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Journal of Transport Literature, Volume: 6, Número: 3, Publicado: 2012
  • Introducing the volume 6, number 3 of JTL

  • Análise de eficiência estimando fronteiras paramétricas Cobb-Douglas e translog: o caso de empresas de transporte rodoviário interestadual de passageiros por ônibus no Brasil Research Directory

    Martins, Francisco Giusepe Donato; Silva, Francisco Gildemir Ferreira da; Rocha, Carlos Henrique; Queiroz, Marcelo; Araújo, Carlos Eduardo Freire

    Resumo em Português:

    O tema sobre eficiência e produtividade de empresas que atuam em indústrias reguladas tem sido extensivamente discutido na literatura. No Brasil há poucos estudos sobre análise de eficiência e produtividade de empresas de transporte rodoviário interestadual de passageiros por ônibus (TRIP). Nesse sentido, esse trabalho tem três objetivos principais: escolher entre a função Cobb-Douglas e Translog qual a melhor função para medir a eficiência técnica no TRIP para o período de 2004-2006; comparar os escores de eficiência entre as empresas de TRIP; e fazer uma análise da dinâmica da eficiência no TRIP e os fatores que contribuíram para ganhos ou perdas de eficiência. Os resultados indicam uma queda de eficiência durante os anos analisados e que tal queda se deve provavelmente a expansão da capacidade instalada por aquisição de novos ônibus, o que pode ser uma estratégia de longo prazo para competição em quantidade. Em termos relativos, o aumento da produção de 2005 em relação à de 2004 corresponde a 4%, porém, foi acompanhada do aumento de 6% e de 26% de distância anual percorrida em km e de emprego de mão de obra (motoristas), respectivamente, e pela redução de 31% da frota utilizada, com comportamento semelhante para 2006.

    Resumo em Inglês:

    The theme about efficiency and productivity of companies that act in regulated industries have been extensively discussed in literature. In Brazil, there are just a few studies about the analysis of efficiency and productivity of interstate passenger coach transportation (trip). in this sense, this paper has three main objectives: to choose between the Cobb-Douglas and translog functions which is the best function to measure the technical efficiency on trip for the period of 2004-2006; to compare the efficiency scores among the companies of trip; and to make an analysis of the efficiency dynamic on trip and the factors that contributed for the gains and losses of the efficiency. It can be a strategy to competition in a long term. The results indicate a loss of efficiency during the years analyzed and this loss is probably due to the expansion of the capacity installed by acquisition of new buses, it can be a strategy to compete in quantity. The increase in production in 2005 based on 2004 is 4%; however, it was accompanied by an increase of 6% and 26% of annual distance traveled in km and employment of labor (drivers,) respectively, and 31% reduction in fleet use, with similar results for 2006.
  • Marco regulatório do transporte rodoviário interestadual de passageiros e opções reais Diretório De Pesquisa

    Rocha, Carlos Henrique; Britto, Paulo Augusto P. de

    Resumo em Português:

    A doutrina jurídica referente ao transporte rodoviário interestadual de passageiros (TRIP) não estabelece o início da oferta do serviço diferenciado na respectiva linha do serviço convencional. Este artigo mostra que se pode fixar calendário para o início desse serviço no TRIP. O calendário é construído à luz de um ramo da teoria de economia financeira, especificamente, da teoria das opções reais. Demonstra-se que é possível ter: (a) linhas sem a oferta do serviço diferenciado durante toda a permissão do serviço convencional, (b) linhas que ofertarão o serviço anos após o início da permissão do convencional e (c) linhas que ofertarão imediatamente o serviço diferenciado. Defende-se que as normas que dispõem sobre o TRIP sejam emendadas. Advoga-se que a metodologia proposta seja empregada pelo ente regulador do transporte interestadual de passageiros por ônibus para se determinar se e quando uma dada linha deve ser servida por serviço diferenciado.

