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Journal of Transport Literature, Volume: 8, Número: 2, Publicado: 2014
  • Introducing the volume 8, number 2 of JTL

  • Transporte com desconto de volume: um estudo de caso de um operador logístico em Gana Research Directory

    Mubashiru, Abdul-Salam Sibidoo

    Resumo em Português:

    Os modelos de rede e programação inteira são uma variedade bem conhecida de problemas de tomada de decisão. Uma área muito útil e difundida de aplicação é o uso e gestão eficiente de recursos escassos para aumentar a produtividade. Estas aplicações incluem problemas operacionais como a distribuição de mercadorias, programação de produção e sequenciamento de máquinas e problemas de planejamento, como a alocação de orçamento de capital de instalações, seleção de portfolios, e problemas de desenho de redes de telecomunicações e transportes. O problema do transporte, que é um dos problemas da rede de programação inteira, é um problema que lida com a distribuição de qualquer bem de qualquer grupo de 'fontes' para qualquer grupo de destinos ou na forma mais efetiva em custos, dadas restrições de 'oferta' e de 'demanda'. Dependendo da natureza da função de custo, o problema do transporte pode ser categorizado em problemas de transporte linear e não linear. Neste artigo é aplicado o algoritmo de otimização Karush-Kuhn-Tucker (KKT) para resolver o problema de transportes com volume de descontos para um operador logístico em Gana.

    Resumo em Inglês:

    Network models and integer programming are well known variety of decision making problems. A very useful and widespread area of application is the management and efficient use of scarce resources to increase productivity. These applications include operational problems such as the distributions of goods, production scheduling and machine sequencing, and planning problems such as capital budgeting facility allocation, portfolio selection, and design problems such as telecommunication and transportation network design. The transportation problem, which is one of network integer programming problems is a problem that deals with distributing any commodity from any group of 'sources' to any group of destinations or 'sinks' in the most cost effective way with a given 'supply' and 'demand' constraints. Depending on the nature of the cost function, the transportation problem can be categorized into linear and nonlinear transportation problem. We applied Karush-Kuhn-Tucker (KKT) optimality algorithm to solve our problem of transportation with volume discount for a logistic operator in Ghana.
  • Mensuração de uma função de custo para companhias aéreas norte-americanas: modelos translog restritos e irrestritos Research Directory

    Meland, William J.

    Resumo em Português:

    Este trabalho continua e estende vários temas de estudos anteriores de funções de custo de companhias aéreas comerciais. Uma função de custo industrial bem especificada revela características sobre os participantes de mercado, tais como economias de escala e as elasticidades de custo relativas a características operacionais. Usando uma especificação translog e sua forma restrita de primeira ordem, este artigo atualiza as estimativas anteriores da literatura, retrabalha o projeto do experimento, e proporciona uma nova análise para descrever o espectro de escolhas pelas quais as empresas aéreas vem enfrentando nos últimos anos. O modelo translog neste artigo possibilita que a participação dos custos de combustível nos custos totais seja interagida com outras variáveis, permitindo um esclarecimento dos fatores que podem agravar a sensibilidade dos custos aos preços do combustível - um avanço nesta área específica de interpretação. O resultado mostra que as participações de custos do combustível tendem a ser maiores com equipamentos mais antigos, com frotas menores, e tendem a ser crescentes com o tamanho e densidade de assentos das aeronaves. O modelo restrito de primeira ordem indica que aeronaves mais antigas possuem operações mais custosa, mesmo levando em consideração o estilo operacional da empresa. Isto pode implicar que as companhias aéreas com menos acesso ao capital sofrem uma desvantagem de custos, particularmente durante um pico de preços de combustível - o que também constitui uma contribuição do artigo. Finalmente, o modelo de primeira ordem não rejeita a hipótese de retornos constantes de escala para a expansão da frota, ou retornos crescentes com o tamanho das aeronaves, que são os resultados esperados.

