shows an application of fleet assignment for a small network of regional flights.
  • Percepção do atraso no transporte ferroviário: análise do caso na comunidade europeia Ensaios & Literaturas

    Hermeto, Thyago Silva

    Resumo em Português:

    Em função do alto grau de competitividade entre os modais de transporte na Europa, onde a perda de pequenas fatias de mercado pode significar a falência de empresas, o estudo da percepção de atrasos é de suma importância para otimizar o fluxo nas malhas de transportes existentes, bem como tomar a decisão pelo aumento da malha. Este trabalho tem como finalidade analisar, através de levantamento da literatura recente, os estudos que estão sendo feitos na atualidade. Ênfase maior será dada ao modelo praticado na Holanda. Por meio do processo de homogeneização, ou seja, a adequação para sanar os problemas de atrasos gerados pela elevada quantidade de estações ferroviárias em um determinado itinerário, se a rede como um todo fosse redistribuída, aponta-se para uma redução entre 21 e 37%. Como resultado, é possível afirmar que a cultura da comunidade europeia valoriza a qualidade do atendimento, sendo bastante sensível aos riscos e impactos dos atrasos. Consequentemente, nesta região há constante pesquisa e desenvolvimento de novas soluções logísticas.

    Resumo em Inglês:

    Due to the high degree of competitiveness among the sectors of transportation, based that the loss of small market share can mean the bankruptcy of enterprises, the study of the perception of delays has strategic importance to optimize transportation’ meshes as well as taking the decision by develop new meshes. This paper aims to analyze, through literature review, the concept used in new studies, emphasizing the model practiced in the Netherlands. Through the process of homogenization, ie, the adequacy to address the delay’s problems caused by the increased number of stations in a certain itinerary, if the network as a whole to be redistributed for a reduction from 21 to 37%. As a result, it is clear that the culture of the European community values the quality of care, being very sensitive to the risks and impacts of the delays. Consequently, this region is constant research and development of new logistics solutions.
  • A situação da infraestrutura aeroportuária na região norte e seu potencial apoio à aviação regional Ensaios & Literaturas

    Alves, Cláudio Jorge Pinto; Amaral, Frank Cabral de Freitas

    Resumo em Português:

    A Região Norte do Brasil compreende uma vasta superfície com escassez de infraestrutura de transportes em geral. Nesse trabalho se desenvolve um levantamento quantitativo e qualitativo da rede aeroportuária disponível na Região Norte do Brasil avaliando os atuais gargalos e propondo ações para que a Aviação Regional possa vir desempenhar seu papel de integração das espalhadas comunidades com os centros regionais.

    Resumo em Inglês:

    The North region of Brazil comprises a wide area with scarcity of transport infrastructure in general. This paper aims to show a quantitative and qualitative analysis of available airport network in the northern Brazilian region. Some current bottlenecks are identified and some actions are proposed. In this region is important that the aviation can play its role of the integration of the scattered communities with the most important regional centers.
  • Wrap around e a abertura de capital: possíveis alternativas para a expansão do sistema aeroportuário brasileiro Ensaios & Literaturas

    Freire, André Luís Macagnan

    Resumo em Português:

    O presente artigo traz elementos que contribuem para o debate político-midiático travado no contexto das reformas de infraestrutura no Brasil, no momento de preparação para os eventos esportivos de 2014 (Copa do Mundo da FIFA) e 2016 (Jogos Olímpicos). Nessa fase, o que está sendo colocado em pauta é a possibilidade de trespasse do domínio e/ou da administração dos aeroportos do Poder Público à iniciativa privada, e o modo como esse processo deve ser realizado. Constatadas as falhas estruturais do modelo aeroportuário, são apresentados dois instrumentos jurídicos capazes de viabilizar as mudanças necessárias no transporte aéreo brasileiro, com base na experiência internacional e na realidade administrativa do país. Concessões com cláusulas de wrap around additions, assim como na expansão verificada no aeroporto internacional de Chicago, e abertura de capital da autoridade gestora dos aeroportos, como visto em Birmingham, constituem meios céleres e vantajosos para desenvolver as estruturas existentes e atrair investimentos.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents important elements to contribute to the current debate about Brazil's infrastructure reforms, which come as a preparation for the international sporting events of 2014 (FIFA World Cup) and 2016 (Olympic Games). In this phase, the agenda points to the possibility of transferring the domain and/or management of the airports from de government to private enterprises, and to the way should this process be conducted. Seeing the insufficiencies of the current infrastructure, it presents two legal instruments that can help achieving necessary changes, based on the international experience and the legal and administrative aspects of the country. It suggests two rapid and beneficial ways to develop existing structures and to attract investment: concession contracts with wrap around addition clauses, as observed in Chicago international airport's expansion, and initial public offer (IPO) of the airports' management authority's stocks, as seen in the case of Birmingham.
  • Acordo de céus abertos entre EUA e União Européia: uma visão geral Ensaios & Literaturas