    Resumo em Inglês:

    The Brazilian legal doctrine on interstate bus passengers (TRIP) gives to the concessionaire the option to supply a premium service alongside to the conventional one during the concession period. Not being on obligation, the concessionaire is free to access the private benefit from supplying this premium service. This article argues that this option should be regulated by the Regulatory Agency. By doing so, the value of the option could be internalized by the regulatory framework, as well as a timetable for the commencement of the premium service. The schedule is constructed in the light of a branch of the theory of financial economics, specifically the theory of real options. Demonstrates that it is possible to have: (a) lines without the offer of differentiated service throughout the permission of the conventional service, (b) the service lines that will supply years after the start of permission from the conventional and (c) lines immediately supply the differentiated service. It is argued that the legal doctrine on the TRIP has to be amended. The argument is that the proposed methodology is employed by the regulator of interstate transportation of passengers by bus to determine if and when a given row must be served by different service.
  • Efeito da antecedência de compra nas variações de preço das passagens aéreas: o caso da região metropolitana de São Paulo Diretório De Pesquisa

    Nascimento, Marcus Vinícius

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo concentra-se em avaliar se existem variações na prática de descontos das passagens aéreas compradas com antecedência entre os voos regionais e ponte aérea e entre voos na alta e na baixa estação. Com o auxílio de um modelo econométrico e com a coleta de dados em um período de três anos (2008, 2009 e 2010) de voos com origem nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas, foi observado que a antecedência de compra para voos de ponte aérea reflete em desconto médio de 37%, enquanto para os voos regionais o desconto observado é de 24.3%. Na alta estação os voos passam a ter maiores descontos, em relação à baixa, a partir de compras com antecedência de 30 dias da data do voo. A principal explicação para os resultados pode ser embasada na segmentação entre os passageiros que viajam a negócio e a lazer.

    Resumo em Inglês:

    This paper focuses on evaluate whether there are variations in the practice of discount in advanced airline fare purchase in regional and airlift flights and flights between the high and low season. With the aid of an econometric model and a data collection over a period of three years (2008, 2009 and 2010) of flights with origin from Guarulhos and Congonhas airports, it was observed that the advance purchase for airlift flights reflected in average discount of 37%, while for regional flights the discount of 24.3% is observed. . In relation with low season, the high season flights have larger discounts just after purchase with 45 days from the flight date. The main explanation for the results can be grounded in segmentation between passengers who travel for business and leisure.
  • Modelagem de previsão de navegabilidade em rios da Amazônia: ferramenta web de suporte aos usuários do transporte aquaviário Diretório De Pesquisa

    Kuwahara, Nelson; Lago Neto, João Caldas do; Abensur, Themis da Costa

    Resumo em Português:

    Na Amazônia observou-se nas últimas décadas crescimento de registros de impactos sociais, econômicos e ambientais provocados pela redução abrupta dos níveis dos rios. Os eventos de seca na região nos anos de 2010 e 2005 resultaram em graves problemas. Em 25/10/2010 o Rio Negro Atingiu a cota mínima de 13,63 metros, 1 cm menor do que a maior registrada no histórico de medições que foi de 13,64 em 30/10/1963. Em vários momentos destes períodos de Seca decretou-se estado de emergência em grande número de municípios, face ao isolamento provocado pela interrupção na mobilidade e acessibilidade, pois em grande parte destes a única forma de acesso é por transporte aquaviário. Assim, visando dar suporte à prevenção de efeitos adversos do "Isolamento na Amazônia" realizou-se modelagem da dinâmica hidrológica para previsão das variações de cotas dos rios. A ferramenta está baseada em modelo estatístico ARIMA, e como variável de análise e sustentação do modelo as cotas de rios. A ferramenta possibilitou processamento, análise e geração de informações de previsão de níveis dos rios e por consequência planejamento de viagens nas embarcações, com uso de sistema web para disponibilizar o acesso ao modelo.

    Resumo em Inglês:

    In the Amazon was observed in recent decades growth social, economic and environmental impacts caused by decrease in river levels. The drought events in the region in the years 2010 and 2005 resulted in serious problems. 25/10/2010 In the Rio Negro has reached the minimum quota of 13.63 meters, 1 inch smaller than the largest recorded in the history of measurements was 13.64 on 30/10/1963. At various times of drought is declared a state of emergency in many cities, due to the isolation caused by the interruption in the mobility and accessibility, because in most of these the only form of access is by river transportation. Thus, aiming to support the prevention of adverse effects of the "isolation in the Amazon" was held hydrologic modeling to predict the dynamics of changes in the dimensions of the rivers. The tool is based on statistical model ARIMA, and how variable the model analysis and support rivers levels. The tool allowed the processing, analysis and generation of information to forecast river levels and consequently on the craft travel planning, using a web system to provide access to the model.
  • Análise de modelo intermodal para escoamento da produção da soja no centro oeste brasileiro Diretório De Pesquisa