    Resumo em Inglês:

    This paper continues and expands several themes from previous studies of commercial airline cost functions. A well specified industrial cost function reveals characteristics about the market players, such as economies of scale and the cost elasticities with respect to operational styles. Using a translog specification, and its restricted first-order form, this paper updates previous parameter estimates, reworks the experimental design, and gives new analysis to describe the spectrum of choices facing airline firms in recent years. The translog model in this paper allows the energy cost share to interact with other variables and illuminate what factors may exacerbate cost sensitivity to energy prices, an advance in this specific area of interpretation. The result shows that fuel cost shares tend to be higher with older equipment, smaller fleet sizes, and to be increasing in aircraft size and seating density. The restricted first-order model indicates that older aircraft designs are more costly to operate, even accounting for operational style. This may imply that airlines with poorer access to capital suffer a cost disadvantage, particularly during a fuel spike - also a new contribution of the paper. Finally, the first-order model does not reject constant returns to scale (CRS) for fleet expansion, or increasing returns to scale (IRS) in aircraft size, which are the expected results.
  • Um efeito fusão de diferentes grupos de companhias aéreas: estudo empírico da fusão Delta-Northwest em 2008 Research Directory

    Park, Sora

    Resumo em Português:

    A indústria do transporte aéreo vem desempenhando inconsistentemente desde a desregulação de 1978 e tem havido uma discrepância significante de lucros entre companhias aéreas "legacy" e companhias aéreas "low cost" nos Estados Unidos. Desde o começo dos anos 2000, quatro das maiores companhias aéreas "legacy" escolheram a consolidação, em um esforço para aumentar a eficiência e a lucratividade. As empresas Delta Air Lines e Nortwest Airlines entraram em fusão em 2008, tornando-se a maior companhia aérea do mundo. Este artigo examina o efeito da fusão nas tarifas aéreas das 1.000 maiores rotas de pares de cidades doméstica norte-americanas com relação ao número de passageiros, a distância, e o market share, bem como questões potencialmente anticoncorrenciais. Todas as companhias aéreas foram categorizadas em três grupos - companhias aéreas "Legacy", "Delta-Northwest" e "Low Cost" - e as interações entre as tarifas e as variáveis foram examinadas dentro de cada grupo de empresas e entre os diferentes grupos. Descobriu-se que as tarifas das companhias companhias aéreas "Legacy" e "Delta-Northwest" caíram a uma taxa mais rápida do que as empresas "Low Cost", enquanto que a sua participação de mercado aumentou simultaneamente independente de terem oferecidos os preços mais baixos ou terem a maior participação em cada rota.

    Resumo em Inglês:

    The airline industry has performed inconsistently since deregulation in 1978 and there has been a significant profit discrepancy between legacy airlines and low-cost carriers. Starting from the early 2000s, four of the largest legacy airlines chose to consolidate with an effort to increase efficiency and profitability. Delta Air Lines and Northwest Airlines have consolidated in 2008, becoming the largest commercial airline in the world. This paper examined the merger effect on the airfares on top 1,000 U.S. domestic city-pair routes in relation to the number of passengers, the distance, and the market share as well as its potential anticompetitive issues. All airlines were categorized into three groups - Legacy Airlines, Delta-Northwest, and Low-Cost Carriers - and the interactions between the airfares and the variables were examined within each airline group and across different airline groups. It was found that the airfares of legacy airlines and Delta-Northwest decreased at a faster rate than the low-cost carriers while their market shares increased simultaneously irrespective of whether they offered the lowest prices or had the largest market share on each route.
  • Fatores de percepção de risco e sua influência sobre o transporte rodoviário Research Directory

    Olufikayo, Aderinlewo; Grace, Ata

    Resumo em Português:

    Este estudo avalia o risco no transporte rodoviário no Estado de Ekiti, Nigéria, por meio de uma série de fatores e das diversas maneiras pelas quais esses fatores são percebidos, utilizando uma análise de correlação de Pearson. Utilizou-se como estudo de caso um conjunto de seis estradas daquele estado, sendo extraídas informações sobre como os usuários percebem o risco de acidentes por meio de aplicação de questionários. As respostas às 23 perguntas desenvolvidas com base nos fatores de risco foram analisadas estatisticamente com vistas à obtenção de relações em termos de seus coeficientes de correlação e valores de R-quadrado. Identificou-se, assim, os fatores de risco mais dominantes e suas interrelações. Os resultados mostraram que os fatores de risco mais correlacionadas entre si são "beber e dirigir" e "usar telefone celular (mãos livres) e dirigir", bem como "tomar os medicamentos e dirigir" e "usar telefone celular (mãos livres) e dirigir", com coeficiente de correlação de Pearson de 0,9772 eo valor de R-quadrado de 0,9549.

