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Journal of Transport Literature, Volume: 8, Número: 1, Publicado: 2014
  • Introdução ao volume 8, número 1 do JTL

  • Os principais fatores relacionados à gestão de custos em companhias aéreas Research Directory

    Eller, Rogéria de Arantes Gomes; Moreira, Michelle

    Resumo em Português:

    Este trabalho analisa os principais fatores que afetam as estratégias de redução de custos das companhias aéreas. Esses fatores foram apresentados a especialistas do setor aéreo por meio de duas rodadas de questionários no sentido de serem ponderados. Aplicou-se um método baseado na estrutura do AHP (Analytic Hierarchy Process) e os resultados mostram que os principais factores importantes para uma estratégia de companhias aéreas relacionadas com os custos são, em ordem de de importância: estrutura de rotas e mesh, tipo e características da aeronave; o custo do trabalho e a gestão da qualidade. Esta hierarquia pode ajudar o tomador de decisão diante da necessidade de definição de prioridades na redução de custos. Nas últimas décadas, apesar do aumento do transporte de ar e redução significativa dos custos de funcionamento média, observa-se que as linhas aéreas têm baixa rentabilidade. A liberalização dos mercados e oportunidades de aumento de concorrência diminui os preços, mesmo quando as companhias aéreas enfrentam custos crescentes. Considerando que a vantagem de custos é uma estratégia importante para as transportadoras para permanecer no mercado, este trabalho analisa os principais fatores que afetam as estratégias de redução de custos das companhias aéreas. Esses fatores custos foram apresentados a especialistas do setor aéreo por meio de duas rodadas de questionários no sentido de ser ponderado. Aplicou-se um método baseado na estrutura da AHP (Analytic Hierarchy Process) e os resultados mostram que os principais factores importantes para uma estratégia de companhias aéreas relacionadas com os custos são, em ordem de importância: estrutura de rotas e mesh, tipo e características da aeronave; mão-de-obra e gestão da qualidade. Esta hierarquia pode ajudar o tomador de decisão diante da necessidade de definição de prioridades na redução de custos.

    Resumo em Inglês:

    This paper analyzes the main factors that affect the strategies to reduce airlines costs. These costs factors were presented to experts from the airline industry through two rounds of questionnaires in sense to be weighed. It was applied a method based on the structure of the AHP (Analytic Hierarchy Process) and the results show that the main important factors for a cost-related airlines strategy are, in importance: route structure and mesh; type and characteristics of the aircraft; cost of labor and management quality. This hierarchy can help the decision maker when facing the need of defining priorities in reduction costs. past decades despite the increase in air transportation and significant decrease in average operation costs, it is observed that airlines have low profitability. The liberalization of the markets and increase opportunities for competition diminishes prices, even when airlines face increasing costs. Considering that advantage in costs is an important strategy for carriers to remain in the market, this paper analyzes the main factors that affect the strategies to reduce airlines costs. These costs factors were presented to experts from the airline industry through two rounds of questionnaires in sense to be weighed. It was applied a method based on the structure of the AHP (Analytic Hierarchy Process) and the results show that the main important factors for a cost-related airlines strategy are, in order of importance: route structure and mesh; type and characteristics of the aircraft; cost of labor and management quality. This hierarchy can help the decision maker when facing the need of defining priorities in reduction costs.
  • A percepção de saúde e acessibilidade: uma abordagem para apoiar projetos de espaços públicos urbanos Research Directory

    Tobias, Maisa Sales Gama; Ferreira, Éden Fernando Batista

    Resumo em Português:

    Os espaços públicos urbanos são concebidos em padrões técnicos tidos como de atendimento às necessidades da população, o que na percepção dos usuários nem sempre coincide com o arranjo dado, podendo levar à rejeição e mau uso. Neste artigo, a abordagem de análise de projetos de espaços públicos urbanos associa a percepção de saúde dos usuários à acessibilidade que possam oferecer; o que serve de apoio à análise da eficácia de projetos, como parte de uma política de inclusão social. A abordagem conjuga a classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde à uma análise multicritério dos respectivos fatores, através de entrevistas a população envolvida, usando escala Likert, onde são avaliados aspectos considerados como barreiras ou facilitadores de acessibilidade nestes espaços. Os resultados do estudo de caso em Belém - Brazil mostraram, por exemplo, que o entendimento que as pessoas controem sobre o ambiente de circulação em relação às barreiras ou facilitadores nem sempre é determinado pelas dificuldades no seu desempenho em ações e que um projeto inadequado pode ser um fator limitante de acessibilidade, mesmo para pessoas sem um diagnóstico de incapacidade.