    Silva, Michael Pinheiro da; Marujo, Lino Guimarães

    Resumo em Português:

    Assumindo como premissa a integração com outro modal de transporte e como origem a cidade de Sorriso, maior produtora de soja do estado do MT, o modelo matemático de minimização de custo de transporte intermodal origem-destino, foi aplicado. Para tal, utilizou-se o software de otimização GUSEK, que permite a solução de modelos de Programação Linear e Programação Linear Inteira Mista. Seis rotas intermodais foram encontradas e o número de viagens para os portos de destino foram: Santos - SP (26.277.800 viagens/ano -modais: Rodoviário - Ferroviário), Paranaguá - PR (4.865.560 viagens/ano - modais: Rodoviário -Ferroviário), São Francisco do Sul - SC (8.278.890 viagens/ano - modais: Rodoviário - Ferroviário), Vitória - ES (4.062.220 viagens/ano - modais: Rodoviário - Ferroviário), Manaus - AM (7.990.830 viagens/ano - modais: Rodoviário -Hidroviário) e São Luiz - MA (226.667 viagens/ano - modais: Rodoviário -Ferroviário).

    Resumo em Inglês:

    Assuming as a premise the integration with another transportation mode, and assuming the city of Sorriso, the greatest soy manufacturer of the State of MT as the origin, the intermodal mathematic model of minimization of origin-destination transportation cost was applied. For such, the optimization software GUSEK was used, which allows the solution of models of Linear Programming or Mixed Integer Linear Programming. Six intermodal routes were found and the number of voyages for the destination ports were: Santos - SP (26.277.800 voyages/year - modes: Road -Railway), Paranaguá - PR (4.865.560 voyages/year- modes: Road - Railway), São Francisco do Sul - SC (8.278.890 voyages/year- modes: Road - Railway), Vitória - ES (4.062.220 voyages/year - modes: Road - Railway), Manaus - AM (7.990.830 voyages/year - modes: Road - Waterway) e São Luiz - MA (226.667 voyages/year - modes: Road -Railway).
  • Capacidade e nível de serviço do terminal de passageiros de um aeroporto regional - o caso de Ribeirão Preto Diretório De Pesquisa

    Coelho, Lígia Gesteira; Silva, Antônio Nélson Rodrigues da; Dinato, Antonio Carlos

    Resumo em Português:

    Com o rápido crescimento do transporte aéreo observado recentemente no Brasil, vários aeroportos estão convivendo com demandas que afetam o nível de serviço de terminais de passageiros. O objetivo deste estudo foi avaliar o nível de serviço oferecido no terminal de passageiros de um aeroporto regional. O caso estudado foi o aeroporto de Ribeirão Preto, no estado de São Paulo. A avaliação, com o método de Medeiros (2004), foi realizada em dois momentos: o atual (neste caso, a demanda observada em 2010) e para o ano de 2015. Os resultados mostraram que o atual nível de serviço dos componentes avaliados do terminal (que vão desde infraestruturas para embarque e desembarque até sanitários) é predominantemente Regular ou Insuficiente, com 69 % destes componentes incluídos em uma dessas duas classificações. No entanto, apesar do crescimento da demanda previsto para o futuro próximo, a avaliação realizada para 2015 não indica uma deterioração significativa do nível de serviço no terminal de passageiros, talvez explicado pelo nível de serviço global relativamente baixo hoje oferecido.