    Resumo em Inglês:

    This study assesses risk in road transportation in Ekiti State, Nigeria through a number of factors as well as the various ways by which these factors are perceived through Pearson correlation analysis. Six roads were identified as case studies from which information about how the users perceived risk was obtained mainly by administering questionnaires. The responses to the 23 questions which were developed based on the risk factors were analyzed statistically to obtain their relationships in terms of their correlation coefficients and R-squared values. The most dominant risk factors with respect to the roads considered as case studies were identified and the relationships between them were determined. The results showed that the most correlated risk factors are "drinking and driving (DAD)", "using a mobile phone (hands free) and driving (UMP(hf)AD)", "taking medicine and driving (TMAD)" and "using a mobile phone (hands free) and driving (UMP(hf)AD)" with Pearson correlation coefficient of 0.9772 and R-squared value of 0.9549.
  • O transporte informal e seus efeitos no mundo em desenvolvimento: um estudo de caso de Addis Abeba, Etiópia Research Directory

    Kassa, Fekadu

    Resumo em Português:

    Este artigo avalia a situação atual do transporte rodoviário de passageiros em Addis Abeba, Etiópia, por meio de um estudo de caso do transporte de ônibus de long distância. Ênfase especial é dada à probabilidade, cobertura de área e de serviço da informalidade, e o efeito de operadores informais na indústria formal de transportes. O estudo mostra que a manifestação da informalidade no mercado de ônibus de longa distância é relativamente insignificante (em torno de 13%) quando comparado com ônibus pequenos e médios. O setor também serve 15 cidades como Mekele, Dire Dawa, Shashemene, Wolita Soddo, Jimma, Bahir Dar e Gonder Towns. Os efeitos mais relevantes dos operadores informais na indústria formal, e nos ônibus de longa distância em particular, são as taxas de crescimento acelerado dos acidentes, a falta de pagamentos de impostos e a direção acima dos limites de distância. A informalidade também acaba por levar os operadores legais para a ilegalidade. Assim, pode-se inferir que a taxa acelerada de informalidade torna-se uma ameaça aos operadores do setor formal em geral, e para o mercado de ônibus de longa distância em particular, em toda a nação e em países em desenvolvimento.

    Resumo em Inglês:

    This paper appraises the current situation of passenger road transport in Addis Ababa, Ethiopia, by a case study of long distance bus transport. Emphasis is given on the probability, area and service coverage of informality, and the effect of informal operators on the formal transport industry. The study shows that the manifestation of informality on the long distance bus market is relatively insignificant (about 13%) compared with small and mid-scale buses. The sector also serves about 15 major towns such as Mekele, Dire Dawa, Shashemene, Wolita Soddo, Jimma, Bahir Dar and Gonder Towns. The most relevant effects of informal operators on formal industry and long distance bus in particular are the accelerated increase in the rate of accidents, lack of tax payments and driving over the distance limit. Informality also leads the legal operators into illegality. Thus, one can infer that the accelerating rate of informality becomes a threat for the formal sector operators in general and the long distance bus market in particular, in the nation and developing countries.
  • Um estudo de "spinoffs" aplicado à indústria do transporte aéreo Research Directory

    Kutscher, Erika

    Resumo em Português:

    As empresas do setor aéreo têm sido discutidas recentemente quanto à gestão de algumas das suas divisões não-essenciais, como seus Programas de Milhagem. Uma "spinoff" é uma forma de contração que muitas empresas recentemente escolhido. Através de um spinoff, tanto a controladora quanto a controlada podem se concentrar em sua própria atividade, o que se traduz em um melhor desempenho de ambas as entidades. Este trabalho estuda as circunstâncias em que um spinoff é uma boa estratégia de ser perseguida, juntamente com algumas questões importantes que devem ser considerados para se chegar a tais acordos. Spinoffs são, basicamente, um "downsizing" da empresa-mãe e, portanto, a empresa menor deve ser economicamente mais viável por si só, do que como uma parte de sua controladora. A motivação para analisar este tema específico vem de uma questão de interesse atual: Em que circunstâncias seria vantajoso para uma companhia aérea a se desfazer de sua divisão de Programa de Milhagens, ou de outras divisões que não estão diretamente relacionados com a operação da companhia aérea? Neste trabalho, é realizada uma revisão da literatura apresentando as diferentes formas de contração corporativa e seu desempenho em diferentes circunstâncias. Três casos relacionados com a indústria da aviação são abordados: os spinoffs do TripAdvisor da agência web Expedia, do Programa de Milhagem Aeroplan da Air Canada, e do sistema de distribuição Sabre da American Airlines. Esses três casos ilustram algumas das principais questões que devem ser cuidadosamente considerados quando do spinoff de uma subsidiária. O trabalho conclui que os spinoffs são uma estratégia inteligente quando o foco da divisão removida é diferente daquele da empresa-mãe. No entanto, para salvaguardar as relações de negócios futuros, as duas entidades devem negociar acordos detalhados que são robustos o suficiente para desempenhar com sucesso em todas as circunstâncias antecipáveis.

    Resumo em Inglês:

    Airlines have been recently debated the management of some of their non-core divisions, such as the Frequent Flyer Program (FFP). A spinoff is a form of corporate contraction that many companies have recently chosen. Through a spinoff, both the parent company and the divested subsidiary can each focus on their own activity, which translates into a better performance of both entities. This paper studies the circumstances in which a spinoff is a good strategy to pursue, along with some important issues that must be considered when reaching agreements. Spinoffs are basically a "downsizing" of the parent firm; therefore, the smaller firm must be economically more viable by itself than as a part of its parent company. The motivation for analyzing this particular topic comes from a question of current interest: Under what circumstances is it advantageous for an airline to spin off its Frequent Flyer Program, or other divisions that are not related with the airline's operation? In this paper, an extensive literature review introduces the reader to the different forms of corporate contraction and their performance under different circumstances. Three cases related to the airline industry follow: the spinoffs of TripAdvisor from the web agency Expedia, of Air Canada's FFP Aeroplan, and of American Airline's distribution system Sabre. These three cases illustrate some of the key issues that must be carefully considered when spinning off a subsidiary. The paper concludes that spinoffs are a smart strategy when the focus of the spun off division is different from that of the parent company. However, to safeguard future business relationships, the two entities must negotiate detailed agreements that are robust enough to perform successfully in all foreseeable circumstances.
  • Análise do pátio ferroviário e do desempenho de terminais Research Directory

    Marinov, Marin; Giovanni, Leonardo Di; Bellisai, Giulia; Clevermann, Julian; Mastellou, Anastasia; Victόria, Diogo; Deleva, Lalka

    Resumo em Português:

    Uma das últimas tendências na área de transportes é o crescente interesse na modernização da rede ferroviária. Este passo é considerado como uma consequência lógica da mudança progressiva para um futuro mais sustentável em transportes. São considerados terminais e estações os pontos de convergência entre as várias linhas que constituem a rede ferroviária e podem ser simplesmente descritos como pontos de partida, chegada e circulação de passageiros ou mercadorias. Os indicadores mais comuns utilizados para medir os seus níveis de desempenho são o tempo e o custo. Este estudo pretende explorar possíveis melhorias que podem ser implementadas na infraestrutura e na operação de terminais e estações, a fim de melhorar os seus níveis de eficiência. Em primeiro lugar, e baseando-se na teoria fundamentada nos dados, é feita uma descrição, seguida de uma análise comparativa dos diferentes tipos de terminais e estações existentes. Em segundo lugar, são apresentadas as melhorias sugeridas, de acordo com o seu período de implementação. Tem este estudo como principal contribuição, ilustrar a alta importância dos terminais, estações e pátios, uma vez que estes são considerados como partes fundamentais da rede ferroviária. É também dada grande ênfase à necessidade de melhorar e desenvolver a infraestrutura dos terminais existentes, assim como as operações envolvidas.