    Resumo em Inglês:

    Urban public spaces are conceived within certain technical standards, which would meet people's needs. According to users' perception that does not match all the time with the given arrangement, that may lead to rejection or misuse. In this article, the approach to analysis of projects for urban public spaces associates the perception of its users' health with accessibility that these spaces can offer. This becomes a support for efficacy analysis of projects as part of a social inclusion policy. The approach associates an international functionality, incapacity and health classification to a multi-criteria analysis of these factors through interviews with involved population, using Likert scale, where aspects considered as accessibility barriers or facilitators of these spaces are evaluated. The results of the case studied in Belém-Brazil showed, for example, that the understanding that people build on the circulation environment regarding barriers or facilitators is not always determined by difficulties related to their performance in actions and that an inadequate project may be a limiting factor to accessibility, even for people without a diagnosed disability.
  • Precificação de carga de pico nos transportes públicos: um estudo de caso de Estocolmo Research Directory

    Rantzien, Vilhelm Horn af; Rude, Anna

    Resumo em Português:

    Este trabalho estuda como o preço afeta a demanda por transporte público nos períodos de pico e fora de pico no transporte público em Estocolmo. Além disso, o estudo investiga como, por meio de discriminação de preço, as diferenças de elasticidades-preço da demanda nos períodos de pico e fora de pico podem permitir um aumento nas receitas, bem como o número total de passageiros, enquanto o problema do pico de carga é suavizado. Os dados são configurados para examinar o efeito do preço sobre o número de passageiros que viajam de metrô entre janeiro de 1999 e dezembro de 2008. Um conjunto de variáveis de controle é usado para isolar o efeito de uma mudança de preço no modelo econométrico utilizado. Depois disso, as elasticidades da demanda para cada período são calculadas a fim de encontrar os preços de Ramsey, que podem ser usados quando uma empresa monopolista maximiza lucros e minimiza a perda de bem-estar. O estudo conclui que as elasticidades-preço da demanda diferem entre o pico e o período fora de pico e que a empresa monopolista SL deveria cobrar um preço mais elevado no período de pico e um preço mais baixo no período fora de pico, tanto para aumentar a sua receita, o número total de passageiros, como para reduzir os seus problemas associados com a demanda de pico de carga.

    Resumo em Inglês:

    This paper studies how the price affects the demand for public transport in the peak- and off-peak period in the public transport in Stockholm. Further, the study investigates how differences in price elasticities of demand in the peak- and off-peak period can enable an increase in revenues as well as the total number of passengers while dampening the peak-load problem through price discrimination. The data is set up to examine the effect of the price on the number of passengers travelling by subway from January 1999 to December 2008. A number of control variables are used to isolate the effect of a price change in our econometric model. Thereafter, the elasticities of demand for each period are calculated in order to find Ramsey prices that can be used when a monopoly firm maximizes profit and minimizes the welfare loss. The study concludes that the price elasticities of demand differ between the peak- and the off-peak period and that SL should charge a higher price in the peak-period and a lower price in the off-peak period to both increase their revenue, the total number of passengers, and reduce their problems associated with the peak-load demand.
  • Modelo teórico de tarifa portuária baseado na contabilidade de custos e gerencial e nas finanças corporativas Diretório De Pesquisa

    Rocha, Carlos Henrique; Martins, Francisco Giusepe Donato; Silva, Francisco Gildemir Ferreira da

    Resumo em Português:

    As tarifas portuárias brasileiras são ainda hoje construídas de forma ad hoc. Sem um modelo teórico de tarifação cede-se lugar, inclusive, para abusos econômicos de exercício de poder de mercado e dificulta o papel das autoridades, especialmente, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) para atuar sobre os portos organizados, particularmente na promoção de estudos aplicados às definições de tarifas e preços, em confronto com os custos e os benefícios econômicos transferidos aos usuários pelos investimentos realizados. Este artigo propõe um modelo teórico padrão de formação de tarifas portuárias. O modelo proposto tem fundamentos de contabilidade de custos, contabilidade gerencial e finanças corporativas. O modelo é de fácil entendimento e aplicação, desde que os portos possuam sistemas integrados de custeamento, de contabilidade gerencial e de estatística; sistemas do tipo ERP (Enterprise Resource Planning). Com o modelo os custos totais do porto são parcialmente cobertos, inclusive investimentos. O modelo é compatível com a obtenção de lucros.