    Resumo em Inglês:

    With the rapid growth of air transport recently observed in Brazil, several airports are experiencing demands that affect the level of service of passenger terminals. The aim of this study was to evaluate the level of service offered in the passenger terminal of a regional airport. The case studied was the airport of Ribeirão Preto, in the state of São Paulo. The assessment was done with the method developed by Medeiros (2004), in two periods of time: the current situation (i.e., the actual demand in 2010) and the year 2015. The results have shown that the current levels of service of the terminal components assessed (which include since departure and arrival facilities until toilets) are predominantly Regular or Insufficient, with 69 % of the components in either one of those classifications. However, despite the substantial demand growth anticipated for the near future, the evaluation conducted for 2015 does not indicate a significant deterioration of the level of service in the passenger terminal. A possible explanation for that is the relatively low overall level of service already offered today.
  • Partir do aeroporto de Congonhas é mais caro que de Guarulhos? Um estudo econométrico dos preços das passagens aéreas Diretório De Pesquisa

    Ueda, Thiago Vinicius Alves

    Resumo em Português:

    O presente artigo visa identificar, através de um modelo de regressão linear com estimador de efeitos fixos para dados em painel, evidências que determinassem o aeroporto de partida mais barato partindo de São Paulo. Os resultados mostram que bilhetes aéreos partindo de Congonhas são quase 5% mais caros, entretanto, a situação tende a mudar, pois a crise financeira global afetou distintamente estes dois aeroportos. Ao se analisar a sazonalidade das estações do ano, tem-se que bilhetes aéreos adquiridos no verão e inverno, períodos que compreendem a alta estação, são mais caros em Guarulhos do que em Congonhas. E por fim, bilhetes aéreos adquiridos com antecedência apresentam maiores descontos em Guarulhos do que em Congonhas. Passagens adquiridas com 60 dias de antecedência bilhetes partindo de Guarulhos significam 41% de desconto nas passagens, enquanto que em Congonhas significam 38%.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to identify, through a linear regression model with fixed effects estimator for panel data, evidence that certain departure airport cheaper from Sao Paulo. The results show that air tickets departing from Congonhas are almost 5% more expensive, however, the situation tends to change as the global financial crisis affected distinctly these two airports. When analyzing the seasonality of the seasons, we have that airline tickets purchased in the summer and winter periods that comprise the high season, they are more expensive than in Guarulhos to Congonhas. Finally, airline tickets purchased in advance have higher discounts than in Guarulhos to Congonhas. Tickets purchased 60 days in advance tickets from Guarulhos mean 41% discount on tickets, while 38% mean in Congonhas.
  • Maximização da receita de uma rede de voos pelo método de algoritmos genéticos Diretório De Pesquisa

    Guterres, Marcelo Xavier; Carvalho, Henry Gomes de; Biondi Neto, Luiz; Silva, Antonio José da

    Resumo em Português:

    A competitividade entre as companhias aéreas exige o uso de técnicas inovadoras para previsão de demandas e maximização de receitas. A previsão de demanda está associada a variáveis internas, tal como o preço, e externas, tal como as condições econômicas. A maximização da receita, por sua vez, está associada ao planejamento operacional, tal como a programação de voos. Neste cenário, há uma ampla possibilidade de aplicação de técnicas de otimização. Inspirado nos mecanismos de evolução dos seres vivos, o método de algoritmos genéticos destaca-se pela facilidade de implementação, pois é aplicável em situações onde não se conhece o modelo matemático. A técnica apresenta bons resultados quando comparada com métodos determinísticos. Utilizando a técnica de algoritmos genéticos, este artigo mostra como é feita a modelagem do método para solução do problema de otimização para maximização de receita de uma rede de voos de uma pequena companhia aérea. É feita também, uma comparação entre os resultados obtidos pelos métodos de algoritmos genéticos e Simplex.

    Resumo em Inglês:

    Competitiveness among airlines requires using of innovative techniques to forecast of demands and maximization of revenue. The forecast of demand with associated to inner variables, such as price, and outer, such as economic conditions. The Maximization of revenue, is turn, with associated to the operational planning, such as flight schedules. In this scenario, there is a wide possibility of optimization techniques application. Inspired by the evolution mechanisms of living beings, the genetic algorithms method is distinguished by implementation ease; it is applicable in situations where you do not know the mathematical model. The technique present good results when compared to deterministic methods. Using the generic algorithms technique, this paper shows how is the modeling method for solving the optimization problem to maximize revenue a flight network from a small airline. It also made a comparison among the results obtained by the generic algorithm methods and Simplex.
  • Modelo para gestão ambiental de sistemas de transporte urbano por levitação magnética com aplicação da teoria fuzzy Diretório De Pesquisa