    Resumo em Inglês:

    One of the latest trends in the transport field is the increasing interest for the rejuvenation of the railway. It is considered to be a logical consequence of the gradual switch towards a more sustainable future in transports. Terminals and stations are considered to be the junction points between the various lines that constitute the railway network and can simply be described as points of arrival, departure and interchange of passengers or commodities. The most commonly used indicators that measure the level of their performance are time and cost. This study aims at exploring possible improvements that could be implemented to the infrastructure and the operation of terminals and stations in order to increase the efficiency level. Firstly, drawing upon grounded theory about rail infrastructure and terminals, a description is conducted, followed by a comparative analysis of the different types of existing terminals and stations. Secondly, the suggested improvements are presented in accordance with their time frame completion. The main contribution of this study is to illustrate the high significance of terminals, stations and yards, acknowledging them as crucial parts of the railway network, because as characterized and demonstrated in this study, their performance are key factors to the whole network performance, making the identification of their critical points and respective possible solutions, the final objective of this paper. In addition to this, emphasis is given to the need of improving and developing the existing terminal infrastructure and operations.
  • Monitoramento das condições das superfícies de pavimentos rodoviários: proposta de metodologia utilizando imagens hiperespectrais Research Directory

    Resende, Marcos Ribeiro; Bernucci, Liedi Legi Bariani; Quintanilha, José Alberto

    Resumo em Português:

    No atual sistema de concessões rodoviária do Brasil ambos, concessionárias e agências reguladoras têm a missão de melhorar a qualidade dos pavimentos rodoviários no País. Tal situação requer a pesquisa e a identificação de novas ferramentas que facilitem o levantamento das condições dos pavimentos rodoviários num tempo e custos menores que os métodos usuais. Recentemente, se verificou um grande aumento da disponibilidade de imagens de sensoriamento remoto com alta resolução espacial, seguindo uma tendência do mercado de novos satélites de sensoriamento remoto, e de sensores aerotransportados. De forma similar, imagens multi e hiperespectrais estão disponíveis tanto comercialmente quanto para a pesquisa científica. O artigo apresenta uma nova metodologia para a identificação das condições do asfalto em superfícies pavimentadas e uma classificação dos tipos de defeitos identificáveis a partir de imagens hiperespectrais adquiridas por sensores aerotransportados. O objetivo do artigo é o de mostrar que índices das condições das superfícies dos pavimentos asfaltados gerados via imagens hiperespectrais podem ser comparados com os indicadores vigentes, utilizados pela agência reguladora nacional.

    Resumo em Inglês:

    With the current system of concession roads in Brazil, both concessionaires and regulatory agents have been charged with improving the quality of the pavement on Brazilian highways. This situation requires the search for new tools that can facilitate the survey of pavement conditions in less time and at a lower cost than traditional methods. Recently, an increasing number of high-resolution spatial images have become available on the world market following the development of new remote sensing satellites and airborne sensors. Similarly, multispectral images and even hyperspectral images are now available commercially and for scientific research. The paper presents a new methodology for the identification of asphalted pavement surfaces condition and the classification of the main types of asphalt defects using hyperspectral images from airborne digital sensors. The objective of this study was to generate indexes of pavement conditions from images that can be compared with the indicators of pavement surface conditions already used by national regulatory agencies.
  • Modelo de previsión de la progresión del área de fisuras en pavimentos asfálticos

    Soncim, Sérgio Pacífico; Fernandes Junior, José Leomar

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio presenta el desarrollo de un modelo para la previsión de la progresión del área de fisuras en pavimentos con concreto asfáltico caliente, con informaciones de un banco de datos de gerencia de carreteras fornecido por el Departamento de Infra-estructura de Transportes del Estado de Bahia, colectados en 2004. Fue desarrollado un planeamiento factorial con el objetivo de organizar los datos disponibles para el posterior análisis estadístico. Los factores considerados fueron la edad del pavimento, el tráfico y la pluviometría. Fue realizado un estudio comparativo entre el modelo desarrollado y otros modelos existentes, a través de la evaluación del ajuste de los valores previstos por los mismos con los valores observados en campo, teniendo como base su evolución a lo largo del tiempo. El modelo desarrollado en este trabajo, en comparación con los modelos de Marcon (1996) y Paterson (1987), presentó mejor correlación entre los valores observados y los previstos, lo que demuestra evidencia del la validez de su utilización en análisis de redes carreteras constituidas por revestimientos asfálticos.