    Resumo em Inglês:

    The Brazilian portuary tariffs are still built on ad hoc base. As such, the work of the regulatory agency (Agência Nacional de Transportes Aquaviários, ANTAQ) becomes hard and, for instance, it is thorny to carry out a solid investment analysis. This paper suggests a theoretical model for portuary tariff determination. The model is grounded mainly on tenets of cost and management accounting and of corporate finance. We have assumed that the port has ERP (Enterprise Resource Planning) and statistics systems. The proposed model generates income over total costs. Hence, it is in row with the profitable port argument.
  • Competição entre o ônibus e o avião no transporte interestadual de passageiros na Região Metropolitana de Belo Horizonte Diretório De Pesquisa

    Paiva, Iara Cristina Pereira Lima; Müller, Carlos

    Resumo em Português:

    No Brasil, há uma forte concorrência entre o ônibus e o avião no transporte interestadual de passageiros para algumas rotas, principalmente se não houver uma diferença muito grande no preço da passagem dos dois modais. O presente trabalho visa a analisar a competição entre esses modais no transporte de passageiros com origem ou destino na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Foram analisados alguns fatores que afetam o aumento (ou a queda) de passageiros de ônibus, como o rendimento da população e a concorrência com o transporte aéreo. Os resultados encontrados poderão servir de base para que os operadores de ônibus possam estudar como aumentar sua atratividade. Para ajudar os operadores na precificação do ônibus, além da elasticidade-preço própria do ônibus, foi estimada uma elasticidade-preço cruzada intermodal. Os resultados mostram que com um aumento de 1% no preço da passagem do ônibus, perde-se cerca de 1,4% de passageiros.

    Resumo em Inglês:

    In the interstate transportation of passengers in Brazil, there is a strong competition between bus and airplane for some routes, especially if there is not a big difference in the fare of the two modes. This study aims to examine the competition between these transportation modes in the metropolitan area of Belo Horizonte. It uses a multiple regression model that considers the restriction at the Pampulha airport (flight transfer from Pampulha to Confins). Some factors affecting the increase (or decrease) of bus passengers were analyzed, such as the population income and the competition with air travel. These results can be used by bus operators as a study base on how to increase their business' attractiveness. To assist operators with the bus fare pricing, the intermodal cross-elasticity was estimated besides the bus fare price elasticity itself. The results show that operators lose about 1.4% of bus passengers as they increase the fare in 1%.
  • Sistema de apoio à decisão baseado em planilha eletrônica para otimização da programação de entrega de concreto pronto Diretório De Pesquisa

    Cunha, Claudio Barbieri da; Cortes, Clicia Soriano

    Resumo em Português:

    Este artigo trata de um sistema de apoio à decisão (SAD) baseado em planilha eletrônica para o problema de programação das entregas de concreto produzido em centrais dosadoras, adequado à realidade brasileira. Tal programação engloba as decisões de qual central deverá atender cada cliente e em qual horário cada veículo de entrega deverá ser carregado nessa central, de forma a maximizar a receita marginal total do sistema. São consideradas restrições de capacidade de carregamento de veículos por central, disponibilidade da frota e garantia de atendimento, por uma única central, de todos os pedidos de cada cliente. A fim de resolver esse problema de otimização de maneira rápida e eficiente, é proposto um modelo de programação matemática baseado em uma rede espaço-tempo. O SAD em ambiente de planilha eletrônica, inédito na literatura, possibilita a sua utilização em uma empresa concreteira que opera diversas centrais dosadoras de concreto de maneira fácil e direta, por usuários sem conhecimentos de pesquisa operacional, sendo portanto adequado para empresas que não tem porte ou não estão preparadas para investir em sistemas corporativos de apoio à programação.