    Vieira, Bruno Cardoso

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta uma visão geral do processo de liberalização do mercado aéreo entre os Estados Unidos e os países membros da União Européia, que resultou na assinatura de um acordo de Céus Abertos entre tais países, em sua primeira fase, em 2007. Este acordo representa um marco no cenário de liberalização do tráfego aéreo internacional com resultados impactantes para os países envolvidos. A análise do desenvolvimento das negociações e dos avanços obtidos em direção a uma maior flexibilização da aviação civil entre os países envolvidos demonstra que há necessidade de maior cooperação para a resolução dos impasses estabelecidos, promovendo meios para uma implementação futura de uma área de aviação aberta entre os Estados Unidos e a União Européia de forma estável e sustentada. Destaca-se ainda a relevância desta análise para países que vêm aplicando políticas de flexibilização do setor aéreo, como o Brasil, os quais podem se valer das questões, impasses e desafios que se apresentaram no caso dos Estados Unidos e da União Européia.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents an overview of the liberalization process of the air market between the United States and the member states of the European Union, which resulted in the signing of an Open Skies agreement among these countries, in its first phase, in 2007. This agreement represents a milestone in the scenario of liberalization of the international air traffic with important results for the countries involved. The analysis of the negotiations development and obtained progress towards a further civil aviation flexibility among the involved countries evidences the need for greater cooperation to resolve the established conflicts, promoting means for a future implementation of an open aviation area between the United States and European Union on a stable and sustained manner. It is also emphasized the relevance of this analysis for countries that are applying easing policies in their air sector, such as Brazil, which may use the issues, conflicts and challenges that were presented in the case of United States and European Union
  • Modernização do sistema portuário no Brasil: uma proposta metodológica Ensaios & Literaturas

    Uderman, Simone; Rocha, Carlos Henrique; Cavalcante, Luiz Ricardo

    Resumo em Português:

    O artigo sistematiza uma proposta metodológica para apoiar estudos acerca do processo de modernização do sistema portuário no Brasil. Seu principal objetivo é estabelecer parâmetros e indicadores de desempenho que permitam comparar as condições gerenciais, operacionais e físicas dos portos nacionais. Para tanto, descreve o processo de modernização do sistema portuário brasileiro a partir da década de 1990 e define três dimensões relevantes atualmente assumidas pelos portos (gestão empresarial, cadeia de valor, desenvolvimento regional), propondo indicadores de comparação que permitem avaliar a situação e os avanços relativos observados. Adicionalmente, delimita o período da pesquisa e apresenta as principais fontes de informações empíricas identificadas. Por fim, sinaliza a continuidade dos trabalhos, prevendo a aplicação da metodologia a um conjunto de portos selecionados.

    Resumo em Inglês:

    The paper presents a methodological approach to support studies on the process of modernization of the Brazilian port system. Its main goal is to establish performance indicators to compare managerial, operational and physical conditions of the ports. To accomplish this goal, it describes the process of modernization of the Brazilian port system from the 1990s onwards. Then, the paper defines three relevant dimensions of the port system (management, value chain, and regional development) and sets indicators to evaluate and compare the situation of the ports. Additionally, defines the period of the research, and presents the major sources of empirical information. Finally, it suggests the application of the methodology to a selected set of ports.
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