    Resumo em Inglês:

    This work presents the development of a model to predict cracking progression in hot-mix asphalt pavements, based on information obtained from a database maintained by State of Bahia Department of Transportation, with data collected in 2004. A factorial design was performed to arrange the data available in order to facilitate the statistical analysis. The factors considered were age of the pavement, traffic volume and rainfall. The model developed in this work to predict cracking progression was compared to other existing models through the evaluation of the fit to the observed data, based on its evolution over time. The performance model developed in this work was compared to performance models developed by Marcon (1996) and Paterson (1987) presented the best results, in an evidence of its applicability to other highway networks.
  • Mobilidade urbana na área metropolitana de Maputo: análise dos órgãos de gestão do planeamento e mobilidade urbana, arranjos institucionais e insumos para a sua efectiva articulação Diretório De Pesquisas

    Mendonça, Inocêncio Nhatuguês de

    Resumo em Português:

    Maputo, capital de Moçambique, vê a condição dos deslocamentos e da acessibilidade urbana se agravar na medida em que cresce sua área metropolitana. Mais do que soluções tecnológicas ou implementação de modais, mostra-se necessária a revisão dos instrumentos legais e reestruturação do arranjo institucional no sector de gestão urbana. Com uma breve reflexão sobre o processo de municipalização e política de descentralização em curso em Moçambique, e revisita ao histórico do planeamento urbano em Moçambique, este trabalho pretende fazer o relacionamento deste conjunto de processos com a abordagem feita pelos diversos governos que actuaram na Área Metropolitana de Maputo pois, os actores na gestão e mobilidade urbana em Maputo variam e assumem diferentes papéis ao longo do tempo. Deste modo, como sucede com grande parte das áreas metropolitanas em Moçambique, Maputo clama por um por um arranjo institucional de nível regional-metropolitano de forma a permitir uma melhor coordenação entre os actores no sector de mobilidade.

    Resumo em Inglês:

    Maputo, capital of Mozambique, sees the condition of displacement and urban accessibility worsens as it grows its metropolitan area. More than technological solutions or implementation of modal, it is necessary to review the legal instruments and restructuring of the institutional arrangement in the field of urban management. This work proposes a brief discussion on the process of decentralization policy and municipalisation taken in Mozambique and revisits its urban planning process, it intends to relate this set of processes with the approach taken by the governments that acted in Maputo Metropolitan Area and propose some subsidies for the improvement of public transport policies in the country. Thus, as in other metropolitan areas of Mozambique, the Urban Planning and Mobility sector in Maputo calls for a regional-metropolitan institutional arrangement to allow a better coordination in the urban mobility field.
  • Uso do conceito de hipercaminhos no transporte de carga: uma análise exploratória Diretório De Pesquisas

    Reis, Silvia Araujo dos; Leal, José Eugênio

    Resumo em Português:

    É importante para o embarcador de cargas dispor de opções de escolha de diferentes caminhos e modos de transportes em momentos diversos que reduzam seu custo esperado total. O propósito deste trabalho é apresentar uma abordagem que faz uso do conceito de hipercaminhos para apoiar a decisão de escolha de caminhos e modos de transporte pelos embarcadores de cargas. É sugerido um modelo de seleção de rotas ótimas, através da programação matemática, para transporte de carga multimodal que emprega o conceito de hipercaminhos. Este modelo produz como resultado um conjunto estratégico de melhores caminhos para o embarcador, corroborando a definição de hipercaminhos, oriunda da literatura científica de modelos de transporte público. São apresentadas adaptações conceituais dessa abordagem para o transporte de carga. Um exemplo ilustrativo do modelo é usado para mostrar a sua aplicação.

    Resumo em Inglês:

    It is important for cargo shippers to have options to choose different paths and modes of transport at different times to reduce your total expected cost. The purpose of this paper is to present an approach that makes use of the hyperpath's concept to support the decision of the cargo shippers of choosing paths and transport's modes. It is suggested a model for selecting optimal routes by mathematical programming for multimodal freight transportation which employs the concept of hyperpath. This model produces as result a strategic set of best paths for the shipper, according to the definition of hyperpath, derived from the scientific literature of models of public transport. Adjustments of this approach are presented for the transport of cargo. An illustrative example of the model is used to show its application.
  • Modelagem de redes logísticas com demandas sazonais: influência do custo de estoque e do crédito de ICMS Diretório De Pesquisas