    Resumo em Inglês:

    This paper addresses a spreadsheet-based decision support system (DSS) for the problem of scheduling the delivery of ready mix concrete produced in concrete batch plants or centers taking into consideration the Brazilian reality. Such scheduling comprises decisions of what facility should serve each customer and what time each delivery vehicle should be loaded, so as to maximize the total marginal revenue of the system. Vehicle loading capacity constraints per center, fleet availability and ensuring that each client's orders are fulfilled by a single plant are considered. In order to solve this optimization problem efficiently we propose a mathematical programming model based on a time-space network. The spreadsheet-based DSS, novel in the literature, allows a concrete company which operates several concrete batch plants company to schedule its daily operations in an easy and straightforward manner, by users with no background in operations research, thus making it especially suitable for companies that are not ready or whose size does not allow the investment in a corporate system to aid the scheduling.
  • A alocação de slots e a concorrência no setor de transporte aéreo Diretório De Pesquisa

    Cravo, Beatriz Malerba

    Resumo em Português:

    Este trabalho analisa o histórico regulatório do setor de aviação civil e o controle estatal exercido por meio de políticas regulatórias ao longo das décadas. Avalia, no contexto atual, o acesso à infraestrutura necessária para a prestação do serviço de transporte aéreo e suas barreiras à entrada, notadamente as normas para distribuição de slots. São analisadas diferentes possibilidades para a alocação de slots de modo a não limitar a concorrência no setor e garantir o acesso de novos entrantes ao mercado: slot swap, cotas, filas e leilão primário. A alocação de slots no Brasil reflete o passado histórico do setor de aviação civil, sendo que não há uma solução que harmonize com perfeição os interesses das companhias aéreas já consolidadas com a fomentação da concorrência. Este trabalho analisa as diferentes possibilidades, indicando a contribuição de cada uma para um ambiente mais competitivo, bem como seus pontos negativos vis a vis o cenário já consolidado no setor.

    Resumo em Inglês:

    This paper analyzes the regulatory history of the airline industry and the state control exercised through regulatory policies over the decades. Evaluation of the current access to the necessary infrastructure for the air transport service and its barriers to entry, notably the rules for allocation of slots. Analysis of different possibilities for the allocation of slots so as not to limit competition in the industry and ensure access for new entrants to the market: slot swap, odds, lines and primary auction. The allocation of slots in Brazil reflects the past history of the airline industry, and there is not a solution that harmonizes perfectly with the interests of airlines companies already consolidated with the fostering of competition. This paper analyzes the different possibilities, indicating the contribution of each to a more competitive environment, as well as its disavantages vis a vis the scenario already consolidated in the industry.
  • Diagnóstico das vagas de carga e descarga para a distribuição urbana de mercadorias: um estudo de caso em Belo Horizonte Diretório De Pesquisa

    Oliveira, Leise Kelli de

    Resumo em Português:

    Atualmente, um dos principais problemas relacionados à distribuição de mercadorias é a falta de infraestrutura adequada para as operações na área urbana. Neste sentido, este artigo apresenta uma metodologia para diagnóstico da operação da distribuição urbana através de uma estrutura de variáveis relacionadas à logística urbana. Para a elaboração do diagnóstico, utilizou-se de entrevista com os operadores logísticos, pesquisa de rotatividade das vagas de carga e descarga e contagem de veículos na área de estudo. A metodologia foi aplicada para a área central de Belo Horizonte (MG) e, dentre os resultados, destaca-se que as vagas de carga e descarga regulamentadas pelo poder público nas vias urbanas são ocupadas, majoritariamente, pelos veículos particulares. Desta maneira, conclui-se ser necessárias soluções de gerenciamento de estacionamento, sinalização horizontal e vertical, além da fiscalização intensiva como forma de reduzir os índices de infração observados e, usar racionalmente as baias para a melhoria das operações de carga urbana em vias públicas. Ainda, a estrutura de variáveis relacionada à logística urbana consiste na contribuição metodológica do trabalho.