    Sucena, Marcelo Prado; Stephan, Richard Magdalena

    Resumo em Português:

    Objetiva-se com este trabalho, analisar, sob os princípios da sustentabilidade, os aspectos ambientais associados a sistemas para transporte urbano por levitação magnética, especificamente o MagLev-Cobra. Com base nesta análise, propor-se-á um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) para gerenciamento de indicadores previamente identificados para a fase operacional do sistema, que redundarão em um indicador único denominado Indicador de Sustentabilidade Sistêmica (ISS), que representará a condição ambiental do sistema no tempo. Tal ISS foi desenvolvido com o uso da Teoria Fuzzy que permite agregar variáveis qualitativas, quantitativas, lineares e não-lineares, com universos de discurso diferentes, em um mesmo modelo.

    Resumo em Inglês:

    The objective this study is, analyze, under the principles of sustainability, environmental issues associated with urban transport systems by magnetic levitation, specifically the MagLev-Cobra. Based on this analysis, it will propose an Environmental Management System (EMS) for managing previously identified indicators for the operational phase of the system, which will develop into a single indicator called Systemic Sustainability Indicator (SSI), which represent the condition system's environmental in time. This SSI was developed using the Fuzzy Theory that allows adding variables qualitative, quantitative, linear and nonlinear, with different universes of discourse, in the same model.
  • Técnicas exploratórias para localizar potenciais usuários de transporte público urbano Ensaios & Literaturas

    Alves, Víctor Frazão Barreto; Silva, Antônio Nélson Rodrigues da; van der Waerden, Peter

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo é identificar e encontrar potenciais usuários de transporte público através do emprego de mapas construídos em um sistema de informações geográficas. O método considera a divisão do município estudado em zonas, em função do código postal. Estas zonas são caracterizadas pelos atributos socioeconômicos da população e do sistema de transporte. Diante da hipótese de melhoria na qualidade do transporte público, dois segmentos de usuários de automóvel foram considerados: usuários que trocariam para ônibus e usuários que continuariam preferindo o carro. Duas técnicas (Modelo Logit e Redes Neurais Artificiais) foram utilizadas com o intuito de reproduzir esse comportamento de escolha dos usuários. Assim, é possível caracterizar espacialmente o impacto de alterações no sistema de transportes ou no perfil da população sobre o potencial de utilização do transporte público. Um cenário de aumento na densidade populacional permitiu identificar, por exemplo, regiões da cidade de São Carlos com potenciais usuários.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study is to identify and locate potential users of public transport through maps built using a geographic information system. The method assumes a division of the city into areas according to the postcodes of the streets. These areas are characterized by socioeconomic attributes of the population and of the transport system. Two segments of automobile users were considered, under the assumption that the quality of public transport would be improved: users who would switch to buses and users who still prefer the car. Two techniques (Logit Model and Artificial Neural Networks) were used to reproduce the users' choice behavior. That makes it possible to spatially distinguish the impact of changes in the transport system or in the profile of the population on the potential use of public transport. A scenario of increase in the population density, for example, allowed the identification of areas in the city of São Carlos with potential users.
  • Assimetrias de informação e o provimento obrigatório de dados de firmas reguladas: estudo de caso do transporte aéreo Ensaios & Literaturas

    Salgado, Lucia Helena; Oliveira, Alessandro V. M.

    Resumo em Português:

    Toda regulação econômica setorial contém elementos de assimetrias de informação entre autoridade regulatória e regulados. Ao desempenhar suas atribuições de estabelecer regulamentos, medidas e ações que induzem e promovem o bem-estar econômico, o regulador rotineiramente encontra-se na situação de baixo nível informacional em virtude da escassez de dados, ou, o que é mais comum, baixa abrangência, nível de desagregação inadequado e parca qualidade da informação disponível. Assim, não é incomum observar reguladores desenhando regulamentos de maneira subótima. Adicionalmente, planos de investimentos na expansão da infra-estrutura básica de acesso ao mercado - recursos essenciais -, bem como a sua própria regulação, podem ser concebidos usando-se informação coletadas de forma imperfeita, ou seja, com ruído. Isso aumenta as incertezas inerentes à regulação - e também à implementação da política antitruste e às políticas governamentais - além de aumentar o custo dos investimentos setoriais. O presente trabalho visa estudar o caso das assimetrias de informação no setor de transporte aéreo. Maior ênfase é dada ao detalhamento dos esforços das autoridades do setor em realizar a regulação do provimento dos dados dos regulados, com vista a embasar a regulação e assistir ao consumidor em suas escolhas. Um estudo de caso do arcabouço de coleta, manuseio e disseminação dos dados setoriais implementados pelo regulador norte-americano, o US Department of Transportation (DOT). E por fim apresentar algumas propostas que poderão alterar a questão do provimento de informações por parte da ANAC, possibilitando assim maior fiscalização por parte da sociedade.