    Hamad, Ricardo; Gualda, Nicolau Dionísio Fares

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta uma abordagem para localização de instalações em redes logísticas globais, com foco especial no tratamento dos estoques e impostos, aplicada em grandes empresas transnacionais do segmento agrícola operando no Brasil. Os resultados mostram que a restrição de capacidade de armazenagem e o custo de carregamento dos estoques, normalmente desprezados na maioria dos modelos, estão fortemente correlacionados com a definição do número de Centros de Distribuição. A metodologia, a partir da instalação de Centros de Distribuição em diferentes estados e/ou países do Mercosul, permitiu melhorias no fluxo de caixa da ordem de US$ 22 milhões e mostrou o efeito negativo da legislação do ICMS que, para uma melhoria no fluxo de caixa, impõe um aumento nos custos logísticos. Mostra-se que, para a definição da rede logística em empresas credoras de ICMS, o modelo precisa contemplar pelo menos quatro elos da cadeia.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents an approach to solve the location problem in a global network with special focus on stocks and tax management. The methodology was applied successfully in large transnational agribusiness companies operating in Brazil. The results show that storage capacity constraints and inventory carrying costs, two components not usually included in location models, have a great correlation with the definition of the number of Distribution Centers. The methodology, from the installation of new facilities in different States or countries in MERCOSUR, improved the cash flow as much as US$ 22 million and showed the negative effect of the ICMS legislation that drives to a logistics cost increase to improve the cash flow. It is demonstrated that the model must cover at least four echelons in the chain to solve the network problem of companies with credit of ICMS.
  • Melhorando a logística reversa de pós-venda em lojas de departamento: um estudo de caso brasileiro Research Directory

    Lopes, Diana Mery Messias; D'Agosto, Márcio de Almeida; Ferreira, Amanda Fernandes; Oliveira, Cintia Machado de

    Resumo em Português:

    A logística reversa tem crescido em importância na cadeia de abastecimento. Como contribuição científica inovadora, apresenta-se, a partir de uma revisão bibliográfica do processo de gestão da cadeia logística reversa, um procedimento estruturado para gestão da cadeia logística reversa de bens de pós venda. Adicionalmente é feita uma comparação com as estruturas das cadeias logísticas diretas, verificando-se a similaridade em termos de operações de transportes, gestão de estoque e gestão da informação, o que permite sua aplicação no estudo de caso. Este trabalho tem como objetivo sugerir um procedimento para estruturar a cadeia de logística reversa, que é baseado em Gestão de Processos e considera três níveis básicos: Gestão de entrada do produto, Gestão de Recursos e Gestão do Desempenho na Cadeia Logística Reversa. Uma revisão bibliográfica e documental foi realizada, além de uma pesquisa de campo com um grupo de três lojas de departamento. Os dados coletados dessas empresas através de questionários e entrevistas mostram que a aplicação do procedimento sugere que uma melhor estruturação da gestão em logística reversa de pós-venda no mercado de varejo pode melhorar os resultados financeiros nas empresas, contribuindo para reduzir os retornos de produtos e, conseqüentemente, seus custos , melhorar a eficiência no estoque e gerenciamento de armazenamento, melhorar o uso de recursos, aumentar a receita e promover benefícios sociais, como por exemplo a doação dos produtos que foram usados e foram devolvidos para a caridade.

    Resumo em Inglês:

    Post-sale reverse logistics has grown in importance in the supply chain. As a contribution to scientific innovation, we present a structured procedure for reverse supply chain management of goods after sale. In addition, a comparison is made between the structures of direct supply chains by checking the similarity in terms of transport operations, inventory management and information management, which allows its application in the case study. This paper aims to suggest a procedure to structure the reverse logistics chain which is based on Process Management and consider three basic levels: Product Entry Management, Resource Management and Performance Management in the Reverse Logistics Chain. A bibliographical and documentary review was conducted in addition to a field research with a group of three department stores. The data collected from the companies using questionnaires and interview shows that the application of the procedure suggests that a better structuring of management in post-sales reverse logistics in the retail market can improve financial results in companies by contributing to reduce product returns and consequently its costs, improve efficiency in inventory and storage management, improve assets usage, increase revenue and promote social benefits such as donation of the products which was used and had been returned for charity.
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