    Resumo em Inglês:

    Currently, one of the main problems related to the freight delivery is the lack of adequate infrastructure for operations in urban areas. In this sense, this paper presents a methodology for diagnosis the urban distribution through a structure of variables related to city logistics. To elaborate the diagnosis, we used interviews with logistics operators, research of rotating places of loading and unloading and traffic count of the study area. The methodology was applied to the central area of Belo Horizonte (MG), and among the results highlight that the loading and unloading place regulated by public authorities on urban roads are occupied mostly by private vehicles. Thus, it is concluded to be necessary parking management solutions, horizontal and vertical signal, further to intensive monitoring to reduce the infraction observed and use rationally the places for the improvement of freight distribution on urban roads. Still the structure of variables related to city logistics consists in methodological contribution of this paper.
  • Plataformas Logísticas: uma abordagem sobre as tipologias e características através de uma revisão sistemática Diretório De Pesquisa

    Silva, Rafael Mozart da; Senna, Eliana Terezinha Pereira; Senna, Luiz Afonso dos Santos; Lima Júnior, Orlando Fontes

    Resumo em Português:

    Atualmente a constante competição dos mercados tem feito com que as organizações passem a repensar suas estratégias logísticas, sob forma de utilizar um sistema de operações logísticas que seja capaz de integrar os atores e recursos envolvidos na cadeia de suprimentos. Este trabalho teve como objetivo de pesquisa, analisar as principais tipologias e características das plataformas logísticas. A metodologia de pesquisa adotada para atingir aos objetivos da pesquisa foi baseada na revisão sistemática, pois possibilitou aos pesquisadores a elaboração e desenvolvimento do conhecimento acerca do tema plataforma logística de uma forma estruturada, clara e objetiva. Ficou evidenciando durante a pesquisa e análise dos trabalhos que a utilização de plataformas logísticas surgem como uma alternativa frente aos desafios contemporâneos, onde se faz necessário um redesenho logístico para atendimento as demandas e a transposição das restrições atuais impostas a distribuição de produtos em centros urbanos ou mesmo para responder de forma dinâmica e eficiente aos diversos elos da cadeia de suprimentos.

    Resumo em Inglês:

    Currently the constant competition of markets has done with the organizations start to rethink their logistics strategies in the form of using a system of logistics operations that is capable to integrate the resources and actors involved in the supply chain. This work had as objective of research analyze the main typologies and characteristics of logistic platforms. The research methodology adopted to reach the goals of the research was based on a systematic review, because it allowed to the researchers the elaboration and development of knowledge about the topic logistics platform in a structured way, clear and objective. It has become evident during the research and analysis of the works that the use of logistics platforms emerge as an alternative face to contemporary challenges, where a logistic redesign is necessary to meet the demands and transposition of the current restrictions imposed on the distribution of products in urban centers or even to respond dynamically and efficiently to the various links in the supply chain.
  • Jogos tecnológicos e a inserção da Embraer perante a nova família de aeronaves para aviação comercial Diretório De Pesquisa

    Gomes, Bruno da Silva; Santos, Murilo Batista dos; Silva, Pedro Henrique de Alcantara e

    Resumo em Português:

    O objetivo do presente trabalho é apresentar o dilema sucedido no setor de fabricantes de aeronaves para a aviação comercial referente à inserção de novas tecnologias e o ingresso de novas empresas neste mercado ao longo do ano de 2011. Destacamos a questão da posição ocupada pela empresa Embraer neste cenário diante do duplo desafio que se apresentou: como manter sua posição de destaque no segmento em que já era líder (de 61 a 120 assentos), mediante a chegada de novos concorrentes; e, por outro lado, ponderar a possibilidade de ingressar em um novo segmento que historicamente é dominado pelo duopólio Airbus-Boeing (superior a 120 assentos). O arcabouço teórico busca articular tais questões à Teoria dos Jogos, instrumental utilizado para analisar as estratégias das empresas concorrentes no setor e suas tomadas de decisões diretamente relacionadas e influenciadas pelas tomadas de decisões dos adversários. As decisões posteriormente efetivadas levaram a Embraer a promover mudanças nos motores das aeronaves da família E-Jet, visando a manutenção da liderança no segmento, ao passo que a possibilidade de ingresso em um novo segmento foi descartada.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this paper is to present in summary form the dilemma that was placed in commercial aviation sector, about the insertion of new technologies and the entrance of new firms passed along the year of 2011.The emphasis is the position held by Embraer in this new scene, face to a double challenge that now appears: how to keep its prominent position in the segment that it leads (from 61 to 120 seats), upon the arrival of new competitors; and how to consider the possibility of stepping in a new segment which is historically led by the duopoly Airbus-Boeing (superior to 120 seats). The theoretical framework seeks to articulate these questions to Game Theory, instrument used by microeconomics to analyze the strategies of competitors companies in the sector and their decision making directly related and influenced by the opponent decision making. The decisions taken subsequently led Embraer to promote changes in aircraft engines of the E-Jet family, aiming to maintain the leadership in the segment, while the possibility of entering into a new segment was discarded.
  • Transporte coletivo urbano: uma análise de demanda para a cidade de Salvador Diretório De Pesquisa