    Resumo em Inglês:

    All sector economic regulation contains elements of asymmetry of information between regulatory authority and regulated. When performing their duties, the regulator routinely lies in low-level situation because of the scarcity of informational data, or, what is more common, spanning low, inadequate level of disaggregation and low quality of information available. Thus, it is not uncommon to observe regulators designing sub-optimal configuration way regulations. Additionally, plans for investments in basic infrastructure expansion of market access, as well as its own regulation, can be designed using information collected imperfectly. This increases the uncertainty inherent in the regulation, in addition to increasing the cost of the investment industry. This work aims to study the case of information asymmetry in the air transport sector. Greater emphasis is given to detailing the efforts of industry authorities carry out the regulation of the provision of regulated data, with a view to enhance the regulation and assist the consumer in their choices. A case study of framework of collecting, handling and dissemination of sector data implemented by North American regulator, the US Department of Transportation (DOT). And finally present some proposals that can change the question of provision of information by the ANAC, thus greater supervision by society.
  • El mercado de transporte aéreo: lecciones de política de una revisión de la literatura

    Agostini, Claudio A.

    Resumo em Espanhol:

    En la industria de transporte aéreo en Chile, existe hoy libre ingreso a los mercados, libertad de precios y una mínima intervención del estado. Sin embargo, la evolución de la industria ha generado discusión y preocupación pública en los últimos años respecto a qué tan competitivo es el mercado de transporte doméstico de pasajeros, especialmente en rutas donde opera sólo una aerolínea. Algunas de las preocupaciones y discusiones de política pública similares a las que existen hoy en Chile, han sido el foco de la literatura económica en el tema desde la regulación de los mercados aéreos a fines de los 70 y se han acentuado últimamente con las distintas fusiones y alianzas entre aerolíneas. El gran avance que ha habido, tanto teórico como empírico, ha permitido entender las características específicas de esta industria y los determinantes del grado de competencia en los mercados, por lo que una revisión de la literatura permite obtener lineamientos relevantes para Chile con el objeto de orientar el análisis y discusión de políticas públicas. El objetivo de este trabajo entonces, es hacer una revisión de la literatura económica que de luces respecto a los elementos críticos que uno debería considerar para evaluar el grado de competencia de la industria y los potenciales riesgos anticompetitivos existentes. Dichos elementos permiten orientar la investigación futura respecto a los efectos de la actual política aerocomercial chilena en el grado de competencia en el mercado doméstico y evaluar la implementación de políticas públicas que permitan hacer más competitivo el mercado.

    Resumo em Inglês:

    In the air transport industry in Chile there exists free entry, there is no fare regulation, and the role of government is defined as one of minimum intervention. However, the evolution of the industry over the last year has prompted public concern and debate about the degree of competition in the domestic passenger air transport markest, especially in routes where there is only one airline. Several of the current public policy concerns in Chile have been already the focus in the economic literature since the deregulation in the U.S. during the late 70s and the interest has increased lately as a result of many mergers and alliances among airlines. The theretical and empirical research has largely contributed to a better understanding of the specific characteristics of the air tranport industry and the main factors affecting competition in these markest. For this reason, a literature review can shed light on the relevant issues to be considered in the analysis and implementation of public policies in this industry. The main goal of this study is to review the economic literature on air transport and bring up the critical issues that should be considered in the analysis of anticompetitive risks and the degree of competition in this industry. An analysis of these critical issue would allow not only future research about the effects on competition of the current air transport policies but would also allow to evaluate the implementation of public policies to increase the degree of competition in the domestic markets.
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