    Murça, Mayara Condé Rocha; Müller, Carlos

    Resumo em Português:

    Este trabalho consiste na realização de um estudo sobre a demanda de transporte coletivo urbano por ônibus no contexto da cidade de Salvador. Foram especificados três modelos econométricos, os quais foram testados e comparados entre si. Verificou-se que a agregação de variáveis é um possível caminho para minimizar problemas de multicolinearidade identificados e que o aperfeiçoamento da modelagem matemática possibilitou uma melhoria significativa da qualidade do ajuste, mantendo-se a significância estatística dos parâmetros. Como resultado, obteve-se que a elasticidade da demanda com relação ao rendimento médio per capita foi de 1,44% (estatisticamente significante a 1%) e, com relação à tarifa, foi de -0,06% (estatisticamente significante a 10%), revelando um comportamento inelástico para esta variável. Quando comparado ao trabalho de Carvalho e Pereira (2012), isto indica que as diferenças na estrutura urbana das cidades devem ser levadas em consideração, sendo necessários estudos de demanda individuais para cada cidade. Por fim, foram realizadas previsões no curto prazo considerando cenários de evolução das variáveis analisadas.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to perform a study on the demand for urban public transportation by bus in the context of the city of Salvador. Three econometric models were specified, tested and compared between each other. It was found that the aggregation of variables is one possible way to minimize multicollinearity problems and that improvements in the mathematical modeling enabled a significant improvement in the goodness of fit, maintaining the statistical significance of the parameters. As a result, it was found that the elasticity of the demand in relation to average per capita income was 1.44% (statistically significant at 1%) and, in relation to tariff, it was -0.06% (statistically significant at 10%), revealing an inelastic behavior for this variable. When compared to the work of Carvalho and Pereira (2012), it indicates that the differences in the urban structure of cities should be taken into consideration and that individual studies for each city are necessary. Finally, forecasting in the short term was developed considering evolution scenarios of the analyzed variables.
  • Simulação do ruído sonoro no entorno do aeroporto de Ribeirão Preto Diretório De Pesquisa

    Dinato, Antônio Carlos; Schaal, Ricardo Ernesto

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta simulações de curvas de ruído utilizando o programa INM (Integrated Noise Model) e Transcad com o objetivo de verificar as áreas onde a população que reside nas vizinhanças do aeroporto é afetada pelo aumento do tráfego aéreo e mudanças climáticas. Este estudo foi motivado pelas reclamações junto ao Ministério Público pela população residente no entorno do aeroporto. Os resultados mostram variações significativas na população afetada com a mudança da posição das curvas isofônicas entre 55 e 65 dB(A) e menos significativas acima de 65 dB(A). Entende-se que simulações permitem estimar ordem de grandeza do impacto das aeronaves nas vizinhanças do aeroporto norteando futuros levantamentos de dados reais. As divergências de uma simulação com valores reais podem ser geradas pelo não seguimento dos padrões estabelecidos nas cartas de voo, ventos de direções diversas e a não inclusão do relevo da região. Os resultados mostraram que modificações nos procedimentos de pouso e decolagem podem mitigar a poluição sonora.

    Resumo em Inglês:

    This article presents simulations of curves of aircraft noise using the INM (Integrated Noise Model) program as well as the Transcad, in order to identify the areas in the surroundings of the airport where the population is more affected by the increase of the aircraft traffic and the climate changes. This study was initiated after the complaints made by the population living in the surroundings of the airport and received by the Prosecuting Office. The overall results indicated substantial variations in the population affected by the changes in the position of the isophonic curves between 55 and 65 dB(A) and a less expressive effect above 65dB(A). Simulations like those performed here allow one to estimate the magnitude order of the impact of aircrafts in the surroundings of the airport, guiding future data collections in the field. Discrepancies between the predicted data and the field data can be caused by noncompliance to the standards established by the flight charts, by winds of different directions and the disregard of the surrounding relief. The results showed that modifications to the landing and takeoff procedures can mitigate noise pollution.
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